terça-feira, 1 de novembro de 2016








Atividades sobre o dia da Consciência Negra
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
 
Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:
 
- Saber qual é a importância desta data.
- Reconhecer a relevância da luta contra o preconceito racial.
- Ressaltar a importância da raça negra na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Entender a formação étnica do povo brasileiro.
Estratégias e recursos da aula
Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os estudantes a compreenderem a importância de se comemorar o dia nacional da Consciência Negra. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre a participação da raça negra na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
 
 
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
 
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.
 
 
Atividade 01
 

20 de novembro... dia nacional da Consciência Negra

PASSO A PASSO
 
Professor(a),
 
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o dia nacional da Consciência Negra, que se comemora em 20 de novembro. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://migre.me/mjyOF>, (acesso em 11/10/2014):
 
Figura 01: Retrato da discriminação e Zumbi – líder do quilombo

Fonte: Disponível em <http://migre.me/mjyOF>. Acesso em 11/10/2014.
 
- Em seguida, problematize:
  • Que leitura(s) pode(m)-se fazer desta imagem?
  • Você já ouviu falar sobre o dia nacional da Consciência Negra?
  • O que você sabe sobre esta data?
 
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Dia Nacional da Consciência Negra" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a importância desta data para valorizar a participação da raça negra na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
 
 
 
 
Atividade 02
 
Dia da Consciência Negra... qual a importância desta data?
 
PASSO A PASSO
  
 
 
 
- Solicite aos alunos que se organizem em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o tema "Dia Nacional da Consciência Negra". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.
  • Em que data se comemora o dia nacional da Consciência Negra?
  • Por quê se comemora o dia nacional da Consciência Negra nesta data?
  • Qual é a importância desta data?
  • Como eram as condições de vida nos quilombos?
  • Quem foi Zumbi dos Palmares e qual sua importância?

- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do texto "Zumbi dos Palmares", disponível na Britannica Escola Online, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito, para pesquisas escolares. Essa plataforma está disponível no endereço Web <http://escola.britannica.com.br/article/483654/Zumbi-dos-Palmares>, acesso em 08/10/2014. Entregue, também, uma cópia do texto "Dia Nacional da Consciência Negra", disponível no endereço web <http://migre.me/mjyOF>, acesso em 11/10/2014.
 
- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 
 
Atividade 03
 
Socialização dos resultados e considerações finais
 
PASSO A PASSO
 
 
 
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
 
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
 
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
 
Professor(a), algumas informações são relevantes e, caso não surjam durante as apresentações, devem ser apontadas. Dentre outras, destacam-se:
 
  • No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi dos Palmares é considerado o mais importante representante da resistência de negros escravizados no Brasil no século XVII. Foi o último chefe do Quilombo dos Palmares, localizado na serra da Barriga, na antiga capitania de Pernambuco (e no atual estado de Alagoas), onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
  • No início, o quilombo enfrentava constantes ataques de expedições com o objetivo de capturar os escravos. Porém, com a valorização das terras, os proprietários das terras vizinhas passaram a investir contra os quilombolas com o intuito de tomar-lhes a área. Zumbi comandou várias vezes a resistência a esses ataques, sob as ordens de Ganga Zumba.

Figura 02 Líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi se tornou um grande símbolo da luta pela liberdade dos escravos no Brasil.
 

Fonte: Disponível em < http://migre.me/mnfaM >. Acesso em 11/10/2014.

  • Em 1694, a praça central de Palmares foi invadida e tomada por tropas de Domingos Jorge Velho, obrigando Zumbi a se esconder. As tropas contavam com cerca de 2 mil homens, entre brancos e índios, armados de espingardas e de flechas.
  • A resistência quilombola prosseguiu, com Zumbi resistindo e comandando uns poucos homens. Um integrante do quilombo foi preso e, depois de sofrer tortura, revelou o esconderijo de Zumbi. O líder de Palmares foi capturado e morto no dia 20 de novembro de 1695. Sua cabeça foi exibida em praça pública, na cidade de Recife. Na data de sua morte é comemorado o Dia da Consciência Negra, feriado em mais de duzentas cidades brasileiras.
  • O dia da Consciência Negra é uma forma de recordar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
  • O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial e contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatiza-se o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar a todo brasileiro da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo e da cultura do nosso país.
 
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e promova um debate sobre as questões apontadas durante as apresentações, ressaltando os aspectos mais importantes trazidos pelos grupos. Posteriormente, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre importância do dia nacional da Consciência Negra. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:
  • A importância do dia Nacional da Consciência Negra.
  • A relevância da luta contra o preconceito racial.
  • A importância da raça negra na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/10/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que elaborem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia pode-se fazer um estudo sobre as diversas conquistas históricas da população negra; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas de saúde decorrentes da péssimas condições de vida da maioria da população negra excluída; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Recursos Complementares
Britannica Escola Online. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 24/08/2014.
Consciência negra: negritude e cidadaniaDisponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40600>. Acesso em 24/08/2014.
Dia Nacional da Consciência Negra. Disponível em: <http://migre.me/mjyOF>. acesso em 08/10/2014. 
UCA - Dia da Consciência NegraDisponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38044>. Acesso em 24/08/2014.
Zumbi dos PalmaresDisponível em: <http://quilombo-dos-palmares.info/mos/view/Zumbi_dos_Palmares/>. Acesso em 11/10/2014.
Avaliação
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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