sexta-feira, 10 de abril de 2015





 
Prova de matemática - 5º ano

 PROVA DE MATEMÁTICA – I UNIDADE

 INSTRUÇÕES:

 *Leia com atenção antes de responder

*Só marque no gabarito quando tiver certeza.

*As questões só serão consideradas com os devidos cálculos

*Use caneta azul ou preta para preencher o gabarito e cabeçalho

*Só marque uma resposta em cada questão

 QUESTÕES

 
 *Luciana e seu irmão foram ao circo, no intervalo do espetáculo, resolveram lanchar com os R$ 5,00 que lhes restavam. Pediram: 2 sucos, 2 salgadinhos e 1 docinho.

  Tabela de Preços


 Suco R$ 1,20

 Salgadinho R$ 0,70

 Docinho R$ 0,50

 Pipoca R$ 0,50

  1-De acordo com os preços da tabela acima marque a resposta que indica quanto Maria e seu irmão gastaram no lanche:


 A( ) R$ 3,70.

 B( ) R$ 4,50.

 C( ) R$ 4,30.

 D( ) R$ 3,20.

 E( ) R$ 3,30.

  2-Luciana e seu irmão receberam de troco:

 A( )R$ 0,70. .

 B( )R$ 1,20.

 C( )R$ 0,50.

 D( )R$ 1,70.

 E( )R$ 1,30.

  3-O que é multiplicação?

 A( )é um bicho de sete cabeças

 B( )é o contrário da subtração

 C( )é uma adição de parcelas iguais

 D( )é uma subtração invertida

 E( )é a operação inversa a subtração e adição

  4-Os termos da multiplicação são:

 A( )multiplicando, multiplicador, soma ou total

 B( )multiplicando, multiplicado, resto

 C( )multiplicador, minueno, diferença

 D( )parcela, parcela, soma ou total

 E( )multiplicando, multiplicador, produto


 5-Qual dessas NÃO é uma propriedade da multiplicação:

 A( )associativa

 B( )comutativa

 C( )comitiva

 D( )distributiva

 E( )elemento neutro

  6-O elemento neutro da multiplicação é:

 A( ) o número 8

 B( ) o número 1

 C( ) o número 0

 D( ) o número 3

 E( ) o número 10

  7-Múltiplos de um número são:

 A( )números multiplicados por 2

 B( )é o resultado da multiplicação

 C( )é o resultado de uma subtração

 D( )são números multiplicados por 4

 E( )são produtos (resultado da multiplicação) desse número, por qualquer outro


 8-Os múltiplos oito primeiros de 7 são:


 A( ) (0, 7, 14, 21, 28, 37, 43, 56 ...)

 B( ) (0, 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49 ...)

 C( ) (0, 7, 14, 21, 28, 37, 43, 56 ...)

 D( ) (0, 7, 14, 21, 28, 37, 43, 56 ...)

 E( ) (0, 7, 14, 21, 28, 37, 43, 56 ...)

  9-Para descobrir o valor de um termo desconhecido, basta aplicar a operação inversa. O valor desconhecido representado pela figura : ? + 297 = 532

  A( )465

 B( )285

 C( )1 375

 D( )375

 E( )378


 10-Descubra o valor de X em:

  X + 1 345 = 3 265

 A( )1 444

 B( )1 920

 C( )2 343

 D( )1 326

 E( )1 894

  11- Para cercar o lote de sua casa, José precisa de 256 metros de arame para cada volta. Ele vai colocar 4 voltas na cerca. Quantos metros gastará?

 A( )1 333

 B( )1 352

 C( )1 124

 D( )1 024

 E( )1 414

  12-Ainda sobre os múltiplos dos números podemos afirmar que:

  A( )Os múltiplos são infinitos

 B( )Os múltiplos são sempre pares

 C( )São maiores que 100

 D( )São sempre ímpares

 E( )São divisíveis por dois

  13-Em 9 = 9 x 3 A propriedade que está sendo aplicada é:

 A( )associativa

 B( )elemento neutro

 C( )comutativa

 D( )distributiva

 E( )fechamento

  14-Na sala de aula de Bete tem 4 fileiras com 23 cadeiras cada. Quantas cadeiras há na sala de Bete?

 A( )37

 B( )17

 C( )27

 D( )87

 E( )67
 

 15-Calcule o valor de X na operação: x – 3 = 73

 A( ) x = 76

 B( ) x = 86

 C( ) x = 96

 D( ) x = 92

 E( ) x = 45

  16-Faça o cálculo mental e marque: 3 x 10 = ____ 3 x 100 = ____ 3 x 1000 = ____

  A( )300 – 3 000

 B( )30 – 300 – 3000

 C( )30 - 300 – 3001

 D( )3 – 30 – 300 –

E( )3 - 30 - 300

  17-Na propriedade comutativa, a ordem das parcelas não altera o:

 A( )saber

 B( )diferente

 C( )local

 D( )produto

 E( )resto

  18-Em 14 x 5 = 70 podemos afirmar que:

 A( )14 é o produto

 B( )14 é o multiplicando

 C( )14 é o resto

 D( )5 é o resto

 E( )5 é o multiplicando
 

 19-Qual desses números NÃO é múltiplo de 3?

  A( ) 7

 B( ) 9

 C( ) 12

 D( ) 15

 E( ) 30

  20-O que você achou dessa prova?

 A( )difícil

 B( )muito difícil

 C( )fácil

 D( )muito fácil

 E( )N D A

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

MODELOS DE PROVA - Língua Portuguesa

 ESCOLA ___________________________________ DATA _____/_____/______

 ALUNO(A) __________________________________________ SÉRIE 5º ANO

 
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - I UNIDADE

 O PRIMEIRO DIA DO BRASIL

 

 Tão logo o sol iluminou a primeira manhã do Brasil , a frota de Cabral pôs-se em marcha. O capitão-mor enviou um escaler para reconhecer a nova terra. Nele seguiu Nicolau Coelho, veterano da primeira viagem à Índia . Ele notou que os homens que estavam na praia mão eram negros nem “índios”. Embora não tenha entendido o que os nativos falavam, Coelho pediu que baixassem os arcos e flechas. Eles o atenderam. A seguir, o capitão deu-lhes um gorro vermelho, uma touca de linh e um chapéu preto. Em troca, recebeu um cocar de plumas e um colar de contas. Assim foi o primeiro encontro.Já os nativos ficaram tão espantados com os recém-chegados que os chamaram de “caraíbas”, cujo significado é “seres sobrenaturais”.

 BUENO, Eduardo- Brasil:Terra a vista! – L&PM Edições- p 72,73

 

 QUESTÕES de 1 a 10

Instruções:

Leia com atenção cada questão antes de marcar.

Só marque uma alternativa em cada questão.

Não rasure o gabarito, use lápis se precisar, e depois cubra de caneta quando for entregar a professora.

  1-O assunto tratado no texto é:

 A( )O tratado de Tordesilhas

 B( )O Descobrimento do Brasil

 C( )O dia do índio

  2-De acordo com o texto, podemos concluir que o encontro entre portugueses e índios foi:

 a( )tumultuado

 b( )amigável

 c( )violento

  3-Faça a correspondência:

 A-Escaler ( ) Autoridade militar que comandava a milícia

 B-Capitão-mor ( )Que já tem experiência, Experimentado, prático.

 C-Gorro ( ) Pequena embarcação para serviço de navio ou repartição marítima.

 D-Sobrenaturais ( ) Chapéu, redondo e sem aba.

 E-Veterano ( ) Fora das leis naturais; extraordinário

 A seqüencia que você usou foi:

 a( ) B – E – A – C – D

 b( ) D – A – C – B – E

 c( ) B – D – E – A – C

  4-Marque a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente:

 a( )África – farmacia - Bélgica – Pará – Índio – indio

 b( ) África – Bélgica – Pará – Índio – Caraíbas

 c( )África – América – Índios – cenário – canário

  5-Justifique o acento das palavras: café – chulé – sofá – jiló

 a( )são paroxítonas terminada em e/es – a/as – o/os

 b( )são dissílabas

 c( )são oxítonas terminadas em e/es – a/as – o/os

 
 6-Circule a sílaba tônica de cada palavra:

 Máscara - árvore – África – mármore

 a( )Todas são paxítonas

 b( )Todas são proparoxítonas

 c( )Todas são paroxítonas

 
7-Marque a seqüência certa para completar as lacunas adequadamente:

 a( ) recrear – recriar - peão – pião - cela – sela - cegar – segar

 b( ) cela – sela - cegar – segar - recrear – recriar - peão – pião

 c( )sela – cela – recriar – recrear – segar – cegar – pião – peão

  1) O assaltante foi colocado na ____________

 2) O cavalo sentia o espinho embaixo da ______________

 1) O colégio pretendia _____________ a tragédia de Shakespeare.

 2) A peça pretendia ______________ os alunos.

 1) Devemos ________________ o cereal antes da chuva.

 2) Quis _______________ animal durante a luta.

 1) Deram um _____________ de presente ao menino.

 2) O pagamento do ____________ deixou-o alegre.

 
 8-Assinale a alternativa em que a vírgula está usada corretamente:

 a( ) Mamãe foi à feira e comprou: tomate, cebola, maçã, melancia e banana.

 b( )Quero comer carne, com, batata frita.

 c( )Moro na Rua das laranjeiras nº45 Marechal Rondon, Salvador BA.

 
 9-Marque a frase que mostra a função das reticências (...)

 a( ) Para indicar, nos diálogos, a fala de personagem

 b( ) marcam uma interrupção da frase e, conseqüentemente, a suspensão da sua melodia.

 c( ) marca uma pausa de pequena duração.

  10-Escreva uma carta para alguém que você não vê a muito tempo, contando as novidades. (10 linhas) .Não esqueça os elementos fundamentais: 1-Local e data(à esquerda) 2-Saudação ao destinatário 3- Assunto/ desenvolvimento 4-Despedida 5- assinatura.

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 Que tipo de carta você escreveu?

 a( )Comercial

 b( )Pessoal

 c( )Formal

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário