quinta-feira, 24 de abril de 2014

O QUE SÃO CONTOS DE FADAS ?
Se quiser que seus filhos sejam brilhantes, leia conto de fadas a eles;
se quiser que sejam mais brilhantes, leia-lhes muitos contos de fadas;
e tomarão gosto pela leitura. - Albert Einstein.


 
 Para que uma historinha seja classificada como Conto de Fadas tal estrutura deve abranger 4 etapas narrativas:

1 - a travessia - que leva o heroi ou heroína a um lugar diferente, cheio de magia e fantasia. (p.ex. - Joãozinho e Mariazinha saem da casa paterna e são deixados na floresta, que representa o mundo desconhecido. A saída do lar e a caminhada pela floresta representa a travessia para um mundo desconhecido.

2 - o encontro com a presença diabólica, que pode ser uma bruxa, uma madrasta má ou alguma outra figura com características malévolas: (o encontro de Joãozinho e Mariazinha com a bruxa da casa de doces).

3 - a conquista, etapa na qual o heroi ou heroína irá travar uma luta de vida ou morte com a figura malévola do conto e que resultará na morte desta última. (Mariazinha luta com a bruxa, derrubando-a no caldeirão fervente).

4 - a celebração - onde haverá ou um casamento, ou uma reunião de família, em que estarão comemorando a morte da figura malévola e todos então poderão viver felizes para sempre. É uma catarse. (Joãozinho e Mariazinha retornam à casa paterna trazendo joias, que simbolizam o conhecimento adquirido, enriquecimento psicológico e maturidade).

      Contos ou fábulas, quando os personagens são objetos ou seres inanimados recebem o nome de apólogo. Aproveite, caro leitor/a, e leia no nosso Navegador o título Um Apólogo, onde as personagens são uma agulha e um novelo de lã.

      TIPOS DE CONTOS: 

  • Contos-de-fadas - são contos de fadas, onde aparece o sobrenatural, o maravilhoso;
  • Contos-de-encantamento - são estórias que apresentam metamorfoses, ou transformações, por encantamento, a maioria;
     
  • Contos maravilhosos - são estórias que apresentam o elemento mágico, sobrenatural, integrado naturalmente nas situações apresentadas;
     
  • Contos de enigma ou mistério - são estórias que têm como eixo um enigma a ser desvendado;
     
Contos jocosos - são estórias humorísticas ou divertidas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário