terça-feira, 18 de agosto de 2015




Danças Folclóricas do Brasil

Estas são as principais danças folclóricas brasileiras:

Bumba meu Boi

Esta dança folclórica, conhecida em outras regiões brasileiras como o Boi-bumbá, é típica do norte e do nordeste. O Bumba meu Boi possui uma origem diversificada, pois apresenta traços das culturas: espanhola, portuguesa, africana e indígena. Além disso, o Bumba meu Boi é uma dança na qual a representação teatral é um fator marcante, posto que a historia da vida e da morte do boi é declamada enquanto os personagens realizam suas danças.

Samba de Roda

O Samba de Roda surgiu no estado da Bahia no século XIX e representa uma dança associada à capoeira e ao culto dos orixás. Surgiu como forma de preservação da cultura dos escravos africanos. O Samba de roda é uma variante do samba, que embora tenha se disseminado por várias partes do Brasil, é tradicional da região do Recôncavo Baiano.

Frevo

O Frevo é uma dança típica do carnaval pernambucano surgida no século XIX. Diferente de outras marchinhas carnavalescas, o Frevo é caracterizado pela ausência de letras na qual os dançarinos seguram pequenos guarda-chuvas coloridos como elemento coreográfico. A palavra "Frevo" é originária do verbo “ferver”, representando, desta maneira, particularidades desta dança demasiadamente frenética.

Maracatu

O Maracatu, termo africano que significa "dança" ou "batuque", é uma dança típica da região nordeste com grande destaque para a região de Pernambuco. Esse ritmo e dança apresentam fortes características religiosas, composto por uma mistura de elementos indígenas, europeus e afro-brasileiros.

Baião

O Baião é uma dança e canto típicos do nordeste brasileiro que recebeu, em suas origens, influências das danças indígenas e da música caipira. Com movimentos que se aproximam do Forró, o Baião é dançado em pares e sua temática é baseada no cotidiano e nas dificuldades da vida dos nordestinos.

Quadrilha

A Quadrilha foi popularizada no Brasil a partir do Século XIX mediante influência da Corte Portuguesa. É uma dança típica das Festas Juninas, bailada em duplas de casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira. Atualmente, a quadrilha abrange todas as regiões do Brasil.
Para saber mais, acesse o link: Festas Juninas

Catira

A Catira ou Cateretê é uma dança folclórica, presente em vários estados brasileiros. Há controvérsias em relação à sua origem, entretanto, acredita-se que a Catira contém influência indígena, africana, espanhola e portuguesa. Ela apresenta muitos elementos ligados à cultura caipira caracterizada pelo figurino dos dançarinos acompanhados ao som das violas.

Jongo

Dança folclórica de origem africana, em alguns lugares conhecida pelo nome "caxambu". O Jongo é uma dança da zona rural, acompanhada de instrumentos de percussão, e muitas vezes considerada uma variante do samba.

Curiosidades

  • Outras danças folclóricas brasileiras: Capoeira, Pezinho, Xote (Xote Carreirinho, Xote Bragantino, Xote Duas Damas) Dança do Siriá, Dança da Fita, Pastoris, Reisado, Çairé, Fandango, Bate Coxa, Carimbó, Marabaixo, Lundu, Marujada, Xaxado, Pericom, Ticumbi, Chula, Congada, Coco Alagoana, Samba de Matuto, Batuque, Dança do Boi de Mamão.
  • Foi Luís Gonzaga (1912-1989), sanfoneiro pernambucano e compositor popular brasileiro, o grande divulgador do Baião, do Xote e do Xaxado. Por isso, é popularmente conhecido com o “Rei do Baião”.
  • Todos os países apresentam suas danças folclóricas, como por exemplo: o flamenco espanhol, a tarantela italiana, o tango argentino, o fandango português, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário