sexta-feira, 21 de outubro de 2016




 

Atividades propostas para o dia 20 de Novembro
 

Dia da Culinária (de ascendência) Africana

Organize um almoço ou jantar na empresa com pratos desenvolvidos ao longo dos tempos por afrodescendentes. Alguns já fazem tanta parte de nosso dia a dia que nem lembramos de origem, como a feijoada, o bobó de camarão, a canjica e o acarajé. Capriche no tempero, convide os colegas e poste fotos aqui no Portal!

Grupos de Música e Dança

Sons e passos que chamamos hoje de brasileiros têm origem na cultura afro. Pense no samba, no afoxé, no frevo, no maracatu… Coloque todos para dançar e cantar em uma área comum. Alegria maior não há!

Exibição de Filmes

Tanto o cinema brasileiro como o internacional tem abordado com frequência a questão do racismo. Projetar um filme depois do expediente e discutí-lo pode ser uma boa saída para debater o preconceito e as formas de combatê-lo. Sugestões:
Amistad (1997), de Steven Spielberg, aborda a história (real) de um navio negreiro, cujos escravos se rebelam e lutam pelo direito de voltar para casa. O trailer pode ser assistido aqui.
Quilombo (1984), de Cacá Diegues, é baseado em livros sobre os líderes negros Ganga Zumba e Zumbi. O trailer está disponível neste link.
Vista a Minha Pele (2003), de Joel Zito Araújo. O curta-metragem ironiza o preconceito no Brasil, invertendo papéis. Na história, os negros são os colonizadores e os brancos, os ex-escravos. Pode ser assistido aqui.

Participação em Eventos

O Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades em diversas cidades. Faça parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário