terça-feira, 24 de novembro de 2015




1. Você já brincou de detetive? É muito divertido e requer que aprendamos alguns truques. Por exemplo, usar tinta invisível. Você sabe como fazer tinta desse tipo? É só seguir estas instruções:

Você vai precisar de:
• suco de limão;
• papel branco;
• um palito ou pincel fino.

TINTA INVISÍVEL 
Coloque o suco de limão em um potinho. Cuidado para não deixar cair em sua pele, porque o suco de limão pode causar manchas.
Molhe o pincel ou o palito no suco e escreva o recado no papel branco. Entregue a mensagem a um amigo. Para ler, ele vai ter de aproximar o papel de uma lâmpada acesa, até que o calor faça as letras aparecerem. (Recreio, nº 14.) 

a) Reconheça os modos em que estão as formas verbais destacadas.
 b) A forma vai precisar, utilizada no texto do quadro lateral, é uma locução verbal. Que forma verbal simples (de uma única palavra) corresponde a essa locução?
 c) A que modo pertence essa locução verbal ou essa forma verbal simples?

2. As palavras e as frases podem ganhar novos sentidos, dependendo do contexto em que são empregadas. Por exemplo, suponha que você esteja indo à casa de um amigo e não saiba se ele e a família estão lá ou se viajaram. Ao se aproximar da casa, nota luz na sala e diz: “A luz está acesa”. No caso, você não estaria desejando informar que a luz está acesa e, sim, que o seu amigo e os familiares dele estão em casa.
 A seguir, você vai ler a descrição de três situações em que a mesma frase é dita por diferentes pessoas. Levando em conta o contexto, descubra o que realmente a pessoa pretende informar com essa frase.
a) Um funcionário da companhia de eletricidade, depois de fazer o serviço de ligação de energia, diz: “A luz está acesa”. O que, de fato, ele quer dizer?
 b) Dois amigos que moram na mesma rua têm o hábito de se encontrar, após o jantar, para conversar e contar piadas. Então combinam um código: quando um deles acender a luz da varanda é porque já terminou de jantar e espera o outro em casa. Um deles olha para a casa do amigo e diz para a irmã: “A luz está acesa”. O que, realmente, ele quer dizer?

3. Imagine agora uma situação e uma frase em que, apesar de o verbo ser empregado no indicativo, haja uma nítida intenção imperativa.

4. Você gosta de mitologia? Então leia o texto a seguir, que fala de duas figuras da mitologia egípcia.
 O MITO DE HÓRUS E OSÍRIS
    Segundo a mitologia egípcia, Hórus era o filho de Osíris, deus da natureza, que governou o Egito com a ajuda de sua mulher e irmã Ísis. Osíris teria sido morto e esquartejado (feito em pedaços) por seu ciumento irmão Set, que espalhou as partes do corpo por todo o Egito. Mas a fiel Ísis teria recolhido os membros e reconstituído o corpo, ressuscitando Osíris, que se tornou deus do Mundo dos mortos.
     Então coube a Hórus disputar o domínio sobre o Egito com seu tio Set em um grande combate do qual Hórus saiu vitorioso. É por isso que os faraós eram considerados encarnações do deus Hórus. E é por isso também que acreditavam que se uniriam a Osíris no outro mundo. (Recreio, nº 49.)

 Dos verbos destacados nesse texto, quais indicam:
a) estado?
 b) mudança de estado?
 c) ação? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário