segunda-feira, 7 de julho de 2014



                       Dicas para os pais ajudarem seus filhos nos estudos.
 
1.    Demonstrar interesse pelas atividades escolares, pois o desenvolvimento intelectual depende do apoio que a criança encontra em seus pais.
2.    Ajuda sistemática: visitas à escola, conversas periódicas com os professores, supervisão das tarefas escolares, escuta de novidades, histórias etc.
3.    Propiciar um ambiente tranqüilo para a atividade mental. Não repreender a criança com as atividades escolares (estudo/leitura não pode nem deve ser castigo).
4.    Ajude seu/sua filho/a a acreditar em si mesmo. Os sentimentos de medo e insegurança (receios e barreiras mentais) retardam o processo de aprendizagem.
5.    Demonstre confiança em seu/sua filho/a, pois assim ele/a tenderá a acreditar em si mesmo. Nada há de mais estimulante e importante para a criança que a aprovação e o estímulo dos pais diante de um trabalho ou tarefa que ela tenha realizado.
6.    Incentive seu/sua filho/a a administrar seu próprio tempo: organização de horário para estudo, lazer, diversão, descanso etc.
7.    Ajude-o/a a organizar seu trabalho: ao se deparar com um problema de difícil resolução, é preciso aprender a subdividi-lo em partes pequenas que lhe permitam vencer passo a passo.
8.    A criança possui um grande potencial de curiosidade e investigação. Incentive o desenvolvimento dessas habilidades.
9.    Procure proporcionar um lugar de estudo tranquilo, bem iluminado e arejado.
10.                      Ensine seu/sua filho/a a escutar de maneira criativa e construtiva.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário