terça-feira, 24 de novembro de 2015




Atividade sobre Orações subordinadas substantivas (I) - 9º ano
Leia o anúncio a seguir e responda às questões de 1 a 8.

1. Por meio dos pronomes ela e você, o locutor desse texto faz referência a duas pessoas. Associe o  texto e a imagem.
a) A quem se refere o pronome ela
b) E o pronome você
2. Do ponto de vista sintático, o texto apresenta uma construção interessante: na primeira parte há  uma única oração principal, acompanhada de várias orações subordinadas que a complementam.
a) Qual é a oração principal? 
b) Que palavra da oração principal é complementada pelas orações subordinadas?
c) Como se classificam as orações subordinadas? 
3. As orações subordinadas referem-se a diferentes tipos de conhecimentos e informações a respeito  do mundo. Identifique no texto exemplos de:
a) conhecimentos sobre a história da humanidade; 
b) informações sobre a situação geopolítica do mundo atual; 
c) conhecimentos sobre comportamento, cultura e religião;
d) informações sobre a atual situação científica e tecnológica da humanidade. 
4. O conjunto dos conhecimentos mencionados no texto representa uma síntese de tudo o que o  ser humano aprende durante a vida. De que modo esses conhecimentos são adquiridos?
5. No anúncio, mãe e filha estão nuas e felizes. O que a nudez pode representar? 
6. A estrutura sintática e o conteúdo do texto apresentam semelhanças. Indique a única afirmativa  falsa a respeito dessas semelhanças:
a) A menina do anúncio representa a humanidade; é o ser humano que se renova a cada geração.
b) Do ponto de vista sintático, a menina é representada pelo pronome ela (1ª linha), cuja função  é a de sujeito agente, que executa a ação de saber.
c) O objeto do verbo saber é o conjunto das orações subordinadas, que expressam as informações e conhecimentos que a menina deverá adquirir durante a vida.
d) A voz ativa do enunciado expressa a visão de que o homem é um ser agente e transformador,  que aprende a conhecer e a transformar o mundo.
e) As orações subordinadas, em razão de sua função de objetos diretos do verbo saber, sugerem que o homem atual, representado pela menina, é passivo diante dos rumos do mundo  moderno.
7. Na parte de baixo do anúncio, há dois enunciados e o logotipo do GNT, um canal de televisão  pago que veicula notícias e entretenimento. A pergunta “Quem vai explicar: você ou a vida?”,  apesar de dirigida aos leitores, é, de certa forma, respondida pelo anúncio. Explique essa resposta.

8. Todo anúncio visa promover um produto. No caso desse anúncio, promove-se um canal de televisão por assinatura. Levando em conta que o anúncio foi publicado num dos maiores jornais do  país, dê sua opinião: A estratégia publicitária adotada pelo próprio anunciante, isto é, o modo de  procurar convencer o consumidor, é adequada? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário