segunda-feira, 16 de junho de 2014

 

 
 

Palavra prima
 
Uma palavra só, a crua palavra
Que quer dizer
Tudo.
Anterior ao entendimento, palavra.

Palavra viva
Palavra com temperatura, palavra.
Que se produz
Muda
Feita de luz mais que de vento, palavra.

Palavra dócil
Palavra d´água pra qualquer moldura
Que se acomoda em balde, em verso, em mágoa
Qualquer feição de se manter palavra.

Palavra minha
Matéria, minha criatura, palavra
Que me conduz
Mudo
E que me escreve desatento, palavra.

Talvez, à noite
Quase-palavra que um de nós murmura
Que ela mistura as letras, que eu invento
Outras pronúncias do prazer, palavra.

Palavra boa
Não de fazer literatura, palavra
Mas de habitar
Fundo
O coração do pensamento, palavra.
(Chico Buarque de Holanda)
 
01) Como o eu lírico qualifica o vocábulo PALAVRA? E como você define tal vocábulo?
02) Em “Palavra d´água pra qualquer moldura / Que se acomoda em balde, em verso, em mágoa”, a figura de linguagem que está presente é:
(a)  metáfora;
(b)  antítese;
(c)  prosopopeia;
(d)  ironia;
(e)  catacrese;
03) A quem se referem os termos grifados no texto?
04) A função de linguagem presente neste texto é:
(a)  fática;
(b)  emotiva;
(c)  metalinguística;
(d)  poética;
(e)  referencial;
05) Quantas estrofes e quantos versos tem esse texto?
06) O que você entende por “palavra com temperatura”?
07) Justifique o acento gráfico das palavras do texto:
08) Quando a palavra é capaz de habitar fundo o coração do pensamento?
09) Leia a segunda estrofe e retire dela um exemplo de personificação:
10) Na última estrofe, o eu lírico expressa sobre a “palavra boa”. De acordo com a sua expressão, cite três exemplos de “palavra boa”:
11) Para você, qual é a função da palavra?
12) Indique uma palavra que provoca:
Amor à
Ódio à
Tristeza à
Alegria à
Frieza à
Humildade à
Ternura à
Dor à
13) Explique o que o poeta quis dizer com os versos: “Palavra boa  / Não de fazer literatura, palavra / Mas de habitar  / Fundo / O coração do pensamento, palavra”:
(Autores: Andreia Dequinha, Maria Regina, Sonia Henriques, Clécia Melo, Rosa Maria, Sinara Soares, Lourdes Galhardo)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário