terça-feira, 21 de outubro de 2014

                     Sugestões de leitura  para encarar o ENEM

Vidas SecasAutor: Graciliano Ramos
Editora: Record
É certamente uma obra muito educativa e que provoca reflexões. O bonito é que Vidas Secas obriga o leitor a criar empatia com o retirante nordestino. E empatia é diferente de compaixão. O livro consagrou o escritor Graciliano Ramos como o maior prosador do regionalismo brasileiro da geração dos modernistas da década de 30.

Sagarana
Autor: João Guimarães Rosa
Editora: Nova Fronteira
Guimarães Rosa é um autor essencial e seus contos são uma maneira mais acessível de os alunos conhecerem sua narrativa regionalista e, ao mesmo tempo, universal. Entre outros contos, o livro traz o clássico "A hora e a vez de Augusto Matraga". Sagarana foi o primeiro livro lançado pelo escritor e é considerado por muitos um rascunho da obra-prima do autor: Grande Sertão: Veredas. O estilo inovador, cheio de metáforas, regionalismos e neologismos, já estava presente

São Bernardo
Autor: Graciliano Ramos
Editora: Record
É uma leitura básica, essencial para entender a formação da mentalidade do self-made man brasileiro. Simplesmente um livro lindo, considerado um dos melhores romances psicológicos do país. A história discute um modelo brasileiro de ascensão individual. Por meio de uma narrativa que se funde com o narrador, o autor se aprofunda no inconsciente de um homem obcecado pelo sentimento de posse.

Poemas de Manuel Bandeira - 50 poemas escolhidos pelo autor
Autor: Manuel Bandeira
Editora: Cosac & Naify
O Manuel Bandeira tem uma sofisticação e ao mesmo tempo uma simplicidade incríveis. Ele aproxima a música da fala de forma que um leitor desavisado não percebe que ali tem um poema. Ele afina os ouvidos para a poesia.

Laços de família
Autor: Clarice Lispector
Editora: Rocco
É um grande livro de contos, considerado pela crítica o ponto alto da carreira de Clarice como contista. Ele aborda muitas questões femininas, do universo da mulher, pelas quais nossas alunas têm uma demanda enorme. Em 13 histórias, que abordam conflitos familiares, amor, insegurança, ciúme, sonhos, a autora explora o momento de revelação de personagens oprimidos.

Contos de terror, de mistério e de morte
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: Nova Fronteira
Allan Poe é um dos grandes mestres dos contos de mistério e de terror. Os alunos costumam gostar demais, sobretudo os meninos, que se lembram dos gêneros lidos na infância.

Antologia Poética
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Editora: Record
Alguém duvida de que estamos falando de um dos maiores poetas brasileiros? Drummond pode ser lido para se pensar a poesia, a modernização brasileira, as questões históricas... É um poeta que convoca o leitor a pensar o mundo e a sociedade, ao mesmo tempo em que é um dos poetas mais críveis, que mostra como se pode ir longe com as palavras.

Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Companhia das Letras
A história do caixeiro-viajante que se transforma em inseto durante a noite é um clássico do absurdo kafkiano. É uma leitura essencial, capaz de mostrar a importância do outro na construção da nossa identidade. Um livro que mexe com os nossos sentidos e que ao tratar do sentimento de inadequação, remete às transformações da adolescência, indo além das mudanças físicas.

Memórias póstumas de Brás Cubas
Autor: Machado de Assis
Editora: Martin Claret
o narrar a história do anti-herói Brás Cubas, Machado de Assis inaugura o realismo no Brasil. A originalidade do autor - responsável por algumas inovações na literatura nacional - já se escancara no início da obra. O protagonista começa a contar sua vida pelo final: a morte.

Crime e castigo
Autor: Fiodor Dostoievski
Editora: Ediouro
O mais célebre livro de Dostoievski expõe a decadência da sociedade russa por meio dos conflitos morais de um jovem estudante. A obra inaugura uma estrutura "democrática" de romance ao contar a história sem um narrador central, se utilizando de várias vozes.

Madame Bovary
Autor: Gustave Flaubert
Editora: Martin Claret
Nada na escrita de Flaubert era arbitrário ou improvisado. Seu rigor na pesquisa dos personagens e descrição de cenários renderam-lhe a fama de ser um dos pais do realismo francês. A polêmica história da mulher adúltera, escrita em um tempo no qual nem o divórcio era bem visto, levou o autor a ser processado por ofensa à moral pública e religiosa e aos bons costumes.

O velho e o mar
Autor: Ernest Hemingway
Editora: Bertrand Brasil

Último romance do escritor norte-americano Ernest Hemingway, cuja escrita é marcada pela brevidade e precisão. O livro, que narra a luta de um velho pescador em busca de um peixe gigante, foi premiado em 1952 com o Pulitzer e em 1954 com o Prêmio Nobel.

Mensagem
Autor: Fernando Pessoa
Editora: Companhia das Letras
Publicado em 1934, este é o único livro lançado em vida por Fernando Pessoa. A obra procura resgatar as virtudes históricas de Portugal, na tentativa de tirar a nação de seu estado de letargia. Fernando Pessoa é tido, ao lado de Camões, como o maior poeta de língua portuguesa, além de ser respeitado mundialmente.

Cem anos de solidão
Autor: Gabriel Garcia Marquez
Editora: Record
Inspirado pelas histórias contadas por seus avós em sua infância, Gabo escreveu a principal obra do "realismo mágico". Cem anos de Solidão, com sua mistura de fantasia e fatos históricos, foi um dos principais responsáveis pela popularização da literatura latino-americana nos anos 1970.

Orgulho e preconceito
Autor: Jane Austen
Editora: Best Seller
Por meio de um retrato minucioso de seus personagens, Jane Austen faz uma critica social sutil, porém profunda. A maior denúncia de Orgulho e Preconceito são os prejuízos causados às mulheres, inseridas em um mundo machista.

Admirável mundo novo
Autor: Aldous Huxley
Editora: Globo
A obra do inglês Aldous Huxley é um dos primeiros romances de ficção a explorar os perigos de regimes autoritários associados a  um sistema de produção automatizado e avanços tecnológicos. A distopia, criada apenas um ano após a bomba de Hiroshima, trata de temas ainda atuais.

Os miseráveis
Autor: Victor Hugo
Editora: Cosac Naify
Publicado em 1862, com mais de mil páginas, Os Miseráveis é um retrato complexo da miséria que assolava a França revolucionária. A história do larápio regenerado, Jean Valjean, conquistou o público francês e fez de Victor Hugo, assim como seu personagem, paixão nacional. O autor foi um dos poucos escritores franceses que conheceu a fama.

A cidade e as serras
Autor: Eça de Queiroz
Editora: Ática
Eça de Queiroz é um dos mais importantes escritores da língua portuguesa. Este romance foi desenvolvido à partir de um conto de Eça e lançado postumamente. A obra trata dos conflitos do homem urbano, preso às tecnologias e confortos dos grandes centros, mas que perdeu o contato com a simplicidade da vida no campo.

Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/

 
Noite na Taverna
Autor: Álvares de Azevedo
Editora: Komedi
É uma obra de representação do romance gótico, que possibilita aos leitores entrarem em contato com um estilo próximo ao do romance byroniano. A questão do macabro na literatura é interessante porque desperta a atenção da garotada, mas agrada à todas as idades.

Cinco minutos e Viuvinha
Autor: José de Alencar
São histórias curtas e gostosas para pegar gosto pelo estilo do autor. Foram os dois primeiros romances de José de Alencar. As histórias do autor são cheias de finais felizes, que as moças da época adoravam.

Memórias de um sargento de milícias
Autor: Manuel Antônio de Almeida
Editora: Moderna
É uma obra diferenciada do romantismo, pois trabalha com uma classe social mais baixa. Fala de um Brasil diferente, com outros costumes, vestimentas e contexto histórico. Fundamental a todos os brasileiros.

Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Editora: Saraiva
Uma obra para conhecer o texto de Machado de Assis e perceber a sua genialidade. Explora a questão do adultério, que incomoda, mas ao mesmo tempo faz pensar e discutir. Por apresentar apenas a versão do narrador, em primeira pessoa, ajuda a desenvolver o senso crítico. O romance contém todas as peculiaridades do texto de Machado: a ironia, a elegância, a forma como ele desmascara a burguesia, etc.

O Cortiço
Autor: Aluísio Azevedo
Editora: Navegar
É uma importante obra do naturalismo, que ajuda a entender a imigração ocorrida no Brasil no século 19 e discutir o determinismo. O Cortiço retrata as atitudes submissas do brasileiro perante o imigrante europeu.

Macunaíma
Autor: Mário de Andrade
Editora: Agir
Mário de Andrade foi um gênio brasileiro, o que é evidenciado nesta obra. Embora não seja de uma leitura fácil, é envolvente e divertido, sobretudo pela boa representação do típico malandro brasileiro.

Édipo Rei
Autor: Sófocles
Editora: L&PM
Para conhecer uma instigante tragédia grega e também um texto envolvente de investigação policial, em que o investigador é também o assassino. A história de Édipo é um marco do teatro da antiguidade e foi essencial para as teorias da psicanálise, desenvolvidas por Freud.

Comédias para se ler na escola
Autor: Luís Fernando Veríssimo
Editora: Objetiva
Para entrar em contato com textos de um dos melhores cronistas brasileiros. São textos gostosos de ler, todos com muita qualidade. Além disso, os temas têm a ver com o dia a dia do estudante e também servem pra matar as saudades de quem já deixou a escola.

Hamlet
Autor: William Shakespeare
Editora: Martin Claret
Cerca de 200 anos antes do surgimento da psicanálise, Shakespeare mergulhava na consciência humana para escrever sua mais famosa peça de teatro. Os dilemas do príncipe Hamlet são os primeiros sintomas da modernidade. A obra influenciou profundamente os românticos, como o alemão Goethe, e até mesmo o filósofo Nietzsche.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário