sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Os verbos HAVER, FAZER, IR, FALTAR e PASSAR

Os verbos HAVER, FAZER, IR, FALTAR e PASSAR quando usados para indicar tempo transcorrido.
Nesse caso, o verbo HAVER deve ficar sempre no singular. Eu morava lá havia dez anos/Há 30 anos que nós não nos vemos. Mas como fica a concordância dos verbos FAZER, IR, FALTAR E PASSAR?
A mesma regra do verbo HAVER vale para FAZER e IR quando indicam tempo transcorrido, eles ficam sempre no singular. Isto se aplica também às locuções verbais. Quando o verbo principal for FAZER, indicando tempo decorrido, o auxiliar fica no singular: Já deve fazer quase duas horas que ele telefonou/Vai fazer dez anos que não nos vemos.
Já os verbos FALTAR e PASSAR são verbos regulares que normalmente CONCORDAM com a palavra a que se referem. Por isso, NUNCA diga: falta dois meses para as férias (errado). //Faltam dois meses para as férias, faltam alguns dias para terminar o trabalho (corretos). Do mesmo modo: passaram 3 anos desde que ela foi embora (correto)// passou 3 anos (errado). Os anos passam...
A EXCEÇÃO: Já passa das cinco horas/Passava muito das onze. Como estas orações não têm sujeito, o verbo fica no singular.
Existir, bastar, restar e sobrar também concordam com a palavra a que se referem. Assim, é correto: Existem várias explicações/Bastam dois dias para terminar o trabalho/Restam muitas picanhas na geladeira/Sobraram cervejas/Faltaram refrigerantes. (cf. "Estadão")

Nenhum comentário:

Postar um comentário