quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Sequência Didatica




Sequência didática – A bicharada atrapalhada.

Você poderá gostar também de:Atividades: Sequência Didática A bicharada atrapalhada

GRUPO  ALFABÉTICO. “FORMIGUINHA CORTADEIRA” 

 ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO:

1º momento: Fazer a leitura do texto com entonação e magia.
2º momento: Realizar sondagem de conhecimento sobre algumas palavras ou expressões do texto. Ex: Formiguinha cortadeira; meiga; faceira; faxineira, etc.
3º momento: Perguntar sobre a autora do texto.
4º momento: Solicitar que os alunos façam a escrita das palavras: formiguinha, brincadeira, doce e cortar.
5º momento: Solicitar que os alunos façam a escrita da frase: A menina limpa a casa com alegria.
6º momento: Enquanto os alunos pintam os desenhos, fazer análise de leitura individual na própria carteira, escrevendo do lado as siglas.
NL – Não lê.
LS – Lê silabando.
LSF – Lê sem fluência.
LF – Lê com fluência.

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO APÓS DIAGNÓSTICO:

Após formação dos grupos: pré-silábico (grupo 1), silábico(grupo 2), silábico-alfabético(grupo 3) e alfabético(grupo 4), a professora trabalhará com o Projeto: “Todos Avançando Juntos”, que tem como tema principal: A Bicharada Atrapalhada.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA  COM O TEXTO: “A BICHARADA ATRAPALHADA” DE SOLANGE VALADARES

1º E 2º DIA: (D4; D9; D10; D11; D12; D13 e D14. Caderno 2 CEALE / SEE – Eixo Produção Escrita: Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação. (i).
1. Leitura feita pela professora do título “A Bicharada Atrapalhada” de Solange Valadares.
2. Leitura protocolada acompanhada no retroprojetor e pelas crianças em cópia própria recebida.
3. Sentar em rodinha e discutir o texto. Enfoque no real x irreal. Chamar atenção também para as rimas e para o tom de humor do texto. Falar sobre o tipo de texto: Poema. Indagar sobre o tema, sobre os personagens, onde se passa a história, porque nessa floresta tudo é diferente, qual a reação de quem passa por lá, enfim buscar explorar ao máximo todas as informações contidas no texto e nas suas entrelinhas.
4. O aluno como co-autor: aumentar o texto com novas rimas (oralidade). No coletivo com ajuda da professora.
5. Dividir os alunos em grupos através de dinâmica e promover uma disputa de novas rimas do próprio texto (cada grupo propõe uma rima – previamente iniciadas pela professora.  
6. Atividade na biblioteca: pesquisar sobre os animais citados no texto. Suas principais características e escrever no caderno - a professora deverá investigar previamente se tem na biblioteca obras capazes de suprir essa pesquisa, caso contrário, a professora deverá dispor do material por conta própria. Colocar música de fundo, se possível que fale de bichos. Dividir os alunos em grupos, pois cada grupo ficará responsável pela pesquisa de no máximo dois animais. Tomar cuidado para que em cada grupo fiquem pelo menos dois redatores, cada um escreverá a pesquisa de um animal.
7. Atividade para casa: Escolher um animal pesquisado e escrever uma frase sobre o mesmo com ilustração.

3º AO 5º DIA DA SEMANA:
1. Correção do dever de casa: primeiro individualmente. Sortear algumas crianças de forma democrática (nome em saquinhos) para ler a sua frase.
2. Dividir a turma por grupos de semelhantes de desenvolvimento de leitura (ver diagnóstico realizado pela equipe do PIP anteriormente) e trabalhar as atividades abaixo, dando atenção prioritária para os grupos: pré-silábico e silábico.
Atividades:(Descritores de acordo com cada grupo)

Grupo 1.  Descritores em foco: D1 – Identificar letras do alfabeto. D2 – Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como os números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação. D5. Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas (consciência silábica). D6 – Identificar sons de sílabas (consciência fonológica e consciência fonêmica); D7 Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos e D8 – Ler palavras. Ver Atividade I.
ATIVIDADE I – GRUPO 1: PRÉ-SILÁBICO.
* Material de Apoio: Alfabeto Móvel; cópia em letras maiores da 1ª estrofe do poema (uma para cada aluno); bingo das letras, usando as letras das palavras desta estrofe; caderno do aluno.
1º momento: Distribuição da 2ª estrofe 1 do texto “A Bicharada Atrapalhada” para todos do grupo, com letras maiores. Fazer a leitura junto com os alunos e solicitar que eles pintem os espaços em branco existentes entre uma palavra e outra; depois eles terão que contar as palavras destacadas e escrever a resposta em espaço pré-determinado. Destacar uma palavra da estrofe e identificar cada letra, utilizando o alfabeto móvel. Formar novas palavras com as letras destacadas (oralmente e depois escrevê-las no caderno).
2º momento: Bingo das letras realizado com as palavras da estrofe escolhida. As cartelas serão previamente preparadas pela professora, assim como as pedras. A professora pode escolher um aluno do grupo para cantar o bingo. (pode oferecer um pirulito como prêmio para quem fechar toda a cartela).
3º momento: Trabalhar com o texto: O Casamento dos bichos. Focar na análise dos símbolos (desenho, pontuação e números) que tem no texto. Fazer a distinção entre eles e as letras. Registrar no caderno o que não é letra e que está presente no texto. Trabalhar novamente a questão dos espaços em branco, porém, desta vez pedir para sublinhar, contar e registrar o número de palavras do texto.

Grupo 2.  Descritores em foco: D1 – Identificar letras do alfabeto. D2 – Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como os números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação. D5. Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas (consciência silábica). D6 – Identificar sons de sílabas (consciência fonológica e consciência fonêmica); D7. Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos e D8 – Ler palavras. Ver Atividade II.
ATIVIDADE II – GRUPO 2: SILÁBICO.
* Material de Apoio: Alfabeto Móvel; cópia em letras maiores da 1ª estrofe do poema (uma para cada aluno); bingo das sílabas, usando sílabas das palavras dessa estrofe; caderno do aluno.
1º momento: Distribuição da 2ª estrofe 1 do texto “A Bicharada Atrapalhada” para todos do grupo, com letras maiores. Fazer a leitura junto com os alunos e solicitar que eles pintem os espaços em branco existentes entre uma palavra e outra; depois eles terão que contar as palavras destacadas e escrever a resposta em espaço pré-determinado. Destacar uma palavra da estrofe e identificar cada sílaba, utilizando o alfabeto móvel. Formar novas palavras com as sílabas destacadas (oralmente e depois escrevê-las no caderno).
2º momento: Bingo das sílabas realizado com as sílabas da estrofe escolhida. As cartelas serão previamente preparadas pela professora, assim como as pedras. A professora pode escolher um aluno do grupo para cantar o bingo. (pode oferecer um pirulito como prêmio para quem fechar toda a cartela).
3º momento: Trabalhar com o texto: O Casamento dos bichos. Focar na análise dos símbolos (desenho, pontuação e números) que tem no texto. Fazer a distinção entre eles e as letras. Registrar no caderno o que não é letra e que está presente no texto. Trabalhar novamente a questão dos espaços em branco, porém, desta vez pedir para sublinhar, contar e registrar o número de palavras do texto.

Grupo 3.  Descritores em foco: D2 – Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como os números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação. D7. Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos e D8 – Ler palavras. Ver Atividade III. D9 – Ler pequenos textos. D10 – Localizar informação explicita em textos. Ver Atividade III.
ATIVIDADE III – GRUPO 3: SILÁBICO-ALFABÉTICO.
* Material de Apoio: cópia em letras maiores das 1ª e 2ª estrofes do poema (uma para cada aluno); bingo das palavras, usando as palavras dessas estrofes; caderno do aluno e Jogo da Memória.
1º momento: Distribuição das 1ª e 2ª estrofes do texto “A Bicharada Atrapalhada” para todos do grupo, com letras maiores. Fazer a leitura junto com os alunos e solicitar que eles pintem os espaços em branco existentes entre uma palavra e outra; depois eles terão que contar as palavras destacadas e escrever a resposta em espaço pré-determinado. Destacar uma palavra da estrofe e formular outras frases no caderno. 
2º momento: Bingo das palavras realizado com àquelas existentes nas estrofes escolhidas. As cartelas serão previamente preparadas pela professora, assim como as pedras. A professora pode escolher um aluno do grupo para cantar o bingo. (pode oferecer um pirulito como prêmio para quem fechar toda a cartela).
3º momento: Trabalhar com o texto: O Casamento dos bichos. Focar na análise dos símbolos (desenho, pontuação e números) que tem no texto. Fazer a distinção entre eles e as letras. Registrar no caderno o que não é letra e que está presente no texto. Trabalhar novamente a questão dos espaços em branco, porém, desta vez pedir para sublinhar, contar e registrar o número de palavras do texto. Explorar a interpretação do texto com questões que apontam para o explícito.

Grupo 4.  Descritores em foco: D2 – Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como os números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação. D7. Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos e D8 – Ler palavras. Ver Atividade III. D9 – Ler pequenos textos. D10 – Localizar informação explicita e implícita em textos; D12. Inferir informação em
* Material de Apoio: Cópia do poema (uma para cada aluno); Cruzadinha e Carta Enigmática.
1º momento: Distribuição do texto “A Bicharada Atrapalhada” para todos do grupo. Fazer a leitura junto com os alunos e solicitar que eles pintem os espaços em branco existentes entre uma palavra e outra; depois eles terão que contar as palavras destacadas nas 1ª e 2ª estrofes e escrever a resposta em espaço pré-determinado. Utilizar-se de algumas palavras do poema para formar novas estrofes.
2º momento: Resolver carta enigmática e a cruzadinha.
3º momento:  Interpretação do Poema com questionamentos explícitos e implícitos.
4º momento: Trabalhar com o texto: O Casamento dos bichos. Focar na análise dos símbolos (desenho, pontuação e números) que tem no texto. Fazer a distinção entre eles e as letras. Registrar no caderno o que não é letra e que está presente no texto. Trabalhar novamente a questão dos espaços em branco, porém, desta vez pedir para sublinhar, contar e registrar o número de palavras do texto. 

INTERPRETAÇÃO DO POEMA

1. Qual o assunto principal do poema acima:
(    ) A floresta trocada         (     ) Os bichos diferentes          (     ) O morro molhado

2. Complete as sentenças.
a) O pato _____________ como uma galinha.
b) _______ era a vida da cigarra.
c) A _____________ tem a pele pintada.
d) A Girafa tem a pele _____________ .

3. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, de acordo com as informações do poema:
1. Coelho                                        (     ) Não tem cauda.
2. Tartaruga                                   (     ) É bem magro.
3. Macaco                                       (     ) Anda se arrastando.
4. Elefante                                      (     ) anda bem devagar
5. Hipopótamo                              (     ) Vive saltando
6. Onça                                           (     ) Corre sem parar

4. Coloque na frente das frases a característica verdadeira dos bichos
a) O papagaio é um bicho que sabe ____________________ .
b) Os peixes sabem ______________ .

5. Vamos formar novas rimas com os bichos do poema? Utilize uma das opções do parêntese.
a) A girafa tem o pescoço comprido.
    Para comer as folhas do alto.
    Suas pernas também ajudam.
    Até parece que ele está de ________ .  
( chapéu   -   salto   -   sandália )

b) O pavão é uma ave muita bela.
    Abre a calda mostrando seu colorido.
    No carnaval enfeita as fantasias.
    Que se parecem com um jardim ___________ .
( rosado   -   perfeito  -   florido )

c) Os passarinhos cantam e encantam.
    Na floresta eles são a melodia.
    Levam magia a todo lugar.
    E embelezam o raiar do ___________.
( dia  -  sol  -  campo )
   
6. Você acha que essa floresta existe?  Justifique sua resposta.
________________________________________________________________


 

Um comentário:

  1. vou trabalhar este sequencia para alfabetizar 3 alunos de quarto e quinto com muita dificuldade de aprendizagem.

    ResponderExcluir