quarta-feira, 13 de maio de 2015

Sequência Didática - Gênero Anúncio

Sequência Didática

1-   Compartilhando a proposta de trabalho com os alunos

·       Explicar a eles que durante esse trimestre um dos assuntos a serem estudados será o gênero anúncio.
·       Questioná-los para saber se eles conhecem a função dos anúncios, como eles devem ser feitos e em que tipo de suporte devem ser colocados.

2      -  Mapeando o conhecimento prévio dos alunos

Inicialmente apresentar alguns anúncios engraçados sem mencionar o que realmente deveria constar em um anúncio.

 Procurar anúncios na internet ou em outras fontes
Posteriormente questionar o que deveria constar em um texto como esse e o que não poderia haver. 

- Ouvir todas as possibilidades de respostas e posteriormente conferir com as definições corretas - através de um cartaz previamente elaborado, no datashow,  ou  em não havendo alternativa, no quadro mesmo; caso fique somente na oralidade o aluno pode esquecer.
• Em que contexto, ou seja, em que situação foi escrito ou produzido determinado texto?
• Para quem ele foi escrito, isto é, quem serão as pessoas mais interessadas em lê-lo?
• Quem o escreveu?
• Quais as intenções, os objetivos, que levaram o emissor a produzi-lo? 


Você já percebeu quão grande é a diversidade de textos com os quais travamos familiaridade no nosso dia a dia? 

Em função disso, novamente estamos diante de um gênero textual bastante propagado pelos veículos de comunicação em massa, tais como jornais impressos, revistas e até pelos jornais divulgados no meio eletrônico. 

O gênero textual denominado “anúncio classificado” possui uma característica que lhe é intrínseca, a persuasão. Como a finalidade discursiva é divulgar algo, o objetivo é, realmente, persuadir o interlocutor a satisfazer tal pretensão. 


Comumente, temos a oportunidade de nos deparar com anúncios de diversas naturezas: venda, troca, aluguel de imóveis, veículos, objetos, dentre outros. Há também aquele anúncio no qual o emissor oferece vagas relacionadas à oferta de empregos, como também existem profissionais que se dispõem a oferecer sua mão de obra de acordo com a sua formação e experiência obtida ao longo do tempo. 

Em relação à maneira como são dispostos, geralmente costumam ser separados por categoria. Até mesmo por uma questão de estética e organização, como também para facilitar o contato por parte do interlocutor. 

No que se refere a forma de escrita, esse se apresenta conciso, claro e objetivo. A presença de uma linguagem não verbal (imagens) atua como uma fonte atrativa. Outro aspecto de total relevância é que o emissor procura estabelecer um contato mais direto com o público-alvo, ao mencionar dados pessoais que possibilitem um contato maior, tais como número de telefone, endereço físico ou eletrônico ou qualquer outro. 
Analisemos, pois, um pouco mais sobre a estrutura inerente ao gênero em questão:

Título – Costuma ser atrativo, claro e direto;
Corpo do texto – Constitui-se das informações necessárias a alcançar o que se pretende, como, por exemplo, dados completos acerca do produto anunciado;
Meio de contato – Imprescindível para que a comunicação se efetive.


Atividade diagnóstica

  • Entregar para cada aluno uma folha, pedir para que criem um anúncio, sobre o tema que preferirem e no formato que quiserem a partir das definições apresentadas; poderá ser elaborado em dupla.

  • Montar um cartaz com os anúncios entregues e expor na sala de aula para que todos tenham acesso à visualização dos trabalhos dos colegas e consultas posteriores.

Se houver tempo pedir para que os alunos leiam os anúncios de seus colegas no cartaz e depois escolham o melhor elaborado.  Nada impede que o seu próprio anúncio seja o escolhido.
### FIM DA PIMEIRA AULA ###
Materiais para a próxima aula: propagandas impressas, revistas, lápis, cartolinas, tesouras, cola, régua, etc.

3 – Ampliando o repertório dos alunos

Levar para a sala de aula vários jornais, distribuí-los entre os alunos e pedir que façam a leitura dos anúncios nas páginas de classificados. Analisá-los quanto as características, o que é correto e o que não é e apresentar para a turma.

4 – Produzindo textos coletivos

A partir de recortes de revistas e jornais, criar anúncios que poderão ser engraçados ou não, utilizando as características necessárias do gênero. Essa atividade poderá ser desenvolvida em pequenos grupos de no máximo quatro (04) alunos.

Terminada a atividade, expor os trabalhos no mural ou no blog da escola.

Apresente o tema de forma interessante;
Use linguagem adequada ao gênero;
É possível estabelecer relação com outros textos;
Evite o use de clichês;
Esbanje originalidade;
A pontuação é um recurso bastante expressivo em textos poéticos;
Não se esqueça de que todo texto deve ter um título;
Elabore um primeiro rascunho;
Troque informações e ouça a opinião dos seus colegas e do seu professor;
Refaça-o quantas vezes você julgar necessário;
Prepare-se para apresentar para a turma antes de elaborar o mural e divulgar no blog.

Passar nas equipes e verificar a escrita dos textos, colaborar com ajustes quando necessário, orientar quanto aos aspectos do gênero e do tema e incentivar a participação de todos os envolvidos. Em cada equipe pela qual passar, elogiar pelo menos um aspecto da produção, como forma de estímulo para a continuidade do trabalho.


### FIM DA SEGUNDA AULA ###
Atividade de Revisão

1 – Complete com o que falta, construindo uma unidade de sentido em relação ao gênero anúncio.

A – São características fundamentais em um anúncio: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

B - _____________________________, __________________________ e ____________________, são três erros que precisam ser evitados ao se anunciar algo.

2 – Assinale a alternativa correta:

Para se criar um anúncio eficaz os verbos devem estar:

A – no modo imperativo
B – no modo indicativo
C – no modo subjuntivo
D – nenhuma das alternativas, porque _______________________________________________________________________________________________________________________.

5 – Produzindo texto individualmente

3 – Elaborar um anúncio sobre algo real, para os classificados do jornal mural da semana para a realização de uma feirinha/bazar no pátio da escola para venda, aluguel ou doação do que foi anunciado com data previamente anunciada.

 
Realizar a atividade individualmente, de preferência, entregar uma cópia para cada aluno que deverá colar no caderno para possíveis consultas, se necessário.
Trocar entre os alunos as atividades e fazer a correção oral, envolvendo a turma para melhor fixação do conteúdo e entendimento do gênero.

### FIM DA TERCEIRA AULA ###

6 – Revisando e aprimorando o texto – (revisão coletiva e individual)

Escolher alguns anúncios que apresentem as melhores características de estrutura, de organização de ideias, o mais bem escrito e o mais criativo. Conversar com os alunos, autores dos anúncios e pedir-lhes sua autorização para apresentar para a turma como bons exemplos de textos deste gênero. 
O  texto poderá ser digitalizado e apresentado em datashow para a turma.  Lembrar aos demais que os textos apresentados são de alguns alunos da sala.
Os textos deverão ficar expostos enquanto a turma revisa seus próprios anúncios, aprimorando o que for necessário.  Avisar que essa atividade vale nota.

7 – Socializando a produção final

Realizar uma feirinha/bazar no pátio da escola para venda, aluguel ou doação do que foi anunciado com data previamente anunciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário