segunda-feira, 29 de agosto de 2016

 
Mini Projeto Semana da Pátria

 JUSTIFICATIVA:

A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
formar na criança o conceito Pátria;
despertar o sentimento de patriotismo;
formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.

OBJETIVOS:
Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
Refletir sobre o que é ser patriota;
Comemorar as datas cívicas do nosso país;
Incentivar o amor à Pátria;
Conhecer melhor a nossa história;
Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
Identificar os símbolos nacionais;
Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;

SUGESTÕES DE ATIVIDADES: Conversas, debates e discussões sobre:
o que é Pátria;
o que aconteceu no dia 7 de setembro;
a figura de D.Pedro I;
os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
o grito da Independência;
a vida no Brasil antes e depois da Independência;
Textos informativos, literários, poéticos;
Textos coletivos;
Álbum;
Vídeos;
Hinos: Nacional, da Independência;
Pesquisas;
Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
Jogral;
Dramatização;
Poemas e diálogos de temas nacionais;
Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
Uso de mapas para a localização do Brasil;
Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
Concurso de poesia;
Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;
Confecção de: - bandeirinhas com as cores nacionais, - Bandeira do Brasil,
- cata-ventos, - estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo, - viseiras para o desfile.

Informática: digitações no Word e ilustrações no Paint/Word.
Mural: "Vultos da História do Brasil"
Dividir a sala em grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".
Pesquisa: Propor às crianças que pesquisem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.
Produção Textual Lançar um concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida". Pode-se confeccionar um livro reunindo todos os textos produzidos e ilustrados pelos alunos.
Sete de setembro, data tão festiva, foi a independência desta terra tão querida. É uma grande data para o meu Brasil , que hoje está liberto e cheio de encantos mil. Viva, viva, viva a independência do Brasil!


Gincana Para a Semana da Pátria
1.Cidadania se aprende com exercícios de participação. Uma gincana requer trabalho de equipe, envolvimento, que todos se integrem e participem ativamente.2. Cooperação: ter clareza de que as idéias que vão direcionar o trabalho não serão de competição, mas de cooperação. As tarefas terão esse objetivo.3. Aprender brincando: o que se deseja é favorecer o envolvimento da comunidade (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos) em torno de uma busca comum: crescer na consciência de que é cidadão quem participa e se envolve.4. Indignação geradora de transformação: a indignação dos descontentes não pode ficar sufocada, mas gerar energia para buscar mudanças, para decidir a lutar e trabalhar coletivamente pelas mudanças que se deseja. Entender indignação como sinônimo de trabalho ativo e não de algo desordenado.Pontuação e premiação:Ao contrário de estimular a competição, estimular a cooperação e a alegria da participação. Exemplo: pontuar pelas atitudes: a equipe que mais movimentou pessoas, que demonstrou mais alegria, criatividade. Prêmio: Exemplo: as equipes recebem sementes para serem plantadas ao final da gincana.Exemplo de tarefas1 - Montagem das equipes (mistas, integrando idades)2 - Escolha dos nomes – algo ligado ao espírito da gincana (consciência, união, solidariedade, cooperação, respeito, amizade...).3 - Exemplos de tarefas:- Entrevista com uma pessoa da comunidade, de mais ou menos 60 anos, para perguntar como era o voto no Brasil quando ela era jovem (com que idade era permitido votar, quem votava, que partidos existiam, como era o processo da eleição, o que havia de curioso...) e como isso evoluiu.- Montagem de dramatização a partir de uma música, retratando o Brasil que temos e o Brasil que queremos.- Fazer uma paródia de música conhecida, e nela falar sobre a importância do voto.- Criação de uma camiseta, com mensagem que fale de cidadania, participação.- Fazer um vídeo de cinco minutos com jovens de 16 anos, que vão votar pela primeira vez, falando de como estão se preparando para as eleições.- Gravar 10 minutos de um horário político e contar quantos partidos apareceram. Apresentar uma lista das propostas possíveis de se realizar e das que são só promessas.- Entrevistar uma ONG ou algum grupo da comunidade para conhecer qual trabalho social realiza e depois apresentar.- Encaminhar cinco crianças para fazerem o registro de nascimento.- Cada equipe organizar faixas, bandeiras e formar blocos com os excluídos da comunidade, dando voz àqueles que muitas vezes ficam esquecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário