quarta-feira, 21 de junho de 2017

ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________
Leia:
Irapuru – o canto que encanta

                  Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo por tocar flauta maravilhosamente bem. Deram-lhe, então, o nome de Catuboré, flauta encantada. Entre as moças, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a primavera.
                  Certo dia, já próximo do grande dia, Catuboré foi à pesca e de lá não mais voltou.
                  Saindo a tribo inteira à sua procura, encontraram-no sem vida, à sombra de uma árvore, mordido por uma cobra venenosa. Sepultaram-no no próprio local.
                  Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda. A alma de Catuboré, sentindo o sofrimento de sua noiva, lamentava-se profundamente pelo seu infortúnio. Não podendo encontrar paz, pediu ajuda ao Deus Tupã. Este, então, transformou a alma do jovem no pássaro irapuru, que, mesmo com escassa beleza, possui um canto maravilhoso, semelhante ao som da flauta, para alegrar a alma de Mainá.
                  O cantar do irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos os seres da natureza.
Waldemar de Andrade e Silva. “Lenda e mitos dos índios brasileiros”. São Paulo: FTD, 1997.

Questão 1 –  O texto lido é do gênero:
a) fábula
b) conto
c) lenda
d) romance

Questão 2 – A finalidade do texto é:
a) narrar o romance entre Catuboré e Mainá.
b) informar sobre os perigos da vida na floresta.
c) orientar para o funcionamento da flauta.
d) explicar o surgimento do pássaro irapuru”.

Questão 3 – De acordo com o texto, “Certo dia, já próximo do grande dia, Catuboré foi à pesca e de lá não mais voltou.”. Por quê?
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Questão 4 – O que fez o Deus Tupã, a fim de conceder a paz a Catuboré?
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Questão 5 – Identifique a que se referem os termos grifados nas passagens:
a) “Deram-lhe, então, o nome de Catuboré [...]”.
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b) “Este, então, transformou a alma do jovem no pássaro irapuru [...]”
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Questão 6 – No segmento “Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda.”, o verbo sublinhado exprime um fato que:
a) que poderia acontecer.
b) está acontecendo.
c) que já aconteceu.
d) está em realização no passado.

Questão 7 – No trecho “[...] por tocar flauta maravilhosamente bem.”, a palavra destacada indica a ideia de:
a) modo
b) tempo
c) afetividade
d) lugar

Questão 8 – Na passagem “[...] para alegrar a alma de Mainá.”, a preposição “para” mais o verbo na forma de infinitivo “alegrar” estabelece uma relação de:
a) comparação
b) finalidade
c) conclusão
d) causa

Questão 9 – Assinale a frase em que o verbo sublinhado funciona como substantivo:
a) “Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo [...]”
b) “Entre as moças, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a primavera.”
c) “Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda.”

d) “O cantar do irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos [...]”


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Gabarito

1-c
2-d
3-Por que morreu em função de uma mordida de cobra venenosa.
4-O Deus Tupã ,a fim de conceder a paz a catuberé...
5-
A)  O termo lhe refere-se ao certo jovem ,não muito belo.
B)O  termo este refere-se a Deus Tupã.
6-d
7-a
8-b
9-d

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