sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

"O tempo é o correio da vida, ele trará tudo aquilo que estiver destinado para você."

-Rafael Assis-
                                  
                                 
       TÍTULO: TRABALHANDO AS DATAS COMEMORATIVAS
 
 JUSTIFICATIVA:
 
 A valorização da cultura popular é papel importante da escola e para isto se faz necessário destacar algumas datas importantes durante o ano para estimular nossos alunos e descontrair o ambiente escolar quebrando a rotina do dia a dia da sala de aula.
 
OBJETIVO: 
 
 Trabalhar de maneira descontraída as datas comemorativas.
 
 METODOLOGIA:
 
As datas comemorativas serão lembradas em nossa unidade escolar através de palestras, festas,exposições etc. que acontecerão durante todo o ano letivo e sempre que se fizer necessário.
 
DATAS COMEMORATIVAS MAIS IMPORTANTES PARA O NOSSO PROJETO:
 
MARÇO   08 – DIA INTERNACIONAL DA MULHER
 
Durante o Congresso Internacional de Mulheres, realizado em 1919, na cidade de Copenhague, Dinamarca, essa data foi escolhida e oficializada como o dia ideal para o Dia Internacional da Mulher em homenagem ao assassínio de 129 mulheres, que foram queimadas em resposta a uma greve realizada na fábrica têxtil Cotton, em Nova York, em 8 de março de 1857.O motivo da greve era um protesto contra uma jornada diária de 16 horas de trabalho, aliada a baixos salários. Como resposta à manifestação, os patrões ordenaram que fosse ateado fogo no prédio onde essas mulheres se encontravam.
 
ABRIL   04 – PÁSCOA
 
A palavra Páscoa é de origem hebraica (Pesach) e significa passagem. É uma festa anual em memória da saída dos hebreus do Egito. Para os cristãos a Páscoa representa a ressurreição de Cristo e sua passagem deste mundo para a eternidade.
 
 18 – NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
 
O Dia do livro é comemorado em homenagem à data de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros - o criador de O Sítio do Pica pau Amarelo e suas inesquecíveis personagens.
 
19 – ÍNDIO
 
A expressão genérica "povos indígenas" refere-se a grupos humanos espalhados por todo o mundo, e que são bastante diferentes entre si. Apenas no Brasil, há mais de 200 desses povos .É apenas o uso corrente da linguagem que faz com que, em nosso e em outros países, fale-se em povos indígenas
 
22 – CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL
 
Em 1500, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral e cerca de 1.500 outros portugueses chegaram às terras do Brasil. Na época, aqui viviam apenas os índios, não havia cidades, estradas, carros... Os índios caçavam e plantavam apenas aquilo que eles necessitavam para comer em seu dia-a-dia. Os portugueses estranharam muito que os índios vivessem nus e não morassem em cidades. Mas os índios também devem ter achado muito engraçadas as roupas que os portugueses vestiam.

MAIO  01 – DIA DO TRABALHO
O Dia do Trabalho é comemorado em quase todo o mundo. No dia 1º de maio, os trabalhadores e seus representantes se reúnem para comemorar a data escolhida para lembrar a prisão, morte e violência com que a polícia atacou centenas de trabalhadores na cidade de Chicago, Estados Unidos em 1º de maio de 1886.
 
2º DOMINGO DO MÊS – DIA DAS MÃES
 
Nos Estados Unidos, uma moça chamada Ana Jarvis começou uma campanha para que o Dia das Mães fosse comemorado no segundo domingo de maio, dia em que morreu a sua mãe. Aos poucos a campanha de Ana teve sucesso e conquistou quase todo o mundo.
 
 JUNHO   05 – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
 
Entre os dias 5 e 12 de junho de 1972, foi realizada em Estocolmo, acapital da Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. A partir dessa data, o dia 5 de junho foi declarado Dia Mundial do Meio Ambiente.Os participantes da conferência assinaram documentos que deveriam obrigar os governos de todos os países a tomar medidas para impedir a poluição do solo, das águas e do ar. Eles também queriam que as pessoas tomassem consciência da necessidade de proteger o Meio Ambiente.A conferência de 1992 foi realizada na cidade do Rio Janeiro e a de 2002 foi realizada na África do Sul.
 
FESTAS JUNINAS:
 
 A festa junina não existe só no Brasil. Celebrar o nascimento de São João é um costume que vem lá do século IV, dos países católicos da Europa, e foi trazido pelos portugueses para cá. Para participar da festa, o visual é chapéu de palha, vestido rodado, camisa xadrez e calça com remendos coloridos. Para as meninas, o batom vermelho e as bochechas rosadas dão o toque final. Nos meninos não pode faltar um bigodinho.As brincadeiras típicas são a corrida de sacos, a corrida do ovo na colher, cadeia, correio elegante, entre outras. Comidas típicas também não faltam, pipoca, pé-de-moleque, curau, bolo de cenoura, cachorro quente, quentão e mais um monte.
 
 AGOSTO  2º DOMINGO DO MÊS – DIA DOS PAIS
 
 O Dia dos Pais também tem origem nos Estados Unidos.Uma moça de nome Sonora Dodd resolveu homenagear seu pai, um veterano da guerra civil que criou sozinho seis filhos, depois da morte de sua mulher em 1898.Sonora pediu ajuda às autoridades e à Associação de Jovens Cristãos de sua cidade. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado na data de aniversário de seu pai: dia 19 de junho.A partir dessa data, a rosa foi escolhida como símbolo do Dia dos Pais. A rosa vermelha para os pais vivos e a rosa branca para os pais já falecidos. Muitos anos depois, a comemoração passou a ser no segundo domingo de agosto.
 
22 – FOLCLORE
 
O Dia Mundial do Folclore é comemorado, em quase todo o mundo, no dia 22 de agosto. Foi nessa data, em 1846, que o estudioso inglês, Willian John Thoms, criou a palavra folklore.Em inglês, folk, que significa povo, e Iore, estudo. Estudo das tradições, aquilo que nasceu do povo de forma natural, espontânea.


SETEMBRO 
 
07 – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
 
Desde que chegaram aqui, em 1500, os portugueses eram os donos de tudo o que havia no Brasil.Muitos brasileiros estavam descontentes com os portugueses e queriam que o Brasil fosse um país livre e independente. Mas os portugueses insistiam em mandar em tudo.Depois de mais de 300 anos de mando português, no dia 7 de setembro de 1822, o príncipe D. Pedro I proclamou a independência e se tornou o primeiro imperador do Brasil. Desde então, somos reconhecidos como um país independente.
 
 21 – DIA DA ÁRVORE
 
 A massa principal da vegetação terrestre é constituída por árvores, agrupadas em sua maioria em florestas. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore.As maiores árvores chegam a 165 metros de altura (eucaliptos da Austrália). Já o diâmetro da base do tronco mede até 13 metros entre as sequóias da Califórnia, cuja longevidade ultrapassa os 2.000 anos.
 
OUTUBRO 12 – DIA DAS CRIANÇAS
 
No Brasil, o Dia da Criança foi criado em 1955 por um executivo da fábrica de brinquedos Estrela. Os donos das outras fábricas de brinquedos e os lojistas gostaram tanto da idéia que promoveram a Semana da Criança.


15 – DIA DO PROFESSOR
 
 A data homenageia a lei que criou as escolas de ensino fundamental no Brasil, em 15 de novembro de 1827, por D. Pedro I. As escolas daquela época eram muito diferentes. Nelas, todas as crianças aprendiam a leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo matemático. Os meninos aprendiam noções de geometria e as meninas aprendiam a costurar, bordar,
cozinhar, para se tornarem boas donas de casa.Havia salas para meninas e salas para meninos, as turmas não se misturavam.Hoje, as escolas já não são assim. Alunos e alunas estudam as mesmas disciplinas em turmas mistas.
 
 NOVEMBRO  15 – PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
 
Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca, alguns militares e civis proclamaram a república no  Brasil.Desde essa época, nosso país é uma república, com presidentes eleitos para governar por um período de quatro anos.
 
 19 – DIA DA BANDEIRA
 
A Bandeira é um dos símbolos do Brasil. A Bandeira republicana foi criada em 1889 e sofreu algumas modificações ao longo da história do nosso país.
 
DEZEMBRO  25 – NATAL
 
Para o mundo cristão, o Natal é a festa religiosa que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Povos de outras religiões, principalmente orientais, não celebram essa festa. A tradição moderna propõe a troca de presentes na noite de Natal. Mas essa também é uma época de trocar mensagens afetuosas com parentes e amigos.

fonte : internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário