terça-feira, 15 de setembro de 2015

Foto de Flowers & Roses & Eftelya.


Você já viu um DNA?

Pois, vai ver! E não pense que precisará visitar um laboratório supermoderno para ficar frente a frente com essa fascinante molécula. Você mesmo pode extrair o DNA de algumas frutas! Aceita o desafio? Então, vamos lá!

Você vai precisar de:
» frutas (pode ser banana, morango ou kiwi);
» detergente;
» sal;
» água;
» gaze;
» sacos com lacre;
» copo cilíndrico;
» faca sem ponta;
» álcool com graduação maior que 96%, que pode ser encontrado em farmácias. (Atenção! É recomendável a ajuda de um adulto para utilizar esse material.)

Modo de fazer:
Em primeiro lugar, escolha uma fruta e use a faca para picá-la em pedaços pequenos. Em seguida, coloque a fruta picada dentro do saco, adicione uma pitada de sal e um pouco de detergente, Agora, feche o lacre e esprema a mistura até ficar parecendo uma papinha. Abra o saco e acrescente um pouco de água. Feche o saco e misture tudo até parecer um suco.
O passo seguinte é colocar a gaze sobre a boca do copo e filtrar a mistura. Repita a operação algumas vezes até que o suco fique bem ralo. Nada de beber o líquido! Chegou a hora de adicionar o álcool ao suco. Faça isso bem devagar, com o copo inclinado, para que o álcool fique na superfície da mistura. Repare que algo semelhante  a uma nuvem branca ou a uma nata começa a se formar sobre a mistura. Isso é o DNA, que você acabou de extrair da fruta!

Revista Ciência Hoje das Crianças/Junho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário