terça-feira, 22 de abril de 2014

Manual de remédios caseiros da vovó


Por mais que a medicina e a ciência evoluam, muitas receitinhas domésticas para aliviar todo tipo de incômodo do bebê resistem ao tempo. O motivo é muito simples: até os médicos concordam que funcionam
Suzana Lakatos e Carolina Prado
Canja de galinha, papa de arroz, fiapinho úmido para conter soluço e outros remedinhos que nossas avós usavam competem em pé de igualdade – e até com superioridade – com algumas das avançadas fórmulas que lotam as prateleiras das farmácias.
A maior vantagem é a de apresentar efeitos colaterais bem suaves, enquanto os medicamentos industrializados, dependendo do caso, podem provocar reações adversas. Criados intuitivamente, muitos desses remédios caseiros utilizam com sabedoria as propriedades benéficas de alimentos e plantas – hoje reconhecidas pela ciência. Mas, acima de tudo, têm um ingrediente imbatível: o amor e a atenção dos pais. Muitas vezes, não é o chazinho que acalma a criança, mas, sim, o fato de ela se sentir alvo de carinho e atenção.
Claro que, quando se trata da saúde do bebê, não se pode bobear. Não é o caso de ligar para o pediatra diante de qualquer crise de soluço, mas também não se deve ignorar que alguns incômodos talvez sejam o primeiro sinal de um problema mais sério. Por isso, o pediatra que acompanha seu filho deve ser consultado sempre. Lembre-se de que os remédios caseiros fazem efeito justamente por não serem de todo inócuos – alguns, consumidos em excesso, podem causar alergias e intoxicações. Cuidado também com a conservação: por não conterem conservantes, são mais sujeitos a fungos e bactérias. Por isso, prepare as suas “poções” sempre em pequenas quantidades para uso rápido.
Papinha de arroz para reidratar em caso de diarréia
Cozinhe o arroz como de costume, desligando o fogo antes que a água seque por completo.
• Por que funciona: A papinha atua mais ou menos como o soro caseiro, feito à base de água, sal e açúcar. Também na papa entram sal e água. O açúcar fica por conta dos carboidratos do arroz.
(melhor o arroz branco como carboidrato do que o açúcar…)
• Indicação: Para crianças que já se alimentam com papinhas salgadas, normalmente acima dos 6 meses.
• Não há riscos
(quem já me conhece sabe que não costumo dar arroz branco para o meu pequeno, aliás, não costumo tê-lo em casa para nenhum de nós, mas em caso de diarréia é sim uma boa opção. Na rotina prefiro o arroz cateto integral.)
Papinha ou suco de maçã contra diarreia
Para a papinha, basta raspar a polpa da fruta com uma colher e oferecê-la à criança. Para o suco, bata a fruta, sem casca e sem sementes, com água no liquidificador. Coe antes de servir.
(uma vez que eu precisei, ao invés de água usei soro Pedialyte)
• Por que funciona: A maçã contém fibra solúvel e absorve água durante o trânsito intestinal. Com isso, no processo de digestão, ela se transforma em um gel pastoso, que deixa as fezes mais espessas e reduz a velocidade da evacuação.
• Indicação: Para crianças que já se alimentam com sucos e papinhas doces, normalmente após os 6 meses.
• Não há riscos
Água com açúcar para acalmar
(Com açúcar?? Dispenso, dispenso, dispenso!!!!!! Tem outras opções melhores!!!!)
Misture, em meio copo de água filtrada, uma colher de sobremesa de açúcar.
• Por que funciona: Em situações de stress, o organismo libera um hormônio, a adrenalina, que estimula o metabolismo e leva a um consumo maior da glicose – cuja taxa ficará reduzida no sangue. A água com açúcar repõe a glicose perdida, proporcionando uma sensação imediata de bem-estar.
• Indicação: Para crianças que já se alimentam com sucos, normalmente acima dos 6 meses.
• Riscos: O açúcar pode ficar depositado nos dentes da criança, aumentando o risco de cáries. Além disso, no primeiro ano, o ideal é que o bebê se habitue a consumir apenas o açúcar natural das frutas.
(um chá de maracujá, uma boa noite de sono e muito, muuuuuito carinho do papai e da mamãe acalmam muito mais!)
Azeite para soltar o intestino

 Entre 6 meses e 1 ano, basta uma colher de café. Para crianças acima de 1 ano, a dose é de uma colher de sobremesa de azeite.
• Por que funciona: O óleo não é absorvido pelo intestino e funciona como lubrificante da mucosa intestinal.
• Indicação: Para crianças que já se alimentam com papinhas, normalmente acima dos 6 meses.
• Riscos: O uso prolongado do azeite pode impedir a absorção de nutrientes solúveis em água, como as vitaminas do complexo B, cuja deficiência causa irritações na pele e nas mucosas dos olhos e da boca.
(sobre essa questão de impedir a absorção de certos nutrientes eu não sei nada. Vou pesquisar. Me cobrem! Mas mesmo usado como “remédio”, escolha um bom azeite extra-virgem. Se puder ser não filtrado, melhor ainda!)
Gelo e faca sobre batidas para aliviar a dor e impedir a formação de manchas roxas e inchaços
Manda a tradição que se aplique uma compressa de gelo no local da batida. Outra opção é substituir a compressa por uma faca sem corte nem serra, pressionando-a levemente, por alguns minutos, contra o local afetado.
• Por que funciona: É a temperatura do gelo e da faca que faz a diferença. Com a batida, ocorre um sangramento por baixo da pele, causador do popular galo. O frio provoca uma vasoconstrição, impedindo o sangue de se acumular na região.
• Indicação: A partir do nascimento.
• Não há Riscos
(prefiro o gelo… Facas sempre dão margem a acidentes…)
Mel para aliviar a tosse e ajudar na expectoração
Funciona como xarope e pode ser misturado com folhas de guaco ou oferecido puro. Coloque uma colher de sopa de folhas de guaco, lavadas e picadas, em uma xícara de água fervente, abafando por cerca de dez minutos. Coe e adicione uma xícara de chá de açúcar cristal.
(e posso saber para que mais açúcar???? Que além do mais não serve para nada!!!).
Aqueça novamente, até dissolver o açúcar, e acrescente uma colher de sopa bem cheia de mel. Deixe esfriar e guarde em vidro esterilizado, seco e bem fechado. A indicação é de uma colher de chá de xarope duas vezes por dia.

 

• Por que funciona: Os xaropes de mel são viscosos e sua textura ajuda a acalmar as mucosas, irritadas pelas crises de tosse. O açúcar e o mel proporcionam bem-estar, acalmando o bebê. E o guaco contém óleo volátil, resinas e cumarina, usados terapeuticamente como expectorante, antitussígeno (contra tosse) e broncodilatador.
• Indicação: A partir de 1 ano.
• Riscos: O mel pode conter a toxina Clostridium botulinum, responsável pelo botulismo infantil. Normalmente, ela é eliminada pela acidez do estômago, mas em bebês até 1 ano esse processo ainda é deficiente.
Banho morno para baixar a febre
A água deve estar com temperatura em torno de 25 ºC. Outra opção é aplicar compressas embebidas também em água na mesma temperatura.

 Leia o meu artigo completo sobre febre.

• Por que funciona: A febre é resultado de um comando do cérebro, que faz o organismo aumentar a temperatura corporal a fim de combater um agente estranho. Em contato com um meio externo mais frio, como a água, o organismo automaticamente regula a temperatura, fazendo a febre baixar.
• Indicação: A partir do nascimento.
• Riscos: O choque térmico ajuda a aplacar a febre, mas é preciso descobrir a causa das altas temperaturas.
Massagens para aliviar a cólica
imane1.jpg
Basta friccionar o abdome do bebê, com movimentos circulares lentos, em sentido horário. O ideal é fazer a massagem com os dedos anular, médio e indicador, repetindo a manobra de 80 a 100 vezes.
• Por que funciona: A massagem provoca um aquecimento local, que faz a musculatura relaxar. Como conseqüência, a dor dá uma trégua. A compressão leve do abdome também facilita a eliminação dos gases causadores da cólica.
• Indicação: A partir do nascimento.
• Não há Riscos
Colocar uma bolinha de algodão ou um pedaço de linha vermelha umedecidos no centro da testa do bebê para acalmar o soluço
• Por que funciona: Soluços são freqüentes em bebês até 3 meses porque o nervo responsável por essa reação ainda é muito sensível. A bolinha de algodão e a linha não possuem propriedades calmantes. Mas a atenção que os pais dispensam ao bebê no momento do ritual pode ser a razão da eficácia da simpatia. Para a medicina tradicional chinesa, há outra explicação: o centro da testa é a “porta da cabeça” e sua estimulação produz efeito calmante.
• Indicação: A partir do nascimento.
• Não há Riscos
Ameixa-preta para soltar o intestino

Dicas para quem sofre com intestino preso.

Lave bem três ameixas e bata no liquidificador. Coe e ofereça uma colher de sobremesa ao bebê duas vezes por dia.
• Por que funciona: A ameixa é rica em fibras, que estimulam os movimentos do intestino, favorecendo a evacuação.
• Indicação: Para crianças acima dos 6 meses.
• Não há Riscos

Leite materno para tratar de conjuntivite em bebês
Duas ou três gotas podem ser aplicadas sobre a região afetada.
• Por que funciona: O leite materno possui ação bactericida. Como esse efeito é bastante suave, o uso não acarreta alergias ou irritações.
• Indicação: A partir do nascimento.
• Não há Riscos

Alimentos cozidos em panelas de ferro para prevenir e tratar anemias
Cozinhe as papinhas, como de costume, em panelas feitas desse material.
• Por que funciona: As panelas liberam pequena quantidade de ferro durante o preparo, o qual se transfere para os alimentos.
• Indicação: Para crianças que já se alimentam com papinhas salgadas, normalmente acima dos 6 meses.
• Riscos: Depois de preparada, a comida deve ser transferida para outro recipiente. Se permanecer na panela, a transferência de ferro pode ser muito grande e ocasionar diarréias, que comprometem a nutrição. Esse cuidado não substitui o tratamento médico, especialmente quando a anemia está em grau avançado.


Lenço umedecido em álcool contra dor de garganta e tosse
Basta umedecer o lenço em uma mistura de um copo de água morna com uma tampinha de álcool e prendê-lo ao pescoço do bebê.
(esse eu provei na própria pele que funciona!! Vivia com tosse quando criança e só conseguia dormir quando minha avó amarrava o tal lenço com álcool no pescoço…)
• Por que funciona: O álcool aquece a região e provoca sensação de bem-estar.
• Indicação: Para crianças acima de 1 ano e meio, sob supervisão atenta dos pais.
• Riscos: O álcool, quando concentrado, pode causar intoxicação, pela aspiração, e queimaduras na pele. Fique atenta ainda ao perigo de sufocamento.
Compressas com pano morno para aliviar dor de ouvido
(Vou perguntar para minha mãe se alguma vez ela tentou. Minha irmã vivia com dor de ouvido…)
Basta aquecer uma fraldinha de pano limpa com o ferro de passar. O tecido morno, a uma temperatura bem confortável, deve ser aproximado da orelha do bebê.
• Por que funciona: O calor provoca vasodilatação e relaxa a musculatura da região, aliviando a dor.
• Indicação: A partir do nascimento.
• Riscos: Não aqueça demais a fralda. Teste primeiro em você.
Chá de camomila para tratar a prisão de ventre
Coloque um saquinho de chá em uma xícara de água fervente e deixe abafado por cerca de dez minutos. Bebês devem tomar meia xícara de chá duas vezes por dia.
• Por que funciona: A camomila contém compostos que funcionam como antiespasmódicos, aliviando a dor de barriga.
• Indicação: Para crianças liberadas pelo pediatra para o consumo de outros líquidos além do leite materno.
• Não há Riscos
Vinagre diluí­do para aliviar a coceira de picadas de inseto
Misture uma colher de chá de vinagre em três colheres de chá de água filtrada.
(funciona também na cabeça, contra piolhos..)
• Por que funciona: O vinagre contém ácido acético, um poderoso anti-séptico
• Indicação: A partir de 1 ano.
• Riscos: A criança pode ser sensível a algum componente do vinagre, o que lhe causaria coceiras e irritação.

Consultoria Renata Waksman, pediatra do Hospital Albert Einstein e presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria; Luiz Cervone, pediatra e coordenador clínico do Hospital e Maternidade So Luiz; Késia Diego Quintaes, nutricionista e professora do curso técnico de Nutriço e Dietética do Senac/SP; Fábio Antoniazzi Arnoni, fisioterapeuta e docente do Senac/SP; Andrea de Andrade Ruggiero, professora de Farmacotécnica e Farmacognosia da Faculdade de Medicina do ABC.


Não funciona e ainda faz mal

Alguns remédios caseiros, além de não terem benefícios comprovados cientificamente, oferecem grandes riscos à criança. Por isso, passe longe das receitas a seguir.
• Pasta de dente para aliviar queimaduras. A pele queimada está sensibilizada e qualquer produto pode causar infecção. Além disso, no hospital, a primeira medida do médico que atender a criança será remover toda e qualquer substância que estiver sobre a pele, o que causará dor intensa se houver uma camada de produto recobrindo o ferimento.
• Óleo quente para curar dor de ouvido. É perigosíssimo! Pode causar queimaduras sérias no canal do ouvido e atingir o tímpano, danificando a audição do bebê.
• Açúcar para estancar sangramentos. A fama do açúcar vem de sua utilização em procedimentos cirúrgicos. A diferença é que o produto usado em hospitais é especial. O açúcar doméstico contém substâncias que podem acarretar irritações e infecções.
• Gordura de galinha contra bronquite. Não há nenhuma comprovação científica de que a gordura tenha qualquer relação com o tratamento dos sintomas ou das causas da bronquite. Sem falar que é um péssimo alimento em qualquer idade.
• Borra de café para cicatrizar. Ela não contém nenhuma ação anti-séptica, aumentando o risco de infecções. Além disso, sua presença sobre o ferimento prejudica a cicatrização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário