ESCOLA
_________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________
Leia:
Irapuru – o canto
que encanta
Certo jovem, não muito belo,
era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo por tocar flauta
maravilhosamente bem. Deram-lhe, então, o nome de Catuboré, flauta encantada.
Entre as moças, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a
primavera.
Certo dia, já próximo do
grande dia, Catuboré foi à pesca e de lá não mais voltou.
Saindo a tribo inteira à sua
procura, encontraram-no sem vida, à sombra de uma árvore, mordido por uma cobra
venenosa. Sepultaram-no no próprio local.
Mainá, desconsolada, passava
várias horas a chorar sua grande perda. A alma de Catuboré, sentindo o
sofrimento de sua noiva, lamentava-se profundamente pelo seu infortúnio. Não
podendo encontrar paz, pediu ajuda ao Deus Tupã. Este, então, transformou a
alma do jovem no pássaro irapuru, que, mesmo com escassa beleza, possui um
canto maravilhoso, semelhante ao som da flauta, para alegrar a alma de Mainá.
O cantar do irapuru ainda hoje
contagia com seu amor os outros pássaros e todos os seres da natureza.
Waldemar
de Andrade e Silva. “Lenda e mitos dos índios brasileiros”. São Paulo: FTD,
1997.
Questão 1 – O texto lido é do
gênero:
a) fábula
b) conto
c) lenda
d) romance
Questão 2 – A finalidade do texto é:
a) narrar o romance entre
Catuboré e Mainá.
b) informar sobre os perigos
da vida na floresta.
c) orientar para o
funcionamento da flauta.
d) explicar o surgimento do
pássaro “irapuru”.
Questão 3 – De acordo com o texto, “Certo dia, já próximo do
grande dia, Catuboré foi à pesca e de lá não mais voltou.”. Por quê?
______________________________________________________________________________
Questão 4 –
O que fez o Deus Tupã, a fim de conceder a
paz a Catuboré?
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Questão 5 – Identifique
a que se referem os termos grifados nas passagens:
a) “Deram-lhe, então, o nome de Catuboré [...]”.
______________________________________________________________________________
b) “Este, então, transformou a alma do jovem no
pássaro irapuru [...]”
______________________________________________________________________________
Questão 6 – No
segmento “Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande
perda.”, o verbo sublinhado exprime um fato que:
a) que poderia acontecer.
b) está acontecendo.
c) que já aconteceu.
d) está em realização no passado.
Questão 7 – No
trecho “[...] por tocar flauta maravilhosamente bem.”, a palavra
destacada indica a ideia de:
a) modo
b) tempo
c) afetividade
d) lugar
Questão 8 – Na passagem “[...] para alegrar a alma de Mainá.”, a
preposição “para” mais o verbo na forma de infinitivo “alegrar” estabelece uma
relação de:
a)
comparação
b)
finalidade
c) conclusão
d) causa
Questão 9 –
Assinale a frase em que o verbo sublinhado funciona como substantivo:
a) “Certo jovem, não muito belo, era admirado e
desejado por todas as moças de sua tribo [...]”
b) “Entre
as moças, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a
primavera.”
c) “Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar
sua grande perda.”
d) “O cantar
do irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos [...]”
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Gabarito
1-c
2-d
3-Por que morreu em função de uma mordida de cobra venenosa.
4-O Deus Tupã ,a fim de conceder a paz a catuberé...
5-
A) O termo lhe refere-se ao certo jovem ,não muito belo.
B)O termo este refere-se a Deus Tupã.
6-d
7-a
8-b
9-d
Gabarito
1-c
2-d
3-Por que morreu em função de uma mordida de cobra venenosa.
4-O Deus Tupã ,a fim de conceder a paz a catuberé...
5-
A) O termo lhe refere-se ao certo jovem ,não muito belo.
B)O termo este refere-se a Deus Tupã.
6-d
7-a
8-b
9-d
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