terça-feira, 24 de novembro de 2015



Verbos - Flexão de Tempo (atividades) - 6º ano

1. Você gosta de viagens espaciais e de viagens no tempo? Leia este texto:

Um passeio no tempo seria divertido, mas arriscado. Já pensou se numa dessas viagens você encontrasse seus antepassados e mudasse a vida deles? Imagine se sem querer você provocasse uma briga entre seus bisavós e eles não tivessem filhos? Assim você nunca iria nascer.
Como a gente não pode mesmo viajar no tempo, o jeito é se divertir com a ideia. Imagine que legal dar um pulo na pré-história e saber mais sobre os dinossauros ou conhecer as máquinas do futuro. Já pensou? (Recreio, nº 91.)

A respeito do primeiro parágrafo do texto, responda:
a) Qual é o assunto abordado? Uma viagem no tempo.
b) Nesse parágrafo, foram empregados vários verbos. Observe as formas verbais destacadas neste trecho:

"Já pensou se [...] você encontrasse seus antepassados e mudasse a vida deles? [...] sem querer você provocasse [...] e eles não tivessem filhos?"

Em que modo estão essas formas verbais: no indicativo, no subjuntivo ou no imperativo?
c) Considerando o assunto do parágrafo, responda: Por que foi empregado esse modo verbal?

2. Leia o boxe "Outras viagens".
 Você pode ter a sensação de viajar no tempo mesmo sem uma nave superveloz. Confira estas dicas:
• Faça um passeio de maria-fumaça.
• Veja fotografias e filmes antigos.
• Visite museus.
• Viaje para cidades históricas.
• Leia livros de história.
• Visite exposições de ciência e tecnologia.
• Assista a filmes e leia livros de ficção científica.

a) Qual é o assunto desse boxe?
b) Em que modo estão, na maioria, as formas verbais empregadas no texto?
c) Considerando o assunto do boxe, responda: Por que foi empregado esse modo verbal?
3. Observe:

Ontem eu fui ao cinema e vocês também foram.
Amanhã, eu irei ao cinema e vocês também irão.

Complete as frases, colocando os verbos no passado e depois no futuro, de acordo com a norma-padrão:
a) Ontem, eu estive no colégio e eles também estiveram. (estar)
Amanhã, eu estarei no colégio e eles também estarão.
b) Ontem, eu dei uma entrevista ao jornal e vocês também deram. (dar)
Amanhã, eu darei uma entrevista ao jornal e vocês também darão.
c) Ontem, eu disse um poema no sarau do colégio e meus colegas também disseram. (dizer)
Amanhã, eu direi um poema no sarau do colégio e meus colegas também dirão.
d) Ontem, eu fui sincera com meus pais e eles também foram sinceros comigo. (ser)
Amanhã, eu serei sincera com meus pais e eles também serão sinceros comigo.
e) Ontem, eu não pude chegar cedo à aula e vocês também não puderam. (poder)
Amanhã, eu não poderei chegar cedo à aula e vocês também não poderão.

4. Observe:

Ontem, eu tive uma boa surpresa. E você, também teve?
Amanhã, nós teremos uma boa surpresa. E vocês, também terão?

Complete as frases, colocando os verbos no futuro e no plural, de acordo com a norma-padrão:
a) Ontem, eu quis falar com a direção. E você, também quis?
b) Ontem, eu trouxe todos os livros. E ela, também trouxe?
c) Ontem, eu fiz toda a lição. E você, também fez?
d) Ontem, eu pus o dinheiro na conta. E ele, também pôs?

Nenhum comentário:

Postar um comentário