segunda-feira, 21 de dezembro de 2015





Exercícios sobre Linguagem, língua e fala

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Linguagem, língua e fala e veja a resolução comentada

 

Questão 1

Levando-se em consideração todo o seu conhecimento inerente ao processo comunicativo, retrate as diferenças que demarcam linguagem verbal e não verbal e, se possível, dê exemplos.

 

Questão 2

Tendo em vista as peculiaridades que norteiam a língua, em especial a língua portuguesa, comente acerca deste enunciado linguístico: 

Espelho olhos da são os alma o.

 


Questão 3

Levando-se em consideração os traços que demarcam a linguagem não verbal, analise as imagens a seguir e elucide sua opinião a respeito delas:

a) http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/llf1.exercicios.jpg

b) http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/llf2.exercicios.jpg

c) http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/llf3.exercicios.jpg

d) http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/llf4.exercicios.jpg

e) http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/llf5.exercicios.jpg




Questão 4

Sabemos que as linguagens, verbal e não verbal, muitas vezes trabalham a noção de intertextualidade, isto é, fazem alusão a uma obra de arte, a um fato histórico, a um poema, a um filme, entre outros aspectos. Dessa forma, explicite seus conhecimentos acerca destas, evidenciadas a seguir:


Questão 5

Defina as características que se restringem a essa tríade: linguagem, língua e fala.

 
Respostas 1

Linguagem verbal é aquela representada por palavras propriamente ditas, configurando-se como uma forma mais precisa de expressarmos nossas ideias, como por exemplo:

Silêncio!

Atenção: perigo à frente.

Entre e seja bem-vindo!

Linguagem não verbal é aquela que se utiliza de outros sinais para que a comunicação se efetive, podendo ser por meio de gestos, símbolos, expressões fisionômicas, linguagem dos surdos-mudos, cores, entre outros elementos.





Resposta Questão 2

Não precisamos ir muito além para detectarmos uma verdadeira imprecisão no que tange ao processo comunicativo. Tal ocorrência se refere de modo evidente aos aspectos que norteiam a língua como um todo, pois essa é regida por um conjunto de palavras organizadas segundo regras específicas e utilizado por uma coletividade. Sendo assim, a partir do momento que os membros dessa comunidade lançam mão de tais conhecimentos, eles automaticamente percebem que a mensagem expressa pelo discurso é manifestada da seguinte forma: Os olhos são o espelho da alma.





Resposta Questão 3

A linguagem não verbal, apesar de não utilizar palavras concretas, se apoia em outros recursos, os quais inferem que o falante, levando em consideração todo seu conhecimento, esteja apto a decodificar a mensagem nela expressa, tal como evidenciada nos exemplos citados, mediante os seguintes discursos:

a) O gesto indica que tudo está muito bem, joia.
b) O cartão vermelho significa sinal de advertência a respeito de uma determinada atitude. 
c) O símbolo refere-se a pessoas portadoras de necessidades especiais.
d) É proibido fumar.
e) O símbolo de reciclagem envolvendo o globo terrestre indica as atitudes responsáveis que devemos ter para preservá-lo.





Resposta Questão 4

Tendo em vista que a finalidade discursiva presente nos anúncios publicitários pauta-se pela persuasão, podemos identificar que a intertextualidade demarca os exemplos em evidência, ora manifestada por:

No primeiro exemplo, tanto a marca do produto quanto a linguagem verbal presente no anúncio faz referência a uma conhecida música de Roberto Carlos intitulada “Ai que saudades da Amélia”, cujo refrão constatamos a seguir:   

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade

Quanto ao segundo, a expressão “as pedras no meio do caminho” faz alusão ao poema de Carlos Drummond de Andrade, expresso por:  

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.





Resposta Questão 5

Podemos dizer que o processo comunicativo encontra-se relacionado a esses três fatores, porém, vale dizer que um não é sinônimo do outro, pois, no âmbito dos estudos linguísticos, apresentam características que os diferenciam entre si. Nesse sentido, vejamo-las:
A linguagem é representada por todo o sistema de sinais convencionais que permitem a interação entre os seres, fazendo com que a comunicação se efetive de forma plena. Para tanto, temos a linguagem verbal e não verbal.

Definimos língua como um sistema convencional regido por leis combinatórias, pertencente a um determinado grupo de indivíduos, como é o caso da língua inglesa, portuguesa, espanhola, italiana, francesa, entre outras.

Já a fala, mesmo tendo em vista que a língua é concebida como um organismo social, restringe-se a uma determinada pessoa de modo individual. Dessa forma, tem-se que o indivíduo, munido de todo o seu conhecimento acerca do sistema convencional (leis combinatórias), expressa de modo particular suas ideias, seus sentimentos.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário