segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O que é Sustentabilidade?





Durante muito tempo, palavras como sustentabilidadeecologia, emissão de poluentes e tratamento de resíduos eram quase que exclusivamente reservadas para os iniciados em ações de defesa do meio ambiente ou pessoas que trabalhassem diretamente em áreas que atuassem nesse nicho. Para muitas empresas, falar em sustentabilidade e em preservação ambiental era, automaticamente, ser tachado como “eco chato” e ser relegado ao ostracismo.
Mas, de alguns anos para cá; com a ocorrência cada vez mais frequente de graves problemas ligados ao clima e provocados, sem qualquer sombra de dúvidas, pela atuação nefasta do ser humano sobre o planeta em que vive.

Conceito de Sustentabilidade na Sociedade

Assim, no Brasil e no mundo, o conceito de sustentabilidade tomou força e passou a ser debatido com muito mais seriedade e foi adotado, inclusive, por grandes corporações como uma forma de sobressaírem-se num mercado cada vez mais competitivo e ávido por diferenciais que provoquem um “q” a mais capaz de despertar a atenção e a simpatia do consumidor.
Da mesma forma, a constatação pela comunidade científica de que o ritmo de consumo dos recursos naturais existentes no planeta está demasiadamente acelerado e que, a continuar assim, haverá graves repercussões para a continuidade da raça humana; revelou a urgência e a importância de adotarmos práticas e políticas que garantam a sustentabilidade e uma maneira muito mais racional de lidar com o meio ambiente e de usufruir os recursos naturais disponíveis.

O que é Sustentabilidade?

No entanto, sustentabilidade é muito mais do que apenas garantir boas práticas ambientais e controlar a velocidade do consumo dos recursos planetários. Hoje, compreende-se que o conceito de sustentabilidade deve ser olhado por um prisma mais amplo. E que, além do ambiental, a prática da sustentabilidade deve contemplar os aspectos sociais; políticos e econômicos de qualquer projeto empresarial ou agrupamento humano.
Por esse novo prisma, muito mais completo. O ser humano será capaz de entender a real necessidade do enfrentamento de questões multidisciplinares e participativas. Assim, muito além do cuidado com o meio ambiente, para que as políticas de sustentabilidade venham a ter sucesso, devemos ser capazes de conseguir reduzir a pobreza e as desigualdades nas áreas onde atuamos. Pois, submersos na miséria e nas privações, nenhuma comunidade terá ânimo para ater-se a práticas ambientalmente sustentáveis.
Assim, a sociedade deve ser chamada a participar e a erguer-se diante das injustiças e das ações que degradem o ambiente a sua volta e contribuam para sua miséria e sofrimento. Este é; e deve sempre ser, o primeiro compromisso de qualquer política ou projeto que vise à adoção de práticas sustentáveis em qualquer setor ou comunidade; sem isso a participação comunitária se perderá e o fracasso se manifestará justamente no meio ambiente que se tentou proteger.
Desta forma, para que o conceito de sustentabilidade atual seja aplicado a uma determinada área, devem-se levar em consideração todos os aspectos que abrangem esse conceito. Sendo: A sustentabilidade social; a sustentabilidade ecológica; a sustentabilidade econômica; a sustentabilidade espacial; a sustentabilidade político-institucional e a sustentabilidade cultural.
O que fará o interesse de todos despertar e contribuir para o sucesso de qualquer projeto nessa área tão importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário