quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

 

 

Resumo de Português e Literatura

LEITURA

TEXTO 1

Senhora, partem tão tristes
Meus olhos por vós, meu bem,
Que nunca tam tristes vistes
Outros nenhuns por ninguém.

Tam tristes, tam saudosos,
Tam doentes da partida,
Tam cansados, tam chorosos,
Da morte mais desejosos
cem mil vezes que da vida.
Partem tam tristes os tristes,
Tam fora d´esperar bem,
Que nunca tam tristes vistes
Outros nenhuns por ninguém.

(João Roiz de Castelo Branco. In Rodrigues Lapa
As melhores poesias do Cancioneiro geral.
Lisboa 1939.p 128)


TEXTO 2

Coração, onde jouvestes
Que tam má noite me destes?

Toda a noite pelejei
Eu, que já mais não podia;
Busquei-vos, não vos achei;
Sem vós, eu só que faria?
Deste-mês dores de dia
Pólo que assi me fizestes;
De noite dores me destes.

(Sá de Miranda. In S. Spina, op.cit.p.190.)


COM RELAÇÃO AOS TEXTOS

1- Lendo com atenção o texto 1, você vai perceber que existe uma palavra, cuja repetição, na maior parte dos versos, por seu som semelhante a uma batida, é responsável pela marcação rítmica do poema (lembre-se de que não há mais acompanhamento musical).Qual é essa palavra?
2- Comparando o texto 1 ao 2, você vai perceber que em ambos existe uma palavra relativa a uma parte do corpo humano que representa a totalidade dele.Quais são essas palavras?Qual é a figura de linguagem que representa o todo pela parte?
3- Você deve ter percebido que os dois textos tem a mesma métrica.Qual é ela?
4- Quais os elementos que, no texto 1, revelam a herança trovadoresca? Que herança é essa?

O RENASCIMENTO

TEXTO 1

SONETO DO MAIOR AMOR

Maior amor nem mais estranho existe
Que o meu, que não sossega a coisa amada
E quando a sente alegre, fica triste
E se a vê descontente, dá risada.

E que só fica em paz se lhe resiste
O amado coração, e que se agrada
Mais da eterna aventura em que persiste
Que de uma vida malaventurada.

Louco amor meu, que quando toca, fere
E quando fere vibra, mas prefere
Ferir a fenecer – e vive a esmo

Fiel à sua lei de cada instante
Desassombrado, doido, delirante
Numa paixão de tudo e de si mesmo.

(In Vinicius de Moraes, São Paulo
Abril, 1980 p. 34 – Literatura Comentada)

TEXTO 2

Amor é fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói e não se sente;
É um descontentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer ;
É um solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

( In Luis Vaz de Camões, São Paulo
Abril, 1980, p. 31 – Literatura Comentada)

COM RELAÇÃO AOS TEXTOS

1- De acordo com o que vimos quando estudamos Gêneros literários, qual é o nome da forma poética em que estão escritos os dois textos?


PRIMEIRA ÉPOCA MEDIEVAL

CLARA

Quando a manhã madrugava
Calma
Alta clara
Clara morria de amor.

Faca de ponta flor e flor
Cambraia branca sob o sol
Cravina amor
Cravina e sonha.

A moça chamada clara
Água
Alma
Lava
Alva cambraia no sol

Galo cantando cor e cor
pássaro preto dor e dor
um marinheiro amor
distante amor
e a moça sonha só
um marinheiro sob o sol
onde andará meu amor
onde andará o amor
no mar amor
no mar ou sonha

Se ainda lembra o meu nome
longe
longe
longe
onde estiver numa onda num bar
numa onda que quer me levar
para o mar de água clara
clara
clara
clara
ouço meu bem me chamar.

Faca de ponta dor e dor
cravo vermelho no lençol
cravo vermelho amor
vermelho amor
cravina e galos.

E a moça chamada clara
clara
clara
clara

alma tranqüila de dor.

( Caetano Veloso)

COM RELAÇÃO AO TEXTO

1- A “cantiga” de Caetano conta uma pequena história. Que história é essa?

2- Lendo com atenção, você percebe que há no texto duas vozes: a do poeta que “canta” a história de Clara e a voz da própria Clara, que chama por seu amor. Em que estrofes ouvimos a voz de Clara?

GRAMÁTICA

4- Assinale o vocábulo que contém cinco letras, quatro fonemas e duas sílabas.
a) estou b) adeus c) livre d) volto e) daqui

5- Assinale a alternativa onde há somente palavras com ditongos orais:
a) acordou/ estações/ distraído
b) coordenar/ Camboriú/ cidadão
c) falei/ família/ capitães
d) jamais/ atribui/ defendeis
e) comprimiu/ vieram/ averigúem

6- A única alternativa que apresenta palavras com encontro consonantal e dígrafo é:

a) graciosa
b) prognosticava
c) carrinhos
d) cadeirinha
e) trabalhava

7- As palavras cantei, cantam e cheiro apresentam, respectivamente:
a) ditongo crescente, ditongo crescente, ditongo crescente.
b) ditongo decrescente, ditongo decrescente, ditongo decrescente.
c) hiato, hiato, hiato.
d) hiato, ditongo crescente, ditongo crescente.
e) ditongo crescente, hiato, ditongo decrescente.

8- Explique a diferença entre:
a) Ele invocou o argumento precedente.
b) Ele invocou o argumento procedente.

9- Aponte o único conjunto onde há erro de divisão silábica:
a) flui-do, sa-guão, dig-no
b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, tran-sal-pi-no
c) com-vic-ção, tung-stê-nio, rit-mo
d) ins—tru-ir, na-te-pas-as-do, se-cre-ta-ri-a
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-as-vó

10- Em que conjunto a letra x apresenta o mesmo valor fonético?
a) exame - exíguo- xale- exceção
b) exilar – exorbitar – próximo – excêntrico
c) sexo – tóxico – axilas - nexo
d) exalar – exonerar – queixa – hexacampeão
e) trouxe – texto – sintaxe – léxico

EXERCÍCIOS

1- separe as sílabas de todas as palavras da frase em que inicia o seguinte anuncio:


DÊ UMA
OLHADINHA
NOS PNEUS
DO SEU CARRO:
ELES PODEM
ESTAR PREMIADOS.


2- Transcreva, das palavras analisadas no exercício anterior, os dígrafos e os ditongos.

3- Identifique a cacofonia do cronista José Simão, no seguinte trecho:
“ {...} Vou dar de presente a minha mãe um cacófato: minha mãe come galinha e eu amo ela”.

4- Identifique as palavras que apresentam dígrafos:

psicólogo espanhol
depoimento lixo
melhor bicharada
corretor jornais

5- Classifique os grupos vocálicos das palavras:

iguais também
lua noite
água duas
coisa comprarão
levaram órgão

6- Indique três palavras para cada vocábulo, mudando apenas o fonema inicial: gato – lente – teia
( modelo: dor – pôr, cor, for )


7- Leia o poema transcrito abaixo:

TENSÃO

sem som
tem som?

não tem som
em sem som?

som tem cantem
em sem sem som
som, hem? sem tom
tudo som tem
se sem som sol tem
som tem dancem
tem o mesmo som cantem
tem tom.
( Rui Campos )


a) O poeta trabalha com a parte das palavras, construindo um jogo de significações.
Considere o som das expressões abaixo, e não apenas a grafia, para descobrir os dois sentidos possíveis de cada uma. Exemplifique-os.
Tensão – tem tom – sol tem
b) Pensando na muitas relações que podem existir entre as palavras ( semelhança, oposição, comparação, etc), que tipo de relação existe entre o título do poema e os três últimos versos?

REDAÇÃO

DESCRIÇÃO - NARRAÇÃO - DISSERTAÇÃO

É possível identificarmos, no texto escrito, elementos descritivos, narrativos e dissertativos. A narração e a descrição aparecem, freqüentemente, num mesmo texto. Se você está contando uma viagem ( narração ), provavelmente incluirá características dos lugares que visitou, das pessoas que conheceu ( descrição ). E, se você terminar esse mesmo texto com uma reflexão sobre a importância do lazer na vida das pessoas, estará incluindo um elemento dissertativo. Mesmo assim, podemos dizer que sua redação é uma narração, pois há predomínio de características narrativas.
No livro Senhora Dona do Baile, a autora Zélia Gattai faz um relato de uma viagem que fez ao Leste europeu, em 1948. Leia alguns trechos:

Situados a quarenta quilômetros de Praga, na localidade de Dobris, o Castelo dos Escritores era, sem tirar nem pôr, uma cópia em miniatura do Palais de Versailles. Apenas não possuía as dimensões gigantescas do palácio de Luís XIV. Seus jardins e parques também haviam sido copiados a capricho dos famosos jardins de Versailles. Suntuosos salões de festa, bibliotecas bem sortidas, salas de jogos com mesa de bilhar, galerias ostentando quadros de caça e cabeças de veados embalsamados, penduradas pelas paredes, luxuosos aposentos, sessenta ao todo. O castelo de Dobris estava agora a disposição dos escritores tchecos.

( Zélia Gatai, Senhora Dona do Baile, Rio de Janeiro: Record. 1985,p. 57-93

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