COMO IMPOR LIMITES?
VOCÊ SENTE DIFICULDADE EM SER FIRME?
Seis regras básicas para enfrentar esse momento de dizer o NÃO.
1-Estabeleça uma relação de sinceridade, confiança e amor. Seja presente na vida de seu filho, conquiste a sua confiança, estabeleça uma relação de amor e sinceridade... a partir daí tudo fluirá de forma positiva.
2-Diga não quando necessário. Seu filho não vai deixar de gostar de você por causa disso, pelo contrário...
3-Seja coerente. Se for necessário dizer não ao seu filho por alguma razão, essa atitude deverá valer sempre. Não dá para dizer não, hoje, e amanhã pela mesma razão, você dizer um sim. Assim você estará sendo incoerente e isso vai confundir muito seu filho. Se a mãe diz que sim, o pai concorda. E vice-versa. Discutam depois suas razões.
4-Não recue. Pense bem antes de dizer um NÃO, só diga se realmente não for possível realizar o desejo da criança. Caso contrário, use do recurso do vamos ver filho, quem sabe amanhã, hoje já está muito tarde... A criança se sente insegura se as ordens não são para valer.
5-Seja firme. Quando for necessário dizer Não, seja firme. Não fique com sentimento de culpa e não se impressione se seu filho testar os seus limites. Tente explicar as suas razões...você só não vai poder recuar.
6-Exerça a autoridade. Nada de dizer: quando seu pai chegar você vai ver... (ou vice versa). Com isso você perderá totalmente a sua autoridade.
DICAS fundamentais PARA os ADULTOS que convivem com crianças:
EXERCER SEMPRE A COERÊNCIA E A FIRMEZA COM TERNURA.
As crianças percebem as coisas e entendem muito mais do que imaginamos.
*LAVINIA MACHADO DE SOUZA
Nenhum comentário:
Postar um comentário