Texto com interpretação: "A tagarela"
Cecília: simpática, alegre, inteligente. Mas como falava! Muito. O tempo todo.
Sem parar. Cecília, pra resumir, falava pelos cotovelos...
Deixava os pais tontos, de tantas coisas que tinha pra contar e pra perguntar. Cecília era um poço sem fundo.
___Mãe, você sabe da última lá da escola? A Júlia falou pra Ana, que contou pra Helena, que...
___Pai, o que é economia paralela? Eu li no jornal, mas não entendi direito. Tem alguma coisa com duas retas paralelas? Por que isso eu sei o que é. É assim...
Na
escola, a professora ficava maluca. Cecília perguntava sem parar,
respondia sem parar, contava o tempo todo, falava, falava, falava....
Era uma torneirinha constantemente aberta.
As
colegas a adoravam: era amiga, companheira, generosa... Mas como
falava! Era difícil agüentar tanto falatório. Pra não magoar Cecília,
resolveram: passaram a se revezar no recreio, pra lhe fazer companhia.
(...)
Sua
companheira preferida era a fiel boneca Suzi. Essa nunca reclamava,
nunca pedia silêncio, nunca se revezava com ninguém. Ficava calada,
escutando sempre, paradona. Não se mexia, nem piscava. Era uma ótima ouvinte.
___Veja
você, Suzi, o que me aprontaram na aula de Matemática. A professora
pediu pra eu dizer a tabuada do 9. Aí eu disse. Aí eu sabia as outras
tabuadas e fui falando, uma atrás da outra. Aí quando eu fui perguntar
pra ela se estava tudo certo, ela nem estava prestando atenção. Aí eu
comecei tudo de novo e ela ficou zangada e me mandou sentar. Só porque
ela tinha pedido pra eu dizer a tabuada do 9 e...
Era mais ou menos assim o dia-a-dia de Cecília. O tempo passando, as coisas acontecendo e Cecília tagarela, tagarelando.
Um
dia, porém, Cecília começou a ficar rouca. E ficou rouquinha da silva.
Mas isso não a impedia de falar. E quanto mais falava, mais rouca ela
ficava. A mãe pediu, implorou para que a filha se calasse um pouco.
Claro, foi tudo em vão.
O
médico receitou montes de remédios, mas sem resultado. Então,
resolveram consultar um especialista em cordas vocais. Após o exame, ele
explicou que a garota tinha um problema numa das cordas vocais e
deveria ser operada:
- Operação simples –
disse ele. É feita no consultório e a menina pode voltar para casa no
mesmo dia. A única recomendação é a seguinte: ela não poderá falar, em
hipótese alguma, durante uma semana. Depois disso o caso estará
encerrado...
Alina Perlman
1-Encontre o significado das palavras abaixo no dicionário:
a)Falatório:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B)Revezar:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Responda de acordo com o texto:
a) Cecília deixava os pais tontos. O que é que a menina fazia para deixar seus pais assim?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Releia a frase:
Na escola, a professora ficava maluca.
a) Por que a professora de Cecília ficava maluca?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Marque com um X a resposta que indica a razão para a professora ficar assim:
( ) A professora ficava maluca porque Cecília brigava com suas amigas no recreio todos os dias;
( ) A professora ficava maluca porque Cecília era uma torneirinha aberta, isto é, chorava sem parar;
( ) A professora ficava maluca porque Cecília perguntava, respondia, contava e falava sem parar;
( ) A professora ficava maluca porque Cecília brincava com sua boneca Suzi durante as aulas.
4- As colegas de Cecília não se incomodavam com o falatório da menina.
Essa afirmativa é falsa ou verdadeira? Copie uma parte do texto que comprove a sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) A boneca Suzi era a companheira preferida de Cecília.
Por que Cecília preferia ficar em companhia da boneca? (Cite três motivos):
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“Um dia, porém, Cecília começou a ficar rouca.”
d) O que a mãe fez para tentar resolver esse problema de Cecília?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Após o exame com o especialista, o médico descobriu qual era o problema de Cecília.
Qual era o problema da menina?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-Reescreva as frases abaixo ,acrescentando aos substantivos destacados ,um adjetivo.
a) O médico receitou um remédio para Cecília.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Na escola , a professora ficava maluca com tantas perguntas da menina.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A velha e os ladrões
Era
uma vez uma velha que morava nos arredores de um povoado. Uma noite
estava se aquecendo junto ao fogo tendo como única companhia as chamas
ardentes quando, de repente, ouviu ruídos em cima, em seu quarto.
Surpresa, disse:
- Eu diria que há ruídos lá em cima... ou será impressão minha?
Depois,
ouviu claramente passos que iam de um lado para o outro e compreendeu
que se tratava de ladrões que tinham ido rouba-la. Como estava sozinha e
ninguém podia ajuda-la, começou a pensar:
- O que é que eu poderia fazer para esses ladrões irem embora? Ah, já sei!
E, decidida, dirigiu-se para o pé da escada e começou a gritar:
-Bernardo, suba para o terraço! Maria, pegue a espingarda!
-Juan, cace-o!
-E você, Pedro, bata neles!
-Ramon, conte quantos são!
Ao ouvir os gritos da velha, os ladrões se assustaram muito e
disseram:
-Olhe que não tem pouca gente nesta casa... É melhor ir embora[...]
Mais tarde, a velha, sentada diante do fogo, começou a gargalhar... e contam que ainda continua rindo.
( Isabel Sole )
Entendendo o texto
Complete o quadro.
Quem é a personagem principal da história?
| |
Onde se passa a história?
| |
Qual foi o problema da história?
| |
Como foi resolvido o problema?
|
Responda.
1-Onde você acha que estavam Bernardo, Maria, Juan, Pedro e
Ramón?
R:______________________________________________________________________________________________________________
2- Por que a velha riu tanto?
R:______________________________________________________________________________________________________________
3- Procure no dicionário o significado de:
arredores:________________________________________________________________________________________________________
TEXTO COM INTERPRETAÇÃO: "A VELHA CONTRABANDISTA"
A VELHA CONTRABANDISTA
Stanislaw Ponte Preta
Diz
que era uma velha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava
pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta.
O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da
velhinha.
Um
dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da
Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou
assim para ela:
_ Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:
_ É areia!
Aí
quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a
velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o
fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado,
ordenou que a velhinha fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora com o saco de areia atrás.
Mas
o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com
areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia
seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal
mandou parar outra vez. Perguntou que é que ela levava no saco e ela
respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um
mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e , todas as vezes, o que
ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
_
Olha vovozinha, eu sou fiscal da Alfândega com 40 anos de serviço.
Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que
a senhora é contrabandista.
_Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
_Eu
prometo à senhora que deixa a senhora passar. Não vou dar parte, não
apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o
contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
-O senhor promete que não “espaia”? – quis saber a velhinha.
_ Juro – respondeu o fiscal.
_É lambreta.
COMPREENDENDO O TEXTO
1. Esse texto é uma:
a) ( ) narrativa b) ( ) poesia c) ( ) informação d) ( ) crônica
2. É um texto que transmite:
a) ( ) momentos de tensão b) ( ) comentários policiais
c) ( ) uma situação de humor d) ( ) uma situação triste
3. Que adjetivos (qualidades) você daria a velhinha:
a) ( ) ingênua b) ( ) esperta c) ( ) caduca d) ( ) cansada
e) ( ) otimista f) ( ) pessimista g) ( ) boba h) ( ) inteligente
4. Que adjetivos (qualidades) você daria ao policial:
a) ( ) teimoso b) ( ) desconfiado c) ( ) educado d) ( ) ingênuo
e) ( ) compreensivo f) ( ) honesto g) ( ) observador h) ( ) tolo
5. O final do texto é surpreendente? Por que?
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6. Se você fosse o fiscal, teria percebido qual o contrabando? De que forma?
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7. A escrita correta da palavra “espaia” é:
a) ( ) espalia b) ( ) espalha c) ( ) espalhia
8. Na expressão: “Com um bruto saco atrás da lambreta”, a palavra grifada significa:
a) ( ) estúpido b) ( ) grande c) ( ) mal educado
9. Alfândega é o departamento onde:
a) Cobram-se impostos e taxas de produtos.
b) Compram-se produtos.
c) Vendem-se mercadorias proibidas.
10. No Brasil, muitas pessoas se vangloriam de burlar as leis. O que você acha dessa atitude?
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TEXTO COM INTERPRETAÇÃO: "MÃE COM MEDO DE LAGARTIXA"
Mãe com medo de lagartixa
Era uma vez uma mãe que tinha medo de lagartixa. No resto, era valente: ficava sozinha, cantava no escuro, tomava sopa quente.
Era mesmo corajosa: enfrentava barata, discutia com o chefe, tomava injeção toda prosa.
De
bicho de pena e de bicho de pêlo, ela gostava muito. Filho dela podia
ter cachorro, gato, coelho, periquito, curió, canário, porquinho da
índia. Nem que fosse tudo ao mesmo tempo, ela não se incomodava, até
animava, mais ainda inventava.
Peixe
e jabuti, também ela deixava como ninguém. E tinha aquário redondo com
peixe vermelho e tinha varanda vermelha com jabuti redondo. Se os filhos descobrissem macaco de asa, ela era capaz de deixar em casa.
Se para uma vaca encontrasse lugar, não ia ser ela quem ia atrapalhar.
Mas sapo? Minhoca? Perereca? Camaleão? Nem queria saber. Disfarçava e ia se esconder. Os filhos explicavam:
__ Mamãe, que é que tem? Um bicho tão bonzinho, não faz nada, olha aí!
Ela olhava. Mas não gostava.
E aqueles lagartinhos nas pedras-do-sol?
__ Um bichinho à toa, mãe deixava de ser boba!
Mas
aí ela era boba. Tão boba que, no caminho da praia, pelo meio de
matinho ia pisando forte e falando alto, fazendo barulho só para
assustar os lagartinhos – que saíam correndo, morrendo de medo de uma
mulher tão grande e barulhenta.
Mas o medo maior era o que a mãe tinha de lagartixa.
Ana Maria Machado
Interpretação do Texto
1)Qual é o título do texto? _______________________________________
E o autor? ____________________________________________________
2)
Qual era o maior medo da mãe?R:____________________________ E sua mãe
tem algum medo? ___________________________________________
______________________________________________________________
3)Quais os bichos que aparecem no texto?R:_________________________
___________________________________________________________
4)Você tem medo de alguma coisa?De quê?R:_______________________
5) Escreva como é sua mãe: _______________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
6) O texto fala...
(A) da lagartixa (B) do medo da mãe (C) dos bichos
7) “A mãe só tinha medo de lagartixa”.
A afirmação acima é:
( ) verdadeira ( ) falsa.
8)Complete as frases com as palavras abaixo:
mães – presente – beijos – cartão – bonita
1 – Mamãe não é feia, ela é ________________________________
2 – Vou dar para minha mãe no seu dia um _____________________.
3 – Comprei um ______________________ para colocar no presente.
4 - Vou cobri-la de mil _________________________________.
5 – Comemoramos no segundo domingo de maio o dia das ____________.
9) Marque com um X as frases afirmativas.
a) Ana Paula gosta de ler. ( ) b) Sandra não fez a tarefa. ( )
c) Carla fez o dever de casa. ( ) d) Júlia não fez bagunça hoje. ( )
e) Isabela gosta de pular corda. ( ) f) Não gosto de televisão. ( )
10) Escreva C para encontro consonantal e V para encontro vocálico:
( ) genro ( ) cavaleiro ( ) grata
( ) baile ( ) príncipe ( ) juiz
( ) genro ( ) cavaleiro ( ) grata
( ) baile ( ) príncipe ( ) juiz
( ) ladra ( ) comadre ( ) pente
( ) arco ( ) avião ( ) caixa
( ) arco ( ) avião ( ) caixa
11) Separe as sílabas das palavras e classifique-as quanto ao número de sílabas:
passarinho _______________________________________________________________
bala_____________________________________________________________________
árvore___________________________________________________________________
árvore___________________________________________________________________
cachorro _________________________________________________________________
animal __________________________________________________________________
animal __________________________________________________________________
jornal ___________________________________________________________________
TEXTO COM INTERPRETAÇÃO: "VÓ CAIU NA PISCINA"
Vó caiu na piscina
De noite na casa da serra, a luz acabou. Entra o garoto:
− Pai, vó caiu na piscina.
− Tudo bem, filho.
O garoto insiste:
− Escutou o que eu falei pai?
− Escutei, e daí? Tudo bem.
− Ce não vai lá?
− Não estou com vontade de cair na piscina.
− Mas ela ta lá...
Eu sei você já contou. Agora deixe seu pai fumar um cigarrinho descansado.
− Ta escuro, pai.
−
Assim até é melhor. Eu gosto de fumar no escuro. Daqui a pouco a luz
volta. Se não voltar, dá no mesmo. Pede a sua mãe pra acender a vela na
sala. Eu fico aqui mesmo, sossegado.
− Pai...
Meu filho vá dormir.
− Vó ta com uma vela.
−
Pois então? Tudo bem. Quando ela sair da piscina, pega a vela e volta
direitinho pra casa. Não vai errar o caminho, você sabe muito bem que
sua avó não precisa de guia.
− Por que ce não acredita no que eu digo?
− Como não acredito? Acredito sim.
− Ce não ta acreditando.
− Você falou que a sua avó caiu na piscina, eu acreditei, tudo bem. Que é que você queria que eu dissesse?
− Não pai, ce não acreditou ni mim.
−
Ah, você está me enchendo. Vamos acabar com isso. Eu acreditei quantas
vezes você quer que eu diga isso? Ou você acha que estou mentindo?
− Não te chamei de mentiroso.
−
Não chamou, mas está duvidando de mim. Bem, não vamos discutir. Sua avó
caiu na piscina e daí? É um direito dela. Não tem nada de mais cair na
piscina. Eu só não caio porque estou meio resfriado.
− Ô, pai!!!
O garoto saiu desolado. Daí a pouco chega a mãe:
− Eduardo, você sabe que dona Marieta caiu na piscina?
− Até você, Fátima? Não chega o Nelsinho vir com essa ladainha,
−
Eduardo, está escuro que nem breu, sua mãe tropeçou, escorregou e foi
parar dentro da piscina, ouviu? Está com uma vela acesa na mão, pedindo
que tirem ela de lá, ela está com a roupa encharcada, e se você não for
depressa ela morre, Eduardo!
−
Como? Por que aquele moleque não me disse isto logo? Ele falou apenas
que ela tinha caído na piscina, não explicou que ela tinha tropeçado,
escorregado e caído!
Saiu correndo, nem esperou a vela, tropeçou, quase ia parar também dentro
d’água :
−
Mamãe, me desculpe! O menino não me disse nada direito. Falou só que a
senhora caiu na piscina. Eu pensei que a senhora estava se banhando.
−
Está bem Eduardo − disse dona Marieta, saindo da água pela mão do
filho, e sempre empunhando vela que conseguira manter acesa. − Mas de
outra vez você vai prestar mais atenção no sentido dos verbos, ouviu?
Nelsinho falou direito, você é que teve um acesso de burrice, meu
filho!!!
(Carlos Drummond de Andrade)
Interpretação de texto:
1. Leia o trecho:
− Pai, vó caiu na piscina.
− Tudo bem filho.
a. O que Nelsinho quis dizer? ________________________________________________________________________________________________________________
b. O que Eduardo entendeu?
________________________________________________________________________________________________________________
c. O que causou a confusão?
________________________________________________________________________________________________________________
2. No texto, predomina o diálogo, ou seja, as personagens conversam.
Observe os sinais de pontuação e responda.
a. Para que serve os dois- pontos? ________________________________________________________________________________________________________________
b. Para que serve o travessão?
________________________________________________________________________________________________________________
3. Qual é o clímax da história? ________________________________________________________________________________________________________________
4. Você concorda com a fala de dona Marieta quando ela diz que o filho teve “acesso de burrice”? Explique o que entendeu.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Copie o texto no caderno trocando a linguagem coloquial pela linguagem culta.
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