quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015



Simbolos usados em Mandalas

ABELHA

 Organização, pureza, trabalho, disciplina, perseverança. A abelha simboliza, também, a eloqüência, a poesia e a inteligência. A abelha produz o mel, mas também possui ferrão, e por isso é o emblema de Cristo: doçura, misericórdia e justiça do Cristo-Juiz. É um símbolo de natureza ígnea, portanto, representa as sacerdotisas do templo e as pitonisas, as almas puras dos iniciados.

 ABISMO

 Designa aquilo que é sem fundo, logo indefinido. No abismo não se sabe o que se vai encontrar. As grandes profundezas evocam os terrenos dos mortos e a Grande Mãe Terra. Jung estabelece conexão entre o simbolismo do abismo e o arquétipo maternal. Este símbolo evoca as profundezas do inconsciente, e sugere que se está pronto para trabalhar esses conteúdos.

 ÁGUA

 Emoções, fonte da vida, fluxo de espiritualidade, verdade e conhecimento, pureza e purificadora, batismo, profundezas do inconsciente. O simbolismo da água possui dois lados, o que dá e o que tira a vida. Ela pune o pecador, mas não atinge os justos. As águas cristalinas, limpas, puras e calmas, denotam seu lado bom, mas as águas poluídas mostram seu lado ruim, sujo, doente e de morte. A água simboliza também a fertilização. A ribeira, o rio e o mar representam o curso da vida.

 ÁGUIA

 Poder, elevação, grandes ideais e conquistas, percepção clara, estados elevados de espiritualidade. Rainha das aves. É vista como o substituto ou o mensageiro da mais alta divindade uraniana e do fogo celeste. Somente a águia fixa os olhos no sol sem queimá-los. A águia também é símbolo do pai e da paternidade. Como a fênix, simboliza a regeneração. É a senhora do raio e do trovão. Ainda, simboliza os caçadores, guerreiros e conquistadores.

 AMETISTA

 Espiritualidade, terceiro olho, clarividência, mestre espiritual. A ametista é uma pedra que protege contra a embriaguez. Usada pelos bispos como proteção contra exaltação espiritual, pois, os bispos, na qualidade de pastores de almas e com responsabilidade de levar luz aos seguidores, não podem cometer enganos. A ametista também simboliza a humildade.

 ÂNCORA

 Firmeza, solidez, tranqüilidade, fidelidade, conflito e atraso. No meio da mobilidade do mar e dos rios, ela fixa, amarra e imobiliza, deixando estável a embarcação. Também pode significar amarras e atraso, o conflito entre o sólido e o líquido.

 ANEL

 Eternidade, união, elo. O anel nupcial e o anel pastoral servem para vincular, indicar um elo entre um destino ou uma comunidade. Também pode indicar uma relação amor-escravo ou uma união nupcial.

 ANJO

 Mensageiro de boa nova ou aviso sagrado. Símbolo de ordem espiritual, das funções divinas e das relações de Deus com as criaturas. O anjo também pode simbolizar as funções humanas sublimadas ou as aspirações insatisfeitas e impossíveis. O anjo pode significar ainda sinal de advertência.

 AR

 Um dos quatro elementos primordiais: terra, fogo e água. Representa os signos de gêmeos, libra e aquário. Símbolo de lucidez, do fluxo de pensamentos, de idéias e das forças mentais. É o mundo sutil e a expansão. O ar representa a via de comunicação entre a terra e o céu. É purificador e espiritualizador.

 ÁRCO-ÍRIS

 A ponte entre o céu e a terra, individuação, renascimento. O arco-íris representa a união das metades separadas e a resolução. O arco-íris representa, também, a restauração da ordem cósmica.

 ÁRVORE

 Conhecimento, desenvolvimento, vínculos familiares, crenças. A árvore é símbolo da vida em evolução e em ascensão para o céu. Ela sempre está em comunicação com o cosmo em seus três níveis: subterrâneo pelas raízes, na superfície pelo seu tronco e galhos inferiores, e nas alturas, por meio dos galhos superiores e seu cimo sempre em busca da luz.

BALANÇA

 Simboliza o equilíbrio a ponderação e a justiça principalmente a do julgamento. No cristianismo é símbolo do juízo final. No zodíaco o símbolo da Balança é o sétimo signo. Quando a balança surge em mandalas e nos sonhos é sensato refletir nos assuntos acima.

 BEIJO

 Necessidade de amor e afeição. Em alguns casos pode representar traição. Atenção ao corpo e suas necessidades. Também, pode representar momentos de saudade ou ansiedade por um amor.

 BOCA

 Representa a palavra, a respiração e o alimento, pois todos passam por ela. Como símbolo da criação, a boca é o lugar por onde a alma é insuflada. Também é vista como aniquiladora, pelo seu mastigar e engolir. Por suas palavras pode amar ou destruir. Ela é símbolo de poder do espírito e da
força criadora.

 BORBOLETA

 Símbolo da transformação por sua metamorfose: ovo, lagarta e crisálida, até alçar vôo como borboleta. Também simboliza a ligeireza e a inconstância. No Japão simboliza a mulher, e duas borboletas a felicidade conjugal.

 CHAVE

 Simboliza abertura ou fechamento. Tem um papel iniciático e discriminatório, pois determina quem pode entrar no reino dos deuses. Pode significar o encontro de uma saída, quando se quer resolver algo. É ainda o caminho da purificação no qual encontramos as três chaves: de prata, de ouro e de diamante.

 CORAÇÃO

 Centro vital do homem. Simboliza o amor e a amizade. Também, o centro das emoções, o afeto pelos outros, a compaixão, o cuidado, o desejo de amar e de ser amado.

 COROA

 Representa a realeza e o domínio sobre si mesmo. Simboliza a responsabilidade pelo que se domina e a vitória. É o ponto máximo da cabeça e a ligação com os planos cósmicos e espirituais.

 CORUJA

 Sabedoria, inteligência, silêncio. A coruja é relacionada com a lua. Símbolo do conhecimento racional, da clarividência, da reflexão e iluminação, e das trevas. Mais recentemente, a coruja também simboliza o tenebroso, mau augúrio e ingrediente para poções mágicas.

 CRUZ

 Dificuldades, ressurreição, unificação do céu com a terra. É um símbolo muito antigo já encontrado no Egito, na China e em Cnossos, na Creta. A cruz também é símbolo de orientação dos pontos cardeais. Como o quadrado participa do simbolismo do número quatro.

 CRISTAL

 Pureza, clareza, cura, irradiação de energia. Distingue-se do diamante pelo seu grau de maturidade embriológica, é um diamante que ainda não amadureceu. Ligado aos sonhos e aos devaneios, como os sapatinhos de cristal ou o castelo de cristal.

 DIA

 Ao contrário da noite simboliza a clareza de pensamentos e idéias, a razão. O dia também representa as quatro estações do ano: a primavera, à manhã; o verão, ao meio-dia; o outono, a tarde ou ao pôr-do-sol; e o inverno. à noite.

 DIAMANTE

 Símbolo maior da perfeição. Representa o sucesso, a felicidade, a vitória, a essência mais profunda do ser, o imaculado. É considerado unanimemente como benéfico. Na tradição da Índia se diz que o diamante nasce da terra sob a forma de um embrião. Diferente do cristal, pois ele já estaria maduro. O diamante representa o auge da maturidade e da perfeição.

 ELEFANTE

 Animal sagrado. Na Ásia é a montaria dos soberanos. Símbolo de poder, da sabedoria, da paz e da prosperidade. É a montaria do deus indú Indra. Ganesha, filho do deus Xiva possue a cabeça de elefante e é o deus que afasta todos os obstáculos.

 ESMERALDA

 Pedra preciosa de muito valor, considerada talismã de boa sorte e saúde. Participa do simbolismo da cor verde. Também associada a fecundidade e a poderes mágicos. Também é um dos atributos de Vênus.

 ESPADA

 Coragem, ambição, agressão, bravura, poder e justiça. Simboliza a decisão e a separação. Simboliza também as virtudes militares e a força e valentia masculina.

 ESPELHO

 Simboliza o saber, o autoconhecimento, a consciência, a verdade e a clareza. Símbolo da criação que reflete a inteligência divina e do coração humano e puro, que abriga Deus. Na China é simbolo da sabedoria contemplativa e não-ativa.

 ESPIRAL

 Simboliza os movimentos ascendente ou descendente, a evolução, a involução e a ascensão espiritual.

 ESTRELA

 Esperança, mensagens de planos superiores, boa sorte.

 ESTRELA DA MANHÃ

 Refere-se a posição no firmamento do planeta Vênus, a última estrela a desaparecer após o amanhecer. Simboliza a luz qure vence a noite. Luz sobre as trevas. No cristianismo simboliza Cristo e a Virgem Maria.

 ESTRELA DA TARDE

 Refere-se a posição no firmamento do planeta Vênus, a primeira estrela a surgir juntamente com o por-do-sol. Simboliza o cair da noite, com seus mistérios e revelações. No cristianismo eventualmente simboliza Lúcifer.


 ESTRELA POLAR

 Estrela em torno da qual parece girar o firmamento; por isso, é considerada muitas vezes como o centro do cosmos, o umbigo do mundo, a porta do céu, o eixo cósmico ou o cimo da montanha do mundo.

 FÊNIX

 Morte e renascimento, purificação do ser, triunfo da vida sobre a morte. A fênix é um pássaro mítico e sagrado, de extraordinária longevidade que tem o poder de depois de consumida pelas chamas renascer de suas próprias cinzas. O fênix macho é símbolo da felicidade e a fênix fêmea é o emblema da rainha, juntos significam uma união feliz.

 FILA

 Sugere uma longa espera, a necessidade de paciência e de resistência.

 FIO

 Nos Upanixades se diz que o fio une este mundo ao outro mundo e a todos os seres. Simboliza a continuidade, o fluxo e o elo para que se alcançar o centro.

 FLECHA

 O símbolo universal da ultrapassagem de uma condição a outra. A flecha também simboliza a rapidez do pensamento, do aprendizado e da intuição. Pode indicar uma realização e morte súbita. Junto com o arco simboliza o amor. Ainda, indica a direção para onde se está indo.
FLOR
Geralmente as flores possuem simbolismo próprio. A rosa vermelha o amor, a amarela, o respeito e a branca, pureza. Podem representar a alma dos mortos ou somente a alma. Também a beleza e a delicadeza.

 FLORESTA

 Representa o santuário natural, onde habitam deuses bons e maus, espíritos e demônios, homens selvagens, elementais ligados às madeiras e aos musgos, e às fadas. A floresta simboliza também mistérios e o lugar do medo.

 FOGO

 Purificação, espiritualidade, transformação, transmutação, destruição. O fogo é sagrado e tem o poder de destruição para se alcançar uma esfera mais elevada de desenvolvimento. Na astrologia, o fogo é atribuído aos signos de áries, leão e sagitário.

 FOLHA

 Símbolo de felicidade e prosperidade. Simboliza o pudor, novos inícios, cura e renovação.

 FONTE

 É considerado um símbolo universalmente sagrado, por jorrar água virgem, pura e viva. É associada a todo simbolismo da água, sendo que a sua água é especial. Quando dizemos que bebemos da fonte é porque bebemos algo muito especial.
Simboliza a juventude e a purificação.

 FORMIGA

 Como as abelhas, é associada à organização, ao trabalho e à previdência.

 GAIOLA

 Simboliza a limitação da alegria, a proteção, a prisão e a necessidade ou a perda de liberdade. Habilidades que estão presas, somente esperando a gaiola se abrir.

 GALHO SECO

 Simboliza idéias, crenças e hábitos obsoletos. Necessidade de mudanças.

 GALINHA

 Simboliza a maternidade cuidadosa e protetora.

 GALO

 Símbolo solar e do fogo pela sua crista vermelha e sua plumagem colorida e por anunciar o amanhecer. Simbolo da superação das trevas pela luz. É também símbolo da vigilância. Ainda é símbolo da fertilidade. Pode simbolizar o orgulho ou o comportamento imponente e acentuadamente machista. O galo é o décimo signo do zodíaco Chinês e corresponde ao signo de Capricórnio.

 GIRASSOL

 Símbolo solar devido a forma radiada de suas pétalas, da cor amarela, e por buscar o sol. No cristianismo é símbolo do amor divino, da alma e dos pensamentos e sentimentos dirigidos incessantemente a Deus, por isso, também simboliza a prece.
corporais/emocionais.

 GNOMO

 Gênio que habita debaixo da terra e são donos de tesouros, pedras e metais preciosas preciosos. Os gnomos são como a alma oculta, e quando se retiram, tudo morre e fica inerte. Podem amar e odiar a mesma pessoa. Simbolizam a consciência obscurecida, onde coexistem ignorância e conhecimento, riqueza e pobreza morais.

 GRÃO

 Simbolo da vida, da abundância de possibilidades ainda nao manifestadas. O grão morre na terra para uma planta nascer, por isso simboliza a alternância constante da morte e de um novo começo na natureza, mas também é símbolo do sacrifício e do renascimento espiritual do homem.

 GRILO

 Para os chineses símbolo da vida, da morte e da ressurreição. Simboliza a metamorfose, sua presença no lar é considerada promessa de felicidade.

 GLOBO ALADO

 Símbolo de muitas religiões, representa o relacionamento entre o corpo, a alma e o espírito. Simboliza a liberdade da alma.

 GRAMADO

 Simboliza um crescimento saudável e equilibrado. Aquilo que foi semeado e produz resultado pelo esforço realizado. Sugere também a necessidade de contato com a natureza.

 HEXAGRAMA

 Estrela de seis pontas, selo-de-salomão, estrela de Davi. Simboliza a interpenetração do mundo visível e invisível; no induísmo simboliza a união da iôni e do linga; na alquimia, simboliza a união dos contrários.

IANTRA

 Figura geométrica utilizada no hinduismo para meditação. Simboliza forças divinas que influenciam o meditador para ampliar sua consciência.

 IGREJA

 Simboliza crenças e impressões acumuladas. Proteção e comunhão divina. A igreja é considerada como a esposa do cristo e a mãe do cristo e, por isso, também simbolizam a mãe.

 JANELA

 Simboliza a abertura e a receptividade para boas influências.

 JARDIM

 Simboliza o Paraíso terreno e celeste. Murado simboliza as dificuldades e os obstáculos a serem superados, antes de se chegar ao Paraíso, ou a um nível de desenvolvimento mais elevado.

LABIRINTO

 Simboliza a viagem iniciática para o centro. Somente os que conseguem vencer os obstáculos dos enganos e das ilusões, matando as feras e monstros terríveis, podem alcançar o centro e encontrar a paz, a felicidade e a espiritualidade. O labirinto simboliza também a vitória.

 LAÇO

 Simboliza o poder soberano ou judiciário, o poder de atar e desatar. O compromisso assumido espontaneamente.

 LAGARTA

 Animal rastejante que se assemelha ao verme. A baixeza e a feiúra. Nos Upanixades esse animal simboliza a transmigração e a transmutação, pela maneira como passa de uma folha a outra e de larva para borboleta.

 LAGARTO

 Ligado ao sol. Simboliza a procura pela luz e pelo conhecimento.

 LAGO

 Representa o feminino e o inconsciente. Pode ser calmo ou pantanoso e traiçoeiro. O olho pelo qual os seres subterrâneos observam os humanos. Também o lugar onde moram as ninfas, fadas e outros elementais que atraem pessoas para a morte.

 LÁGRIMA

 Simboliza a dor. A lágrima é comparada à pérola ou à gota de âmbar. Pode significar liberação de emoções, limpeza e purificação.

 LAMA

 Simboliza a matéria primordial e fecunda de onde surgiram os seres viventes, e de onde tudo foi tirado. A lama é a mistura de terra e água, na qual ocorrem transformações. Símbolo mítico, pode representar a escória da sociedade e os níveis inferiores do ser.

 LÂMPADA

 Simboliza a luz espiritual e individual do ser. Para os ensinamentos zen, a transmissão da chama é a transmissão da doutrina. No ocidente a lâmpada usada em ritual significa a presença de Deus. Representa a vinda de insights e boas idéias de planos superiores.

 LANÇA

 Símbolo fálico, ígneo e solar. Simboliza a guerra e o poder. O eixo do mundo. Animais transpassados por lanças significam vícios a serem superados.

 LETRAS

 Segundo a cabala as letras contêm uma forma criadora e por isso não devem ser conhecidas pelo homem, caso contrário, poderia criar como Deus. Podem ser divididas segundo os quatro elementos, e possuem valores numéricos, sendo sua natureza fundamental e astral, permitindo se chegar a conhecimentos secretos, ocultos e esotéricos, inacessíveis de outra forma.

 LÓTUS

 O lótus desabrocha sobre águas estagnadas, com rara beleza e perfeição, e é associado ao alcance da perfeição pelo homem. É para os orientais o mesmo que a rosa é para os ocidentais. Amor e sabedoria.

 LUA

 A lua não possui luz própria, passa por mudanças durante os meses, por isso simboliza a dependência, o princípio feminino, a renovação e a periodicidade.

 MAÇÃ

 A maçã simboliza o conhecimento, a fertilidade e o amor.

 MACACO

 Simboliza a agilidade e a inteligência. Na Índia o macaco é sagrado e incomestível.
A sabedoria. No extremo oriente, é representado por três macaquinhos: um tampa os olhos, o outro a boca e o terceiro os ouvidos, como que dizendo não vejo, não falo e não escuto, três virtudes importantes para a vida.

 MACHADO

 Associado ao raio e a chuva. Guerra e destruição. Instrumento sagrado e símbolo da iluminação.

 MOEDA

 Símbolo da fartura. Qualquer tipo de troca.

 MONTANHA

 Encontro entre terra e o céu. A montanha é a morada dos deuses, e o subir a montanha o alcance da espiritualidade. Usado para representar o caminho do buscador ou discípulo, iniciado no sopé da montanha, rumo ao alcance da iluminação.

 NASCENTE

 É venerada de maneira geral como origem dos poderes nutrientes, como símbolo da pureza e da profusão fecunda. Na Bíblia, simboliza a vida eterna e o renascimento. Para Jung a fonte é um símbolo da inesgotável energia psico-espiritual.

 NEVE

 Simboliza a castidade e a intangibilidade, no cristianismo simboliza a Virgem Maria.

 NEVOEIRO

 Simboliza algo indeterminado, da passagem de um estado para outro.

 ONDAS

 Simboliza a agitação, a vivacidade, e também as forças incontroláveis.

 ORQUÍDEA

 Na China, é associada à primavera. Eram utilizadas para expulsar influências nocivas, principalmente a esterilidade. Perfeição e pureza espiritual.

 OURIÇO DO MAR

 Simboliza o ovo do mundo.

 PÁSSARO

 Simboliza as relações entre o céu e a terra. Estados superiores do seres e dos anjos.

 PEIXE

 Simboliza ao mesmo tempo a fertilidade e a morte. Ligado à água e ao Cristo, sendo, portanto, considerado alimento espiritual. Corresponde ao décimo segundo e último signo do zodíaco.

 PÉROLA

 Símbolo lunar ligado à água e a mulher. Possui vários significados: para os gregos, simboliza o amor; na Europa, era usada para tratar a saúde; e os hindus utilizavam seu pó como revigorante e afrodisíaco. Os chineses e árabes usavam para tratar doenças dos olhos. A pérola simboliza, também, a lágrima e a tristeza.

 QUADRADO

 Um dos quatro símbolos geométricos universais, juntamente com o ponto, o círculo e a cruz. Simboliza a terra e em outro nível o universo. Os pontos cardeais. Muitos espaços sagrados têm a forma quadrangular, como os altares, os templos, algumas cidades e os acampamentos militares.

 QUATRO

 Símbolo ligado ao quadrado e à cruz. Representa os pontos cardeais, as quatro estações do ano, os quatro elementos e os quatro temperamentos.

 QUERUBIM

 É um ser de forma metade humana e metade animal que pertence às hierarquias espirituais superiores. No antigo testamento os querubins eram seres que acompanhavam Jeová. São representados com asas e olhos que simbolizam a onisciência dos mundos espirituais superiores.

 RAIO

 Símbolo do poder divino, da fúria ou da criação. O feixe de raios é considerado um atributo de Júpiter e de Indra, pois, do centro de uma espécie de grande fuso saem vários dardos em ziguezague. Às vezes esse fuso pode aparecer em forma de lança pontiaguda, de tridente ou de outro instrumento semelhante.

 RIO

 Símbolo do fluir, da possibilidade , da fluidez das formas e da fertilidade. O curso das águas simboliza a corrente da vida e da morte. O rio, por estar sempre fluindo, simboliza também a renovação e a transitoriedade.

 ROCHEDO OU ROCHA

 Símbolo da imobilidade e do imutável. Na China o rochedo opõe-se à cascata, como o yang ao yin. No antigo testamento, simboliza a força de Jeová e sua solidez na aliança de sua fidelidade a Deus. Nos salmos, é visto como o amparo de Deus.

