quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Foto de Rosas Rojas.

Coerência textual.

O professor deverá reproduzir e entregar aos alunos uma cópia do texto “Governar” e propor a eles que o leiam com atenção e realizem a atividade apresentada na sequência.

Governar

Os garotos da rua resolveram brincar de governo, escolheram o presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.

- Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará o meu lanche.

- Com que dinheiro? – atalhou Januário.

- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do governo.

- E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.

- Lucram a certeza de que têm um bom presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.

- Assim não vale. O presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.

- Eu sou o presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser presidente é moleza? Já estou sentindo como esse cargo é cheio de espinhos.

Foi deposto, e dissolvida a República.

(Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro: Record, 1994. Disponível em: http://mscamp.wordpress.com/2008/11/20/governar-%E2%80%93-carlos-drummond-de-andrade/)

Apresentar aos alunos as questões abaixo sobre o texto. Pedir a eles que as respondam e quando terminarem, o professor deverá comentar cada uma delas, dando ênfase às respostas possíveis.

1. O conto é um texto narrativo em que os fatos são apresentados numa sucessão cronológica, cuja indicação pode ser feita de forma direta por meio de advérbios ou expressões de tempo, ou pode ser dada de uma forma indireta, por meio da apresentação dos fatos numa ordem que não pode ser alterada, para não se incorrer em incoerência.

a. No texto Governar, como se dá a indicação da passagem do tempo?
b. Quais são os elementos linguísticos que marcam a evolução dos fatos no tempo?

2. Os elementos básicos da narrativa são: personagens, espaço, tempo, fato ou fatos narrados e o narrador.
a. Dentre os elementos básicos da narrativa, quais os que aparecem no primeiro parágrafo do texto?
b. Em relação à coerência, qual a importância da segunda frase do primeiro parágrafo para a continuidade da história? 

“Escolheram presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos”

c. Qual informação presente nessa introdução é fundamental para o desenvolvimento coerente da história?
d. A história é construída no universo do faz-de-conta, em que se associam o mundo adulto com o mundo infantil. Nesse primeiro momento, o que caracteriza cada um desses mundos?
e. Em uma narrativa, quando os fatos não são localizados no tempo (quando ) e no espaço (onde) é porque esses elementos não são importantes para a história ou porque os fatos narrados se aplicam em qualquer época e lugar. No caso do texto Governar, a que se deve a não localização dos fatos no tempo e no espaço?

3. Observe esta passagem do texto:

“__Pois não, aceitou Martim. Daqui por diante vocês farão os meus exercícios escolares e eu assino. Januário pagará o meu lanche."

O presidente escolhido revela-se bastante autoritário e egoísta. Quais os elementos linguísticos possibilitam essa dedução?

4. O tema abordado no conto – governar – é uma realidade do mundo adulto. Que termos foram usados para se referir ao mundo infantil?

5. Qual era a visão de Martim – a personagem presidente - sobre a ação de governar? Explique.

6. Percebe-se que há no texto uma forte crítica ao governo, feita por meio de uma brincadeira infantil. Que características governamentais negativas são criticadas no texto?

7. A quem se direciona a crítica que pode ser inferida na frase: “E o que nós lucramos com isso?"

8. Quais são as tarefas do governante a que se refere o texto, considerando a realidade do mundo infantil? Comprove sua resposta com elementos do texto.

9. A demagogia dos governantes está presente na fala do presidente de brincadeira. Transcreva do texto a passagem que comprova essa afirmação.

10. Observe:
“Eu sou o presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser presidente é moleza? Já estou sentindo como esse cargo é cheio de espinhos”.

Que comportamentos do governo estão sendo são criticados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário