domingo, 15 de maio de 2016

Equilibristas? Não, somos professores!

Ser professor é algo tão grandioso que só sabe a dimensão disso quem exerce essa profissão, aliás, não é à toa que a palavra professor tem alguma semelhança com profissão. Todos precisam de professores, o médico, o advogado, o padre, o engenheiro, o arquiteto e outras várias profissões, necessitam de alguém que o conduza ao seu ofício, ao seu sonho. No dicionário, se procurarmos a palavra PROFESSOR e seu significado encontraremos tais definições:
s. m.
1. Aquele que ensina uma arte, uma ciência ou uma língua.
2. Executante de uma orquestra de primeira ordem.
3. Que professa publicamente as verdades religiosas.
4. Fig. Entendido, perito.
Somos parte de cada ser que por nós passou, que nos ouviu, nos deu sua atenção em troca de conhecimentos. Somos alguém responsável pela herança E acúmulo de saberes adquiridos através de nós. Somos guias, a mãe, o pai, o responsável ausente, 2º família, extensão do lar.
Nosso cotidiano não é nada fácil. Acordar cedo e enfrentar centenas de cabeças, cada uma com um pensar diferente do outro. E Há sempre uma alegria em nosso sorriso, mesmo que pouca, mas há sempre a alegria em um sorrido de “Bom dia!”, “Boa tarde!” ou “Boa noite!”, há sempre harmonia nas maratonas diárias de aulas. Entramos em sala de aula já munidos e armados de nossas propostas de ensino, de saberes, de experiências. Procuramos sempre trazer o mais moderno, o novo, o atual, o BUM que fará a diferença para o nosso aluno. Somos ingênuos e delicadamente preparamos nossas aulas, somo ingênuos sim... Pois não são todos que darão o valor que você quer ou espera ao preparar aquele belo material e bela aula, poucos...mas muito pouco mesmo será o reconhecimento que esperas. Mas bem sabemos que esse pouco ou único reconhecimento nos enche de uma força e que a mesma nos levará até o dia seguinte.
Hoje, somos até mais que pais para nossos alunos, passamos horas tentando fazer com ele, nosso aluno/filho perceba a importância de estudar, a importância de se estar ali. Além de ensinarmos ciências, matemática e português temos que ensinar por favor, muito obrigado, com licença, não sente-se assim, não diga isso com o seu colega, não isso, não aquilo. Temos que ser verdadeiros mestres da vida. Corrigimos, corrigimos e corrigimos. Estimulamos. Trabalhamos com pessoas... E não são poucas pessoas, temos que lidar com alunos, coordenadores, diretores, alunos, pais de alunos, colegas de trabalho, alunos. E cada cabeça é um mundo! O nosso dia é um verdadeiro espetáculo de equilíbrios, somos equilibristas, somos malabaristas, somos artistas circenses. Usamos máscaras e malabares para não atingir ninguém, não magoar ninguém. E assim vivemos movidos por uma força, que não é aceleração vezes massa, é uma força interior, algo divino, que nos mostra que apesar de todos as pedras, montanhas e penhascos encontrados ... Somos a mais nobre, culta, grandiosa faculdade. Damos vida aos saberes, diariamente.
O que não condiz com nosso ofício são as labaredas que apagamos, os leões que matamos dia após dia, a falta de respeito, a descrença, ignorância, a cegueira interna, a falta de sensibilidade de alguns que nos rodeiam, a falta absurda de educação mental, familiar e social, o descaso do governo. NÓS QUE FAZEMOS O QUE VOCÊ É HOJE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário