sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Acho que passamos tanto tempo arrumando coisas pra viver um futuro incerto que esquecemos de desfrutar a vida no presente.

(Scheila Azevedo Hinnah)

 Reflexão sobre O Ato de Planejar!
                                                          Madalena Freire
   O ato de planejar exige do educador uma ação organizada. O improvisar é importante na ação pedagógica desde que o educador tenha consciência, controle do que está improvisando. Para isso ele terá que ter organizado seu planejamento. Ter uma ação planejada significa que o educador tem claros seus objetivos. O que espera alcançar com cada atividade ou com determinado encaminhamento.
Quando tenho os objetivos claramente delimitados, a improvisação que possa vir a ocorrer está sob o meu controle.
Tenho consciência do porquê estou improvisando: determinada atividade que planejei não deu certo. Os motivos, tenho que procurar, depois, na avaliação da mesma. Assim vivida, a ação improvisada é produtiva, aprendo com ela, aprofundo meu planejamento. O desafio, portanto, é viver o planejamento sem deixar de correr o risco de possíveis improvisações. A improvisação, desse modo, faz parte do planejamento, mas não é o planejamento. Neste sentido, o educador trabalha sua flexibilidade planejando.
O desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja _ conteúdo da matéria e conteúdo do sujeito. Este é o seu estudo. Para isso precisa estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação. Ação organizada não significa ação estática, mas ato constante de reflexão, de intervenção na realidade.
É através desse pensar cotidianamente que o educador sistematiza suas previsões sobre o que está querendo conhecer.
Portanto, na concepção democrática de educação, o ato de planejar não é meramente fabricar planos; ele é processo ininterrupto, permanente, cujo desafio é lançar-se na reelaboração diária de novos planejamentos. Neste sentido, o ato de planejar é processual, onde avaliação e planejamento constroem o produto. (Freire,1997:57)

Nenhum comentário:

Postar um comentário