sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Algumas dicas de Dinâmicas




Algumas dicas de dinâmicas
        Há um ano atrás, participando dos Planejamentos das escolas em que leciono, algo foi despertado em mim para partilhar com meus alunos: DINÂMICA!!!!
        Muitos professores realmente odeiam esse tipo de atividade, mas, percebi que é um momento de interação entre todos e é deixado aquela ansiedade de lado para deixar nossos próximos encontros (aulas)  mais prazerosos...
       Então seguem algumas para aproveitar com seus alunos não só no primeiro dia de aula como em qualquer outra momento durante o ano letivo...


DINÂMICA DO “SUBSTANTIVO”
            Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Sem seguida, deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividi-la e juntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.
Autor: desconhecido

DINÂMICA DA "QUALIDADE"
            Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.
Autor: desconhecido

DINÂMICA: “QUALIDADES E DEFEITOS”
Objetivo: falar das qualidades e defeitos.
Materiais: pedaço de papel , caneta.
Procedimento: Entrega-se um pedaço de papel para cada um participante e pede que desenhe a mão direita e a mão esquerda.. em cada dedo primeiro da mão direita escreve-se uma qualidade e na esquerda um defeito. O coordenador da dinâmica dá cerca de 20 minutos para escreverem. Ao final discute-se de acordo com o que cada um escreveu, finalizando que é mais fácil falar de características dos outros do que de nós mesmos e encerra dizendo que todos possuímos qualidades e defeitos, porém temos que nos respeitarmos e priorizarmos nossas qualidades.
Autor: Anônimo.

DINÂMICA: “FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”
Material: sulfite cortadas ao meio, caneta ou lápis.
Procedimento: Faz-se um círculo e entrega-se meia folha para cada um e cada qual com sua caneta e pede-se a eles que escrevam algo que gostariam que o colega fizesse (mico mesmo), lembrando que eles devem escrever para eles, nenhum colega poderá ver. Após isto, recolhe-se os papeis e revela-se o que eles escreveram. O que escreveram será o que eles próprios irão fazer no centro da roda.
autor: anônimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário