quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Texto dissertativo-argumentativo: planejamento



Planejar um texto antes de realizá-lo no papel de forma definitiva é fundamental para o sucesso final de uma boa escrita. Para tanto, é importante que você se organize para esse momento.
Uma sugestão simples e válida, como primeiro passo, é registrar as ideias a serem abordadas em cada parágrafo. É importante se fazer a previsão do que vai ser discutido e como este o será, caso contrário você corre o risco de formar um parágrafo sem clareza, sem coesão, sem unidade, sem objetividade e sem um fluxo de ideia único. 
Uma técnica que pode ser usada e que pode trazer um bom resultado final é um planejamento por tópicos frasais. Já que cada parágrafo tem um tópico frasal, e este é o núcleo fundamental de cada abordagem, essa tipo de planejamento pode garantir um texto com abordagens diretas, objetivas, claras e coerentes ao final da produção.
Mas não podemos esquecer que a técnica é um passo inicial. Após a formação e elaboração dos tópicos, é necessário que os conceitos de paragrafação de introdução, desenvolvimento e conclusão sejam respeitados e bem aplicados.
Ainda é valido ressaltar que, após ter os tópicos frasais bem formados, para que se tenha um parágrafo de qualidade, é mister se pensar como o parágrafo será desenvolvido. Uma dica importante e valida é analisar com cuidado o tópico elaborado e buscar o que nele merece ser explicado, detalhado, relacionado, exemplificado e analisado. A partir disso será desenvolvido o parágrafo.

Imagine que você está diante de um tema que lhe permita levantar hipóteses que justifiquem a entrada de jovens no mundo das drogas. Para tanto, você deve primeiramente organizar seus conhecimento e informações sobre o assunto. Depois, a organização por tópicos pode te ajudar muito. Observe:
Introdução:
Os principais motivos são: influência dos amigos, curiosidade e principalmente a má estrutura da família.
Desenvolvimento 1:
A influência dos amigos talvez seja a maior porta de entrada para o mundo das drogas.
Desenvolvimento 2:
A curiosidade também é um perigo iminente.
Desenvolvimento 3:
Mas de todas essas situações, a desestruturação da família é um dos maiores impulsionadores para o contato com os tóxicos.
Conclusão:
É possível evitar que o jovem não tenha nenhum contato com a droga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário