segunda-feira, 21 de setembro de 2015


COMO SE FOSSE DINHEIRO

Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche.
Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava para seu Lucas.
Mas seu Lucas nunca tinha troco:
- Ô menino, leva uma bala que eu não tenho troco.
Um dia Catapimba reclamou de seu Lucas:
- Seu Lucas eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
- Ora menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?
- Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!
- Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa... (...)
Aí o Catapimba resolveu dar um jeito.
No dia seguinte, apareceu com um embrulhão debaixo do braço. Os colegas qudebam
saber o que era. Catapimba ria e respondia:
- Na hora do recreio, vocês vão ver...
E, na hora do recreio, todo mundo viu.
Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de
dentro... uma galinha.
Botou a galinha em cima do balcão.
- Que é isso, menino? – perguntou seu Lucas.
- É pra pagar o sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro... O senhor
pode me dar o troco, por favor?
Os meninos estavam esperando para ver o que seu Lucas ia fazer.
Seu Lucas ficou um tempão parado, pensando...
Aí colocou umas moedas no balcão:
_ Está aí seu troco, menino!
E pegou a galinha para acabar com a confusão.
No dia seguinte, todas as crianças apareceram com embrulhos debaixo do braço.
No recreio, todo mundo foi comprar lanche.
Na hora de pagar...
Teve gente que queria pagar com raquete de pingue pongue, com papagaio de papel,23
com vidro de cola, com geleia de jabuticaba... (...)
E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma:
- Ué, seu Lucas, é como se fosse dinheiro...
Ruth Rocha. Como se fosse dinheiro. São Paulo, FTD, 1995
Atividades de interpretação:
1)  Quase  sempre  as  histórias  são  contadas  por  um  narrador.  É  ele  que  conta  os
acontecimentos ocorridos. O narrador pode ou não participar da história.
No texto Como se fosse dinheiro, o narrador participa da história como personagem ou
apenas conta fatos vividos pelas personagens? Comprove sua resposta com elementos
do texto.
Registre o que você entendeu da história respondendo às questões referentes:
AO INÍCIO DA HISTÓRIA
Onde se passa a história?
Quem são os personagens da história?
Essa história se passa antigamente ou nos dias atuais?
AO PROBLEMA A SER RESOLVIDO
Qual é o problema da história?
À RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
Como o problema foi resolvido?
Suas expectativas foram atendidas quanto ao título e o que você supôs que seria o
tem da história?
Atividades de oralidade:
a) Você acha que essa história poderia ter acontecido de verdade?
b) Em sua opinião, é possível dizer que a iniciativa de Catapimba motivou seus
colegas a também protestarem contra as atitudes de seu Lucas? Por quê?24
ATIVIDADE 18
A publicidade exige  do leitor,  com  freqüência,  a identificação   de  informações
implícitas para a compreensão da mensagem:
Analise o cartaz e responda:
O que o cartaz anuncia?
Que instrumento está representado no cartaz?
Por que o instrumento é representado como uma folha?
É preciso pagar para participar do acontecimento anunciado?
Em que dia vai acontecer e em que período do dia?

ATIVIDADE 19

GÊNERO TEXTUAL: BILHETE
Edu,
Não posso jogar futebol hoje à tarde com você e a turma no campo. Minha
mãe vai me levar ao dentista. A gente se fala amanhã na escola.
                                     
                                                                                  Toquinho
a) Como é chamado, na sociedade, o texto que você acabou de ler? Assinale com um (x)
a resposta correta:
(   ) Carta
(   ) Bilhete
(   ) Aviso
(   ) Fábula
b) Por que escrevemos textos como esse, ou seja, qual a finalidade dele?
(   ) Fazer um convite.
(   ) Dar um recado.
(   ) Contar um fato.
c) Responda, atentamente, às seguintes questões:
 Quem escreveu o texto?
 Escreveu para quem?
 O que Toquinho tinha combinado com Edu?
 Com quem Toquinho iria jogar bola?
 Por que Toquinho não poderia ir mais jogar bola?
 Quando que Edu e Toquinho se encontrarão novamente?
 Onde os dois costumam conversar?
 Toquinho precisou repassar um recado para Edu e, para isso, selecionou o
gênero bilhete. Por que ele selecionou esse gênero?
 No seu dia a dia, quando você se utiliza do gênero bilhete? Por que esse
gênero é selecionado?
 Qual a relação de interação entre Toquinho e Edu? Assinale com um (x) a
resposta correta:
(   ) colegas       (    ) amigos       (    ) inimigos
 Retire do texto uma expressão que comprove sua resposta da questão anterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário