Projeto
Interagindo
com
Ruth
Rocha
O Projeto Interagindo com Ruth Rocha tem a
finalidade de despertar o gosto pela leitura, de uma forma prazerosa e
aproximar os educandos de uma autora específica no intuito de despertá-los a
observar a linguagem da autora e suas peculiaridades e fazer futuras
comparações com outros autores, que por ventura eles tenham contato em sua vida
acadêmica.
Participarão
do Projeto cerca de 120 alunos dos 6° anos A/B e 7° anos A/B do
Ensino Fundamental.
O projeto será executado durante o 2°
Bimestre de 2014 nas aulas de Língua
Portuguesa.
Justificativa
A leitura é importante para a aprendizagem do
aluno, pois é através dela que se enriquece
o vocabulário, obtém conhecimento, desenvolve o intelecto e a personalidade, satisfazendo suas
necessidades e aumentando sua capacidade crítico -reflexivo.
E as estórias estão presentes em nossa
cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros
significados. Estão relacionados ao cuidado afetivo, à construção da
identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à
de se expressar.
Além
disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora
para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a
escrita.
Por
isso, é importante favorecermos a familiaridade do educando com as estórias e a
ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos
indivíduos com os textos/ imagens desde cedo, e de sua participação frequente
em situações diversas de contato com o livro instigando-os a leitura.
Sabe-se
que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a
escola, "na sala de aula é um espaço
privilegiado para o desenvolvimento do gosto pela leitura.”
E
esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga
transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser manuseado com uma
dimensão prazerosa e de alegria, para
que o educando perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma
das atividades escolar.
Metas
O
Projeto: Interagindo com Ruth Rocha tem como metas atingir um público de 120
alunos do 6° e 7° anos dos períodos Matutino e Vespertino. Durante os meses de
abril e maio , sendo uma aula por semana.
Tendo
como foco desenvolver o hábito de leitura nos indivíduos, que frequentam a
Biblioteca Escolar. E ao mesmo tempo proporcionar momentos de lazer com a
Literatura ,usufruindo dos textos de Ruth Rocha que tem uma linguagem acessível
e belas imagens que atraem o leitor.
Com
essa interação do autor/leitor pretendemos aproximar criador/obra/criatura de
uma forma sistemática desenvolvendo nos educando as habilidades de leitura
consistentes e focadas num processo de aprendizagem dinâmica ,onde eles possam
ler, fazer suas sínteses e expor suas
ideias sobre aquilo que leu tendo se apropriado do conhecimento sem se dá conta
que algo foi imposto a si ,pelo professor de sala de aula.
E
obtendo bom desempenho no ato de ler, escrever e se expressar com mais
propriedade da língua, pois os indivíduos que leem mais, tem maior facilidade
de se expor em qualquer âmbito que ele for desafiado.
Objetivo Geral
Estimular
o educando à prática da leitura, despertando assim, a imaginação, a
criatividade e a fantasia. Formar leitores críticos e reflexivos.
• Proporcionar situações de leitura individual
e compartilhada.
• Aproximar os alunos do universo escrito para que eles possam manuseá-los, reparar na
beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos,
experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios
próprios para selecionar o que vão ler.
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e
sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
• Familiarizá-los com estórias e ampliar seus
repertórios.
• Participação em situação de conto e leitura
de estórias.
• Escuta atenta e interessada de estórias.
• Observação e exposição dos textos lidos
para os colegas e outras turmas da escola.
• Desenvolver no aluno a facilidade de expressar-se
em público, inicialmente, perante aos colegas de sala e depois a outras turmas
que serão convidadas por eles .
•Como identificar um autor (a) através de
suas obras.
•Despertar o interesse em identificar novos
autores;
Metodologia básica
• Haverá uma exposição da obra de Ruth Rocha
onde os alunos vão poder escolher uma obra para ler.
•Após a leitura , os alunos vão se reunir em
grupos de 3 alunos e fazer a exposição oral da obra que leu.
•Em seguida vão escolher através de um bom-senso
qual a melhor obra que eles leram.
• Fazer um resumo escrito no caderno do
livro.
•Na Biblioteca usando os computadores vão
produzir os Slids do livro com ilustrações da Internet.
• Depois, na sala de aula, o aluno vai
apresentar para professora o livro que leu e o seu registro.
• Em seguida, os alunos farão a apresentação
para toda a turma ,dos Slids que produziram na Biblioteca e serão avaliado pela
professora de Língua Portuguesa.
• Um aluno fará a exposição da Biografia da
autora e suas principais obras.
• Após as apresentações em sala de aula, será
feita uma exposição dos trabalhos para as turmas do 1° e 2° anos (1° ciclo) da escola.
• Ao término das apresentações para os
colegas de outras turmas os alunos do 6° e 7° anos convidarão os alunos do 1° e 2° anos para irem à Biblioteca conhecer o acervo da autora Ruth Rocha.
•Interação com os colegas convidados ,onde os
alunos que participaram do Projeto :Interagindo com Ruth Rocha fará uma leitura
com seus convidados mostrando-lhes a beleza do acervo que ele tiveram acesso.
•Escolher uma, entre as obras lidas durante o
Projeto e transformar o texto em imagens para expor na Biblioteca.
O aluno será avaliação de forma contínua
durante o Projeto, desde que cumpra com as atividades proposta pela professora.
E apresente bons resultados dos trabalhos individuais e coletivos a serem
desenvolvidos no percurso do Projeto.
"A cada dia acredito mais, na possibilidade de
termos um Brasil Leitor. O resultado
dos projetos de
leitura me leva a acreditar que é possível realizar esse sonho".
(Laé de Souza)
Projeto escrito por RMS-28/08/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário