quinta-feira, 24 de setembro de 2015


Precisamos cuidar de nosso planeta

Hoje em dia as pessoas aparentemente estão muito preocupadas em preservar a natureza, e quando se fala em natureza, a primeira coisa que vem em nossas mentes é um lugar cheio de árvores, e muito verde, principalmente, você já parou para pensar por quê o verde é tão importante?

Pois bem, as árvores e todos os seres vivos da família dos vegetais, aqueles que nós chamamos de plantas, são as responsáveis pela fabricação e renovação do oxigênio que nós seres humanos necessitamos para respirar. Então, se as árvores e as plantas desaparecerem da face da Terra, quem é que vai produzir o oxigênio?

Além disso, as plantas são seres produtores dentro da cadeia alimentar. O que significa isso? Significa que elas produzem o seu próprio alimento, se não houvesse outros seres vivos na Terra ainda assim as plantas sobreviveriam porque elas não dependem de outros seres, muito pelo contrário, nós seres humanos e os outros animais é que precisamos das plantas. Como é que as plantas produzem seu alimento? Elas fazem isso por um processo que nós chamamos de fotossíntese: é mais ou menos o seguinte:

As plantas usam a luz do sol juntamente com o gás carbônico e mais a água e produz o oxigênio e a energia. Assim a planta se mantém viva e dá vida para os animais que as consomem.

Mas você pode pensar: eu não como árvore e nem mato, e se essas plantas acabarem eu posso comer um belo bife de boi ou um bom pedaço de galinha, ou então um belo pernil de porco, não é? Até é. Mas e o boi para se manter vivo come o quê? E a galinha come o quê? E o porco come o quê? Todos eles são consumidores primários que se alimentam de plantas, de mato, de capim, de milho e outros vegetais da natureza, e sem esses vegetais, adeus bife, adeus frango, e adeus leitão.

Por essas e outras coisas mais, você deve ajudar a preservar a natureza, e não adianta ficar fazendo discurso para tentar convencer os outros se você não mudar a si mesmo, vamos cuidar do jardim da nossa escola e de todo verde que estiver à nossa volta, assim a natureza agradecida retribuirá com frutos e flores que nos alegrarão e perpetuarão a nossa existência.

Por que as plantas são importantes no nosso planeta?

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário