sexta-feira, 4 de outubro de 2019



EMPREGO DOS PORQUÊS - ATIVIDADES COM GABARITO

EMPREGO DOS PORQUÊS

Por que – normalmente usado no início de frases interrogativas.
Pode ser substituído por pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por que (qual) motivo.
      Ex.:
      Por que você não fez a lição? = (Por qual motivo você não fez a lição)?  Interrogativa direta.
      Não sei por que não fez a lição. Interrogativa indireta.
Por quê – no fim de frases.
      Ex.:
      Você não fez a lição. Por quê?
Porque – em respostas, para explicação ou causa. Pode ser substituído por, pois.
      Ex.:
      Não reclames, porque é pior. Explicação.
      Ele não fez a lição porque não a entendeu. Causa.
Porquê – sempre que houver o artigo o antes dele. Pode ser substituído por motivo, razão.
      Ex.:
      Não sei o porquê desta bagunça.



1 – Preencha as lacunas em branco do texto com:

Por que, porque, por quê ou porquê???

     Gabriela tem quatro anos e está naquela fase dos porquês. Seu Otávio estava na sala lendo jornal quando...
     - Papai, por que você lê jornal?
     - Porque preciso saber das notícias. Respondeu o pai
     Gabi continuou:
     - Saber das notícias Por quê?
     - Porque preciso ficar bem informado. O pai respondeu, ainda paciente.
     - Por que você quer ficar bem informado? Questionou novamente.
     Já cansado, o pai retrucou:
     - Ah, filha! Seus porquês estão me deixando enrolado...

Então...

2 – Complete as frases com porque, porquê, por que ou por quê.
a)  Você não saiu? Por quê?
b)  Porque ela perdeu, fiquei triste.
c)  A estrada por que andei não tinha fim.
d)  Não entendi o porquê de tanta reclamação.
e)  Não sei por que fui mal na prova.

 3 -     Agora, marque X na coluna que devemos usar para completar as das frases abaixo:


Por que
Porque
Por quê
Porquê
Marina chorou.     ?
X
Eu sei o     dessa situação.
X
     Há fome no mundo?
X
Vou ao parque     gosto de lá.
X
Você nos chamou      ?
X
Eu vou dizer o    da minha alegria.
X
Não sei      ele ainda não chegou aqui.
X
     Eu preciso estudar?
X
 A professora explicou o    do eclipse lunar.
X
     Eles vivem brigando?
X
Volte cedo,    é perigoso viajar a noite.
X
Soube que não gostou do livro.
    ?
X
Deve ter chovido,    o chão está molhado.
X


Nenhum comentário:

Postar um comentário