 RODA

 Como o círculo, a roda sugere a perfeição. A diferença é que a roda possui certa imperfeição, a de que ela se refere ao mundo do vir a ser, da criação contínua e da eventualidade da morte.

 ROSA

 Corresponde no Ocidente o que o lótus é para o Oriente. Seu principal simbolismo é o de que das águas primordiais se eleva e desabrocha a flor. Para os cristãos, é a taça que recolhe o sangue de Cristo, a transfiguração das gotas desse sangue ou de suas chagas. Atualmente a rosa simboliza o amor.

 SALAMANDRA

 Acreditava-se que a salamandra era capaz de viver no fogo sem ser consumida. Porém por ser fria, também lhe era atribuído o poder de apagar o fogo. A salamandra simboliza o justo que não perde a paz da alma e a confiança em Deus. Para os alquimistas, simboliza o enxofre.

 SERPENTE

 É fria, lisa e muda de pele periodicamente. Sua picada pode ser venenosa, o próprio veneno é usado como antídoto. Todos estes atributos fazem-na um símbolo multiforme. Na China é vista como um símbolo yin, e ligada a terra e a água. Na mitologia hindu, a naja é uma serpente mediadora entre os deuses e os humanos, ora são boas e oras são más. A serpente kundalini, enroscada na base da coluna do homem, simboliza a sede da energia vital. Para a psicanálise, a serpente é um símbolo fálico.

 SINO

 Símbolo do chamado para a prece e para a lembrança da obediência às leis e aos deveres divinos. Ligação entre o céu e a terra. Na China o som do sino simboliza a harmonia cósmica.

 SOL

 Um dos símbolos mais diversificados. O sol simboliza a manifestação da divindade para muitos povos. A luz, a inteligência cósmica suprema e o princípio vital.

 SOMBRA

 O que se opõe a luz e a própria imagem das coisas fugidias, irreais e mutantes. A sombra é o aspecto yin, oposto ao yang.
TAÇA
A taça ou copa possui um simbolismo amplo, podendo de um lado representar o vaso da abundancia ou o vaso que contém a poção da imortalidade. Como vaso de abundancia pode simbolizar o seio materno que produz leite. A taça também simboliza o Graal, o cálice que recolheu o sangue de Cristo. No Japão a troca de taças simboliza a fidelidade. No Islã, a taça simboliza o coração.

 TARTARUGA

 Simboliza a longevidade e a proteção.


 TERRA

 Simboliza a mãe, fonte do ser e protetora contra qualquer força do mal. A terra opõe-se ao céu como princípio passivo ao princípio ativo. Aspecto feminino. Na astrologia está ligada aos signos de touro, virgem e capricórnio. Na filosofia taoísta representa o princípio yin.

 TORRE

 Simboliza o poder ou ascensão para além do cotidiano. Virgindade e a gradual ascensão espiritual do homem em direção ao céu. Símbolo fálico.

 TRIGO

 Simboliza o nascimento e a morte ou da morte e do renascimento. A espiga de trigo é o símbolo da virgem Maria, contém os grãos com que se produz a farinha para a hóstia.Fecundidade e abastança.

 UNICÓRNIO

 Símbolo de poder, luxo e pureza. Na China antiga, era emblema da realeza e das virtudes régias. Seu chifre único no meio da fronte simboliza a flecha espiritual, o raio solar, a espada de Deus, a revelação divina. A penetração do divino na criatura.

 UROBOROS

 Serpente que morde a própria cauda e simboliza um ciclo de evolução encerrado nela mesma. Contém ao mesmo tempo as idéias de movimento, de continuidade, de autofecundação e do eterno retorno.

 VELA

 Está ligada à chama e a vida ascendente. Usada nos aniversários para desejar felicidade ao aniversariante. Ascende-se velas ao defunto para que sua luz ilumine a alma que será levada para o céu.

 YIN YANG

 Na filosofia chinesa taoísta representa os princípios feminino e masculino. Corresponde aos opostos: noite e dia; preto e branco.

 ZODÍACO

 É um símbolo em si e um conjunto de símbolos particulares que variam segundo diversas relações. O zodíaco simboliza um ciclo completo e cada um de seus signos uma fase evolutiva. O círculo zodiacal é dividido em doze, número este que corresponde a doze constelações.
Mundo das Mandalas

Nenhum comentário:

Postar um comentário