terça-feira, 21 de outubro de 2014

 


  Alguns Temas possíveis dos Vestibulares-2014

1. Comissão do Senado estuda abolir "ç", "ch" e "ss" da língua portuguesa...
E não é nenhuma piada. O fato é que, após a reforma ortográfica de 2008, vem uma nova proposta e dessa vez envolvida de muita polêmica.

As novas regras para o português devem ser apresentadas pelo grupo técnico da Comissão de Educação até 12 de setembro e tem como objetivo reduzir ainda mais o número de regras e exceções da nossa língua.

2. A lei de cotas nas universidades

Contexto: A presidente Dilma Rousseff sancionou, em agosto de 2012, a lei das cotas, que reserva 50% das vagas de universidades federais a alunos oriundos de escolas públicas. A distribuição das 120.000 vagas a serem ocupadas dessa forma deverá observar ainda a cor da pele dos candidatos - sempre haverá, portanto, vagas reservadas a negros, pardos e índios na proporção dessas populações em cada estado.

3. O papel do Brasil no mundo

Figurando no bloco das nações emergentes, o Brasil ascendeu economicamente sem deixar de lado a redução da desigualdade social, como apontou o recente Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) 2013. A previsão é de que o país, juntamente com China e Índia, respondam em 2050 por 40% da riqueza global.

4. Energias alternativas e matriz energética brasileira

É fundamental também compreender as controvérsias envolvendo a exploração de petróleo nas áreas do Pré-sal e a construção da usina de Belo Monte, no Pará %u2014 além dos impactos dessas ações no meio ambiente.

5. Desenvolvimento sustentável e economia verde

O tema desenvolvimento sustentável se relaciona não só com questões ambientais, mas também com áreas como política, economia e urbanização.

E mais, segundo simulados da Uol:
1. O voto nulo é uma ato político válido?
2. Maconha: manter proibição, legalizar, descriminalizar?
3. Automedicação; Por que a prática é tão comum entre os jovens?
3. Racismo: como virar de vez essa triste página da história?
4. Cultura do estupro: A culpa é da vítima?
5.Eleições,o que podemos mudar com o seu voto?
6>
Vale a pena pensar... não se desesperar! Vocês tem autonomia para escrever sobre qualquer um deles...

Nenhum comentário:

Postar um comentário