segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016




Dicas para a aula de música.

Olá pessoal!! Aproveitando  que ainda estou na escola de música, resolvi fazer um post bem rápido sobre alguns tópicos que eu considero importante para que se tenha uma aula de música agradável. São coisas simples e que eu trabalho em minhas aulas...
Então vamos lá!! 

1. Faça um planejamento de cada aula. Escreva o material a ser usado, como será feita a atividade e os objetivos a serem atingidos.  É muito importante para não perder o foco da aula. É normal acontecer da aula tomar outra forma, e algumas atividades que estavam planejadas não serem feitas, isto ocorre muitas vezes devido ao tempo, ou ao rumo em que a aula toma, mas tendo o planejamento você se sente mais seguro e confiante para saber o que está fazendo e o que deseja alcançar.

2. Como a aula de música, em muitas escolas é somente 1 vez por semana, as crianças ficam eufóricas quando chegamos na sala. O ideal é colocar as regras da aula de música. Ex.: Antes de começar a aula, eu explico a eles que durante a aula de música não poderão sair da sala, a não ser que seja uma emergência, mas eu digo que eles conseguem aguentar por meia horinha, pois a aula é muito curta e se saírem, eles perderão as brincadeiras. 

3. Inicie a aula sempre com uma música de boas vindas e comprimentos, e explique que a partir daquele momento as regras são da aula de música e quem está no comando é você! É importante ter uma rotina, as crianças precisam dela.

4. Não deixe de participar da aula. Dance, cante, deite no chão, pule! Não se esqueça que você é o espelho delas.

5. E no final de toda aula, faça um pequeno relaxamento, pois as crianças ficam agitadas durante a aula de música, e assim, você as acalma e o professor consegue continuar com as atividades normalmente. 


********************************************************************************

Jogo da memória sonoro

Olá pessoal, quanto tempo!! Eu demoro mas não paro de postar! hahahha
A ideia de hoje já é bem conhecida, um jogo da memória de sons, mas o que eu achei legal foi a dica da bexiga, que tirei do site: Musiped
Se você nunca fez esse jogo, vem aprender!
Jogo da Memória Sonoro

Você vai precisar de:
- Garrafinhas de yogurt pequenas
- Bexigas (número 10) pra não rasgar
- Arroz, feijão, açúcar e tudo o que você quiser colocar dentro para ter diferentes sons. Lembre-se que é um jogo da memória, por isso, faça pares de sons iguais.
Montando:
Coloque o que você quiser dentro das garrafinhas e faça os pares de sons iguais. Lembre-se de colocar sempre a mesma quantidade para não ter diferença no som.
"Vista"a bexiga na garrafinha e pronto, seu jogo está pronto.
Este foi o meu, usei: arroz, feijão, açúcar, aveia e cartão de crédito cortado em quadradinhos iguais. 
O brincar:
Na minha aula, como as turmas são grandes, eu combinei com eles que quando alguém acertasse o par, não pegaria o chocalho. Marquei os pontos dos acertos e embaralhei o jogo em cada acerto pra ficar mais difícil. O ideal é ter bastante chocalho.
Ainda não terminei, preciso de mais ideias  do que colocar dentro das garrafinhas, vocês sabem? Podem me ajudar? Se puder, deixe seu comentário que eu agradeço! :)
Ah, lembrando que esse jogo é indicado para crianças de 4 anos pra cima, pois é preciso muita atenção e já conhecer um jogo da memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário