sexta-feira, 21 de outubro de 2016





Dicas (Direitos Humanos)

Dicas de filmes e vídeos, sites etc sobre o tema.
O artigo 29 da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que “Toda pessoa tem o dever de contribuir para que os direitos de todos sejam respeitados”.
Uma multidão de pessoas inconformadas com as injustiças e desigualdades que existem se envolvem nessa luta. E nós, como nos envolvemos?

Filme e vídeos:

  • * Esse homem vai morrer - Um faroeste caboclo. Sobre corrupção, impunidade e violência no campo. A história de pessoas "marcadas para morrer" na cidade de Rio Maria. Mostra o descaso das autoridades. De 1985 a 2010 foram assassinadas 1.580 lideranças no país. Direção de Emilio Gallo. Disponível no site Youtube.
    *Entre os muros da prisão, mostra que os jovens não nascem criminosos, mas o cenário de violência familiar e social pode influenciar no destino das pessoas.
    * Ônibus 147 (2002) e Juízo (2007) - documentário - mostra o processo de transformação da criança de rua em menor infrator e as causas da violência nas grandes cidades do Brasil.
    * Tráfico Humano (2005) e Anjos do Sol (2006) - Sobre a violência contra as mulheres e o tráfico de meninas e mulheres para a prostituição.
    * Hotel Ruanda - (2004) – sobre a guerra civil entre tutsis e hutus. Cerca de 1 milhão de mortos, em 1994.
    * A vida é bela - (1997) e O menino do pijama listrado (2008) – sobre os campos de concentração e o ódio nazista presenciado por crianças.
    * Amistad - (1997) - sobre os horrores da escravidão negra.
    * Crianças Invisíveis - tem como objetivo chamar a atenção de governos, da sociedade civil e de cada cidadão para os milhões de crianças, em todos os continentes, excluídas e invisíveis.

    * Juízo - (2008) – Documentário sobre jovens menores diante da lei. Meninos e meninas pobres entre o instante da prisão e o julgamento. Direção: Maria Augusta Ramos.
    * Marcha da Vida - sobre a jornada anual realizada por milhares de jovens de diversos países para manter acesa a memória das vítimas do Holocausto. Direção: Jessica Sanders.
    * Luto como Mãe - (2009) – documentário de Luis Carlos Nascimento, sobre as chacinas cometidas por policiais: "Mães de Acari", "Chacina da Candelária", "Chacina da Baixada" etc.
    * A vida quer viver - Como vamos nos envolver em defesa da vida, tão ameaçada? É uma das questões deste vídeo produzido pelo jornal Mundo Jovem.
    * Segurança é fruto da justiça - Também o desrespeito aos direitos humanos e a manutenção das desigualdades sociais tem gerado violência e insegurança para todas as pessoas. Quais são as saídas? É o debate proposto pelo vídeo produzido pelo jornal Mundo Jovem.

Sites:

  • * Declaração Universal dos Direitos Humanos
    Conheça a história, a comemoração, o texto e o contexto da DUDH.
    www.dudh.org.br

    www.direitoshumanos.gov.br/60anos

    www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm

    www.11conferenciadh.com.br/conferencia.php - sobre a 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos - em Brasília, de 15 a 18 de dezembro de 2008

    * Promoção e defesa dos Direitos Humanos
    www.mndh.org.br - Movimento Nacional de Direitos Humanos
    desinformemonos.org - Revista Digital Desinformemonos
    www.cinedireitoshumanos.org.br - Mostra de cinema
    http://br.amnesty.org - A Anistia Internacional é uma organização constituída basicamente por voluntários que acreditam que a proteção dos Direitos Humanos é uma responsabilidade universal. Entre outras ações, promove campanhas internacionais em favor das vítimas de violações dos Direitos Humanos.
    www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/ - A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) cuida das Poíticas Públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos humanos.
    www.adital.org.br - Agência de Informação Frei Tito para América Latina, é uma agência de notícias que trabalha com a produção e divulgação de notícias para veiculação internacional sobre a América Latina e Caribe, denunciando as violações dos direitos humanos.
    www.humanosdireitos.org - a ONG Humanos Direitos reúne diversos artistas que utilizam sua visibilidade para propagar denúncias contra crimes aos direitos humanos, como trabalho escravo, exploração sexual infantil e agressões ambientais.

    * Biblioteca Virtual dos Direitos Humanos
    portal.mj.gov.br/sedh/documentos/CartilhaZiraldo.pdf
    - Cartilha sobre Direitos Humanos para crianças
    www.dhnet.org.br/dados/cartilhas/a_pdf
    - Cartilha Diversidade Religiosa e Direitos Humanos
    www.dhnet.org.br/dados/relatorios/r_mndh
    - Relatório A Criminalização dos Movimentos Sociais no Brasil
    www.direitoshumanos.usp.br
    - disponibiliza amplo material para pesquisa sobre mobilizações e instituições de apoio à luta pelo reconhecimento dos direitos humanos

    * Estatuto da Criança e do Adolescente
    www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm (Texto oficial)
    - Toda criança e adolescente tem direitos a serem respeitados, como o de viver com saúde, liberdade, educação, cultura e dignidade. Também tem o direito ao esporte e ao lazer, devendo ser protegida contra violência e maus-tratos. Todos esses direitos estão previstos no ECA, um conjunto de leis que já tem 20 anos. O estatuto prevê, entre outras coisas, a criação dos conselhos tutelares e os conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente. Ele trouxe um novo olhar no caso do trabalho infantil, da exploração sexual, da violência doméstica. - Conhecer e divulgar o ECA, além de ser um bom assunto para ser debatido, ajuda a desfazer muitos equívocos em relação a ele.
    www.obscriancaeadolescente.gov.br
    - Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
    www.andi.org.br
    - Agência de Notícias dos Direitos da Infância

    * Conhecer os Causos do ECA
    www.promenino.org.br - um concurso que reúne histórias contadas por pessoas que viveram ou presenciaram situações em que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) mudou a vida de crianças e adolescentes. Os Causos abordaram diversos temas, como abandono e negligência, medidas socioeducativas, conflito familiar, inclusão escolar, violência doméstica e protagonismo juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário