sexta-feira, 10 de abril de 2015




Descritores de Matemática do 5° ano

Espaço e forma  (Fonte:http://portal.inep.gov.br/web/saeb/30)

D1- Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas

 

D2 -Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com

 suas planificações

 

 D3- Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos

 

 D4- Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares)

 

D5 -Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas

 

Grandezas e medidas

 

D6- Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não

 

D7- Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml

 

D8 -Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo

 

D9 -Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento

 

D10 Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em função de seus valores

 

D11- Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas

 

D12 -Resolver problema envolvendo o cálculo ou a estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas

 

Números e operações / Álgebra e funções

 

D13- Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional

 

D14 -Identificar a localização de números naturais na reta numérica

 

D15 -Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens

 

D16 -Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial

 

D17 -Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais

 

D18 -Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais

 

D19- Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa)

 

D20 -Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória

 

D21- Identificar diferentes representações de um mesmo número racional

 

D22- Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica

 

D23 -Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro

 

D24 -Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados

 

D25- Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração

 

D26 -Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%)

 

Tratamento da informação

 

D27 -Ler informações e dados apresentados em tabelas

 

D28 -Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas)

 
 

Descritores de Matemática do 9° ano

 


Espaço e forma

 

D1 -Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas

 

D2 -Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações

 

 D3 -Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos

 

D4 -Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades

 

D5 -Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas

 

D6 -Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos

 

D7-Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram

 

D8- Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares)

 

D9- Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas

 

D10 -Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos

 

D11- Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações

 

Grandezas e medidas

 

D12- Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas

 

D13 -Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas

 

D14- Resolver problema envolvendo noções de volume

 

 D15 -Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida

 

Números e operações / Álgebra e funções

 

D16- Identificar a localização de números inteiros na reta numérica

 

D17- Identificar a localização de números racionais na reta numérica

 

D18- Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

 

D19 -Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

 

D20 -Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

 

D21- Reconhecer as diferentes representações de um número racional

 

D22 -Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados

 

D23- Identificar frações equivalentes

 

D24- Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos

 

D25 -Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

 

D26 -Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

 

 D27 -Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais

 

D28- Resolver problema que envolva porcentagem

 

D29 -Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas

 

D30 -Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica

 

D31 -Resolver problema que envolva equação de segundo grau

 

D32 -Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões)

 

D33 -Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema

 

D34 -Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema

 

D35 -Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau

 

 Tratamento da informação

 

D36- Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos

 

D37 -Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.


   
Descritores de Língua Portuguesa do 5° ano

Procedimentos de leitura

D1- Localizar informações explícitas em um texto.

 

D3- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

 

D4- Inferir uma informação implícita em um texto.

 

D6 -Identificar o tema de um texto].

 

D11 -Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato

 

Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.

 

 D5 .Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)

 

D9 .Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

 

Relação entre textos

D15-Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

 Coerência e coesão no processamento do texto

D2- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto

D7 -Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D8 -Estabelecer relação causa e consequência entre partes e elementos do texto.

D12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

 Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

D13 -Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D14 -Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

 Variação linguística

D10 -Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Descritores de Língua Portuguesa do 9° ano

 

 

Procedimentos de Leitura

 

D1 -Localizar informações explícitas em um texto.

 

 D3- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

 

D4- Identificar o tema de um texto.

 

D14 -Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

 

 Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto

 

D5- Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)

 

D12 -Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

 

 Relação entre textos

 

D20- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

 

D21 -Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

 

Coerência e coesão no processamento do texto

 

D2 -Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto

 

 D7 -Identificar a tese de um texto

 

D8 -Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

 

D9 -Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

 

D10 -Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

 

D11- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

 

 D15 -Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

 

 Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

 

D16- Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados

 

D17 -Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações

 

D18 -Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão

 

D19 -Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

 

 Variação linguística

 

D13- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário