quinta-feira, 12 de março de 2015

Disciplina: Língua Portuguesa

Escola:------------------------------------------------------------------------
Data:____/_____/_____ Série: 7ª ( 8º ano)Turma ________ Turno __________
Aluno (a) ______________________________________________________
Disciplina: Língua Portuguesa 
Avaliação final III Unidade
Leia com atenção, não rasure e use caneta azul ou preta.
A morte da tartaruga
O menininho foi ao quintal e voltou chorando: a tartaruga tinha morrido. A mãe foi ao quintal com ele, mexeu na tartaruga com um pau (tinha nojo daquele bicho) e constatou que a tartaruga tinha morrido mesmo. Diante da confirmação da mãe, o garoto pôs-se a chorar ainda com mais força. A mãe a princípio ficou penalizada, mas logo começou a ficar aborrecida com o choro do menino. “Cuidado, senão você acorda seu pai.” Mas o menino não se conformava. Pegou a tartaruga no colo e pôs-se a acariciar-lhe o casco duro. A mãe disse que comprava outra, mas ele respondeu que não queria, queria aquela, viva! A mãe lhe prometeu um carrinho, um velocípede, lhe prometeu, por fim, uma surra, mas o pobre menino parecia estar mesmo profundamente abalado com a morte do seu animalzinho de estimação.
Afinal, com tanto choro, o pai acordou lá dentro e veio estremunhado, ver de que se tratava. O menino mostrou-lhe a tartaruga morta. A mãe disse: “Está aí assim há duas horas, chorando que nem maluco. Não sei mais o que faço. Já lhe prometi tudo, mas ele continua berrando desse jeito”. O pai examinou a situação e propôs: “Olha, Henriquinho, se a tartaruga está morta, não adianta mesmo você chorar. Deixa ela aí e venha cá com o papai”. O garoto depôs cuidadosamente a tartaruga junto ao tanque e seguiu o pai pela mão. O pai sentou-se na poltrona, botou o garotinho no colo e disse: “Eu sei que você sente muito a morte da tartaruguinha. Eu também gostava bastante dela. Porém nós vamos fazer para ela um grande funeral” (empregou a palavra difícil de propósito). O menininho parou imediatamente de chorar e perguntou: “Que é um funeral?” O pai explicou que era um enterro: “Olha, nós vamos à rua, compramos uma caixa bem bonita, bastante velas, bombons e doces, e voltamos para casa. Depois, botamos a tartaruga na caixa em cima da mesa da cozinha, rodeamos de velinhas de aniversário. Aí convidamos os meninos da vizinhança, acendemos as velinhas, cantamos o “Happy-Birth-Day-To-You” pra tartaruguinha morta e você assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos a tartaruguinha e botamos uma pedra em cima com o nome dela e o dia em que ela morreu... Isso é que é um funeral! Vamos fazer isso?” O garotinho estava com outra cara: “Vamos, papai, vamos! A tartaruguinha vai ficar contente lá no céu, não vai? Olha, eu vou apanhar ela.” Saiu correndo. Enquanto o pai se vestia, ouviu um grito no quintal: “Papai, papai, vem cá, ela está viva!” O pai correu para o quintal e constatou que era verdade, a tartaruga estava andando de novo, normalmente, e o pai disse: “Que bom, heim? Ela está viva! Não vamos ter que fazer o funeral.”“Vamos sim, papai” – disse o menino ansioso pegando uma pedra bem grande – “Eu mato ela”.
MORAL: O importante não é a morte, e sim o que ela nos tira.
(Millôr Fernandes)
I – Estudo do Texto:
1. A tartaruga morreu. Qual foi o indicio desta comprovação?
_______________________________________________________________________
2. A informação sobre a morte da tartaruga foi verdadeira? Justifique sua resposta.­­­­­­_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Relacione cada frase com a numeração correspondente à voz do verbo:
(1) ativa (2) passiva (3) reflexiva
( ) Carlos saiu à pressa.
( ) Os garçons entrechocavam-se no salão.
( ) Casas eram vendidas a preço de banana.
( ) A terra cobre os erros médicos.
( ) Formou-se uma gritaria.
4. Passando para a voz ativa a oração "O carro deve ser consertado pelos três mecânicos." obtém-se a forma verbal:
( ) devem consertar ( ) deve-se consertar ( ) consertar-se-á
5. Passando para a voz passiva a oração "O tropel dos cavalos avisava os cangaceiros.", a forma verbal será:
( ) avisava-se ( ) foram avisados ( ) eram avisados
6. Passe as frases, abaixo, da voz passiva para a ativa:
a) A harmonia foi restabelecida pelo professor
_________________________________________________________________________
b) Serias aplaudido por todos.
_________________________________________________________________________
7. Retirem do texto dez verbos.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
8. Em: O garoto pôs-se a chorar ainda com mais força. O verbo está:
( ) voz passiva ( ) voz ativa ( ) voz reflexiva
9. Em: Papai, papai, vem cá, ela está viva!”. O verbo está:
( ) voz passiva ( ) voz ativa ( ) voz reflexiva
10. Transforme as frases, a seguir, para a voz passiva:
a) O segurança os acompanhará. _________________________________________________
b) Nós rodeamos o bolo de velinhas.______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário