segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Exercícios - linguagem e estilo


Associe os textos seguintes às características predominantes correspondentes a cada um deles. A seguir, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

1. “Ali, por entre a folhagem distinguiram-se as ondulações felinas de um dorso negro, brilhante... era uma onça enorme. O índio sorrindo e indolentemente encostado ao tronco seco, não perdia um só desses movimentos, e esperava o inimigo com calma e serenidade (...)”
(O Guarani – José de Alencar)
2. “(...) Mas que vejo eu ali... que quadro de amarguras! É canto funeral!... Que tétricas figuras!... Era um sonho dantesco... Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar do açoite... Legiões de homens negros como a noite. Horrendos a dançar...”
(Navio Negreiro – Castro Alves)
3. “No outro dia o herói acordou muito constipado. Era porque apesar do calorão da noite ele dormira de roupa com medo da Caruviana que pega indivíduo dormindo nu. (...) Porém quando se sentiu bom era manhãzinha e quem conta história de dia cria rabo de cutia...”
(Macunaíma – Mário de Andrade)
4. “Haveria um escândalo se as ararinhas-azuis estivessem morrendo uma após a outra nos manduvis do Pantanal (...) Mas não há escândalo nenhum com a morte – em ritmo quase diário – dos indiozinhos que vivem nas aldeias de Mato Grosso do Sul.”
(Revista Veja – 23.3.2005)
( )  Linguagem romântica em que se encontra uma aproximação com a língua viva. As frases são diretas, mas plenas de palavras decorativas.
( ) A linguagem é bem elaborada e até rebuscada. A construção formal é constante, havendo tratamento plástico das palavras e frases.
( ) Texto destituído de linguagem tradicional. Ausência de pontuação, havendo assimilações da linguagem oral e rimas internas.
( ) Texto claro, econômico, informativo. As frases são simples, diretas, elucidativas.

a) 1, 2, 3, 4
b) 2, 1, 4, 3
c) 1, 3, 2, 4
d) 3, 2, 4, 1
e) 1, 2, 4, 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário