sexta-feira, 29 de agosto de 2014



Projeto
 
Interagindo
 
com
 
Ruth
 
Rocha
 
 
   O Projeto Interagindo com Ruth Rocha tem a finalidade de despertar o gosto pela leitura, de uma forma prazerosa e aproximar os educandos de uma autora específica no intuito de despertá-los a observar a linguagem da autora e suas peculiaridades e fazer futuras comparações com outros autores, que por ventura eles tenham contato em sua vida acadêmica.
      Participarão do Projeto  cerca de 120  alunos dos 6° anos A/B e 7° anos A/B do Ensino Fundamental.
O projeto será executado durante o 2° Bimestre de 2014  nas aulas de Língua Portuguesa.
 
 
Justificativa
 
    A leitura é importante para a aprendizagem do aluno, pois é através dela que  se enriquece o vocabulário, obtém conhecimento, desenvolve o intelecto e  a personalidade, satisfazendo suas necessidades e aumentando sua capacidade crítico -reflexivo.
   E as estórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Estão relacionados ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar.
   Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
 
    Por isso, é importante favorecermos a familiaridade do educando com as estórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos indivíduos com os textos/ imagens desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de contato com o livro instigando-os a leitura.
    Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, "na sala de aula é um espaço privilegiado para o desenvolvimento do gosto pela leitura.”
 
     E esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser manuseado  com  uma dimensão  prazerosa e de alegria, para que o educando perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades  escolar.
 
Metas
 
     O Projeto: Interagindo com Ruth Rocha tem como metas atingir um público de 120 alunos do 6° e 7° anos dos períodos Matutino e Vespertino. Durante os meses de abril e maio , sendo uma aula por semana.
    Tendo como foco desenvolver o hábito de leitura nos indivíduos, que frequentam a Biblioteca Escolar. E ao mesmo tempo proporcionar momentos de lazer com a Literatura ,usufruindo dos textos de Ruth Rocha que tem uma linguagem acessível e belas imagens que atraem o leitor.
    Com essa interação do autor/leitor pretendemos aproximar criador/obra/criatura de uma forma sistemática desenvolvendo nos educando as habilidades de leitura consistentes e focadas num processo de aprendizagem dinâmica ,onde eles possam ler, fazer suas  sínteses e expor suas ideias sobre aquilo que leu tendo se apropriado do conhecimento sem se dá conta que algo foi imposto a si ,pelo professor de sala de aula.
   E obtendo bom desempenho no ato de ler, escrever e se expressar com mais propriedade da língua, pois os indivíduos que leem mais, tem maior facilidade de se expor em qualquer âmbito que ele for desafiado.
 
 
Objetivo Geral
 
   Estimular o educando à prática da leitura, despertando assim, a imaginação, a criatividade e a fantasia. Formar leitores críticos e reflexivos.
 
                                                           Objetivos Específicos
  
• Proporcionar situações de leitura individual e compartilhada.
 
• Aproximar os alunos do universo escrito  para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
 
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
 
• Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios.
 
• Participação em situação de conto e leitura de estórias.
 
• Escuta atenta e interessada de estórias.
 
• Observação e exposição dos textos lidos para os colegas e outras turmas da escola.
 
• Desenvolver no aluno a facilidade de expressar-se em público, inicialmente, perante aos colegas de sala e depois a outras turmas que serão convidadas por eles .
 
•Como identificar um autor (a) através de suas obras.
 
•Despertar o interesse em identificar novos autores;
 
 
Metodologia básica
 
• Haverá uma exposição da obra de Ruth Rocha onde os alunos vão poder escolher uma obra para ler.
 
•Após a leitura , os alunos vão se reunir em grupos de 3 alunos e fazer a exposição oral da obra que leu.
 
•Em seguida vão escolher através de um bom-senso qual a melhor obra que eles leram.
 
• Fazer um resumo escrito no caderno do livro.
 
•Na Biblioteca usando os computadores vão produzir os Slids do livro com ilustrações da Internet.
 
• Depois, na sala de aula, o aluno vai apresentar para professora o livro que leu e o seu registro.
 
• Em seguida, os alunos farão a apresentação para toda a turma ,dos Slids que produziram na Biblioteca e serão avaliado pela professora de Língua Portuguesa.
 
• Um aluno fará a exposição da Biografia da autora e suas principais obras.
 
• Após as apresentações em sala de aula, será feita uma exposição dos trabalhos para as turmas do 1° e 2° anos  (1° ciclo) da escola.
 
• Ao término das apresentações para os colegas de outras turmas os alunos do 6° e 7° anos convidarão os alunos  do 1° e 2° anos para irem  à Biblioteca  conhecer o acervo da autora Ruth Rocha.
 
 
•Interação com os colegas convidados ,onde os alunos que participaram do Projeto :Interagindo com Ruth Rocha fará uma leitura com seus convidados mostrando-lhes a beleza do acervo que ele tiveram acesso.
 
•Escolher uma, entre as obras lidas durante o Projeto e transformar o texto em imagens para expor na Biblioteca.
  
                                                     Avaliação

O aluno será avaliação de forma contínua durante o Projeto, desde que cumpra com as atividades proposta pela professora. E apresente bons resultados dos trabalhos individuais e coletivos a serem desenvolvidos no percurso do Projeto.
 
 
"A  cada dia acredito mais, na possibilidade de termos um Brasil Leitor. O resultado
dos projetos de leitura me leva a acreditar que é possível realizar esse sonho".
(Laé de Souza)
 
Projeto escrito por RMS-28/08/2014
 
 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário