quinta-feira, 26 de junho de 2014

 
ALUNOS DE TEMPO INTEGRAL
Com o processo de modernização, o papel da mulher foi se tornando cada vez mais crescente e com isso veio á necessidade e a possibilidade da mesma trabalhar fora de casa para assegurar o seu sustento e o da família, como também para realizar-se profissionalmente.
Inicialmente, as crianças eram deixadas pelas mães com os avós, irmãos mais velhos e até vizinhos. Logo mais, surgiram as instituições públicas que mais se caracterizavam como "depósitos de crianças", onde o trabalho que norteava tais espaços, tinha um significado puramente assistencialista: os cuidados da mãe. Com a Constituição brasileira de 1988, a creche passou a ser uma instituição formalizadora perante a sociedade.
Atualmente, com o avanço da ciência, passamos a conhecer mais profundamente as nossas crianças. A psicologia nos ajuda a compreender como as crianças interagem e se desenvolvem, ampliando o universo de suas habilidades e a pedagogia contribui na criação do processo educativo e na construção de ambientes que venham ajudar no seu desenvolvimento global.
É assim que a escola trabalha com alunos do período integral, se configura através de uma rotina estruturada de atividades de estimulação das habilidades psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas, incluindo a aquisição de bons hábitos alimentares e higiênicos. O Tempo Integral acolhe todos aqueles que precisam de um lugar adequado para deixarem seus filhos enquanto trabalham.

Regina Gregório

Nenhum comentário:

Postar um comentário