quinta-feira, 24 de setembro de 2015



Nesta lição, serão focados os tipos de discurso.

Trecho I
“Maurício saudou, com silenciosa admiração, esta minha avisada malícia”. E imediatamente, para o meu Príncipe:
_Há três anos que não te vejo,  Jacinto... Como tem sido possível, neste Paris que é uma aldeola, e que tu atravancas?"
[EÇA DE QUEIRÓS, 'A Cidade e as Serras']

01. Transponha para o discurso indireto o excerto acima, fazendo as adaptações necessárias.
02.  Justifique, agrupando-as em dois blocos, as alterações realizadas.

Trecho II
"Ela insistiu:
- Me dá esse papel aí."

      03.  Na transposição da fala do personagem para o discurso indireto, a alternativa correta é:
(A) Ela insistiu que desse aquele papel aí.
(B) Ela insistiu em que me desse aquele papel ali.
(C) Ela insistiu em que me desse aquele papel aí.
(D) Ela insistiu em que lhe desse aquele papel ali.

Trecho III
"A fúria de Alexandre chegara ao auge, e ele disse que arrombaria a porta, que jamais o prenderiam ali."
(A ARMADILHA, Murilo Rubião.)

04.  Assinalar a alternativa que indica a melhor transformação do discurso indireto do texto em discurso direto:
(A) - Arrombarei a porta, jamais me prenderão aqui.
(B) - Arrombaria a porta, jamais me prenderiam aqui.
(C) - Arrombarei a porta se me prenderem aqui.
(D) - Arrombaria a porta se me prendessem ali.

Trecho IV
Tentei rir, para mostrar que não tinha nada. Nem por isso permitiu adiar a confidência, pegou em mim, levou-me ao quarto dela, acendeu vela, e ordenou-me que lhe dissesse tudo. Então eu perguntei-lhe, para principiar, quando é que ia para o seminário.
- Agora só para o ano, depois das férias.
(Machado de Assis, "Dom Casmurro")

05. Neste excerto, que narra um fato ocorrido entre Bentinho e sua mãe, observa-se o emprego do discurso direto e do discurso indireto.
a) Transcreva os trechos em que é empregado o discurso indireto.

b) Transponha esses trechos para o discurso direto, efetuando as necessárias adaptações.
   
Trecho V
Uma hora o Dito chamou Miguilim, queria ficar com Miguilim sozinho. Quase que ele não podia mais falar. -"Miguilim, e você não contou a estória da Cuca Pingo-de-Ouro... "-"Mas eu não posso, Dito, mesmo não posso! Eu gosto demais dela, estes dias todos..." COMO É QUE PODIA INVENTAR A ESTÓRIA? Miguilim soluçava.
(Guimarães Rosa)

06. A frase em destaque representa:
(A) uma mistura da voz do narrador com o pensamento do personagem, num  momento de extrema emoção.
(B) a fala do personagem Miguilim, explicando por que não entendia os próprios limites.
(C) a fala do personagem Dito, que gostava demais de uma certa narrativa fabulosa e, neste momento terminal, queria ouvi-Ia.
(D) a voz exclusiva do narrador, que se distancia da cena narrada, compungido pela dor dos personagens e solidário com ela.

Trecho VI
- O toca-discos foi a única coisa que eu consegui salvar quando me despejaram.

07. Transforme a fala abaixo em um discurso indireto. Para tal, imagine que há na cena um narrador que utiliza os verbos introdutórios de fala e faça as modificações que se tornem necessárias.

Trecho VII
Contendo-se para não dar um forte pontapé na poltrona da frente, ele enrolou o pulôver como uma bola e sentou-se em cima. Gemeu. Mas por que aquilo tudo? Por que a mãe lhe falava daquele jeito, por quê? Não fizera nada de mal, só queria mudar de lugar, só isso... não, desta vez ela não estava sendo nem um pouquinho camarada.

             08.   Transcreva a parte do texto estruturada sob forma de DISCURSO INDIRETO LIVRE.

09. O discurso indireto livre é empregado na seguinte passagem:
(A) Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo.
(B) Reconhece a sua própria cara, reconhece o banco e a babá. Tem uma vaga lembrança daquela cena.
(C) Um homem vem caminhando por um parque quando de repente se vê com sete anos de idade.
(D) O homem tenta dizer alguma coisa, mas não encontra o que dizer. Apenas abraça a si mesmo, longamente.

Texto VIII
História estranha

        Um homem vem caminhando por um parque quando de repente se vê com sete anos de idade. Está com quarenta, quarenta e poucos. De repente dá com  ele mesmo chutando uma bola perto de um banco onde está a sua babá fazendo tricô. Não tem a menor dúvida de que é ele mesmo. Reconhece a sua própria cara, reconhece o banco e a babá. Tem uma vaga lembrança daquela cena. Um dia ele estava jogando bola no parque quando de repente aproximou-se um homem e…
        O homem aproxima-se   dele   mesmo.   Ajoelha-se, põe as mãos   nos   seus   ombros   e   olha   nos   seus olhos. Seus olhos se enchem de lágrimas. Sente uma coisa no   peito. Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo. Como eu era inocente. Como os meus olhos eram limpos. O homem tenta dizer alguma coisa, mas não   encontra   o   que   dizer.   Apenas   abraça  a   si   mesmo,   longamente.   Depois   sai   caminhando, chorando, sem olhar para trás.
        O   garoto   fica   olhando   para   a   sua   figura   que   se   afasta.   Também se reconheceu.   E   fica   pensando, aborrecido: quando eu tiver quarenta, quarenta e poucos anos, como eu vou ser sentimental!
                                                     (Luís Fernando Veríssimo, Comédias para se ler na escola)

10. Localize no texto a passagem do discurso indireto livre. (grife com caneta ou lápis colorido).

LIÇÃO 12
Nesta lição, o foco será entorno da gramática.

01.   Identifique o sujeito nas orações, e em seguida os classifique.
a)    Desenhavam despreocupados os alunos.
b)   Despreocupados, os alunos e os professores pintavam.
c)    Não entendi a questão.
d)    Mandaram os acidentados para o hospital.
e)    Precisa-se de carpinteiros.
f)     Faz dias que o carteiro não aparece.

02.   Observe as orações: João e Carlos foram à cidade. Fizeram muitas compras.
Nesse caso o sujeito de “fizeram” é
(A) Composto.                                    &n  bsp;       (C) Implícito.
(B) Indeterminado                                        (D) Oração sem sujeito.

03.   Indique se o uso do SE nas orações abaixo é pronome apassivador ouíndice de indeterminação do sujeito.
a)    Falou-se muito sobre trabalho.
b)    Faz-se unha.
c)    Discutiu-se muito sobre o assunto.
d)    Alugam-se casas.

04.   Identifique o predicativo de cada oração, e em seguida classifique comopredicativo do sujeito ou do objeto.
a)    Derrubaram a velha casa.
b)    Seus pais são maravilhosos.
c)    O choro da criança parecia fraco.
d)    Os estudantes e os congressistas fizeram um bom trabalho.

05.   Identifique nas orações os predicados, e em seguida os classifique.
a)    Os bombeiros socorreram as vítimas do incêndio.
b)    Este homem parecia uma criança.
c)    Os alunos retornaram da excursão felizes.
d)    O seu gesto foi delicado.
e)    O dentista respondeu sério.
06.     Os professores universitários lutam por melhores salários.

07.     Classifique os verbos da questão anterior quanto aos verbos significativos.

08.     Classifique o termo grifado de cada oração em objeto direto ou objeto indireto.
a)O cantor não gostava de entrevistas.
b)      O cheiro da tinta contaminou o ar.
c)Eu vejo você amanhã.
d)     O povo reagiu contra os maus políticos.
09.     Classifique os termos destacados abaixo em complemento nominal ou adjunto adnominal.
a)O porão da casa estava cheio de ratos.
b)      As casas de madeira eram bem feitas.
c)Os bons políticos agiram favoravelmente ao povo.
d)     Os meninos ganharam bonés de veludo.

10.     Destaque nas orações o aposto ou o vocativo. Em seguida os classifique.
a)Chegou a hora da verdade, amigos.
b)      Olá, meu rapaz, isto não é vida! (M. Assis)
c)A morte, angústia de quem vive, ocorre ao acaso.
d)     Vocês por aqui, meninos?!
e)Dona Aida servia o patrão, pai de Marina, menina levada.

11.     Relacione as orações coordenadas abaixo conforme o código seguinte:
( A ) oração coordenada assindética
(B ) oração coordenada sindética aditiva
( C ) oração coordenada sindética adversativa
( D ) oração coordenada sindética alternativa
( E ) oração coordenada sindética explicativa
( F ) oração coordenada sindética conclusiva

a) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz” desde pequenina.(   )
b) Recebeu a bola, driblou o adversário e chutou para o gol.(   )
c) Acendeu o “abat-jour”, guardou os chinelos e deitou-se.(   )
d) Não se desespere, que estaremos a seu lado sempre.(   )
e) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular.(   )
f) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia.(  )
g) Não me abandone, ou eu sou capaz de morrer.(   )
h) Não é gulodice, nem egoísmo de criança.(   )
i) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero.(   )
j) Choveu muito na região sudeste; no entanto, o rodízio de água começará amanhã.(   )

“A Leitura embriaga a alma e enobrece o espírito, enquanto que a Escrita imortaliza o ser, tornando-o modalizador de homens.”

Nesta 2ª apostila de Exercícios de Língua Portuguesa, algumas das atividades foram produzidas por mim, Francisco Antônio, outras foram pesquisadas em blogs, nos livros do Gestar II e no caderno da Olimpíada de Língua Portuguesa (06/08/12).  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário