terça-feira, 29 de março de 2016



PRODUÇÃO DE TEXTO –CARTA DO LEITOR – 8° ANO

 PRODUÇÃO ESCRITA

INSTRUÇÕES:

Produção, recepção e circulação

- O primeiro passo da produção é a escolha do tem da carta que você vai escrever. Sobre os tipos de assunto e motivações, de que é possível tratar.

- Contar experiências pessoais para obter matéria jornalística, expor um fato que seja importante na realidade em que você vive, na comunidade escolar ou no bairro onde você mora, por exemplo, ou ainda criticar algum acontecimento que lhe tenha chamado a atenção nos noticiários da imprensa, de TV ou rádio, etc. Essa escolha deve estar relacionada com o meio de comunicação para o qual a carta será enviada.

- A intenção da produção da carta é a de que ela seja publicada, e para isso o assunto e as características do texto precisam cativar o interesse do leitor preferencial, que é o editor do veículo para será encaminha.

Alguns cuidados:

- Verificar todos os dados necessários do jornal ou da revista conforme o meio escolhido para o endereçamento (correio, fax, e-mail...)

- Indicar a seção a que se dirige a carta.

- Acompanhar as edições seguintes do veículo para checar se a carta foi publicada e de que forma.

- A classe combina com o professor(a) um momento para comentar as experiências e os resultados obtidos com essa produção de texto.

- As anotações iniciais da carta serão feitas em sala de aula após a realização da conversa coletiva na qual os alunos apresentarão suas ideias e sugestões. Também deve-se estipular um tempo para que cada aluno possa aprimorar seu texto.

EXECUÇÃO
- Uma forma de fazer escolhas do assunto é ler jornais e revistas que abordem temas de seu interesse.

- É importante buscar informações em fontes diversas (livros, revistas, internet.) e conversar com pessoas entendidas no assunto, tendo em vista a elaboração eficiente do texto.

- Levante todas as informações, ideias argumento que sejam importantes para estruturar o assunto tratado e organize-se numa sequência lógica, de forma a montar uma espécie de plano do texto.

- O mais importante é a qualidade e não a quantidade de ideias.

- Elaborar o rascunho da carta, preocupando-se com os elementos de estilo e linguagem textual.

- Leia o rascunho tentando fazer o papel do leitor a quem a carta se destinará.

- Passe a carta a limpo e complete com dados iniciais (local, data destinatário e saudação) e sua identificação (nome, endereço, número do RG, telefone, e-mail) Conforme os meios (correio, fax, e-mail).

- Combinar como será feita a remessa das cartas produzidas pela classe.

AVALIAÇÃO

- Adequação ao gênero textual e entre o tipo de comunicação e o órgão de imprensa escolhido.

- coerência, coesão.

- linguagem

CIRCULAÇÃO

Antes de enviar as cartas para os devidos meios de comunicação os textos podem circular na sala de aula ou a turma combina uma sessão de leitura das cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário