ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO Nº 1
O menino e o arco-íris
Era uma vez um menino curioso e entediado. Começou assustando-se com
as cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-
os e jogava-os no chão: esperava certamente uma resposta que os objetos não
lhe davam. Descobriu alguns objetos mais interessantes que os sapatos: os
copos – estes, quando atirados ao chão, quebravam-se. Já era alguma coisa,
pelo menos não permaneciam os mesmos depois da ação. Mas logo o menino
(que era profundamente entediado) cansou-se dos copos: no fim de tudo era
vidro e só vidro.
Mais tarde pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas.
Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua
incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e o
pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e continuou entediado como
sempre.
Não pensava, não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a
realidade.
Quando pôde sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e
percorreu o maior espaço possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam
futebol, viu igrejas, automóveis e um trator que modificava um terreno. Perdeu-
se. Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do
trator deu na banalidade: canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E
o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.
O tédio levou o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens
para a outra margem do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino
cresceu e, no amor como no cinema, não encontrou o que procurava. Um dia,
passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas. Desceu pela
margem, examinou: eram coloridas!
Desde então, todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas
quando alguém lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia
próxima, começou aa gritar que não, que as águas vinham do arco-íris.
E daí?
(GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris. São Paulo: Ática, 2001. p. 5)
Após ler atentamente o texto,
1.Identifique
Título:
Autor:
Obra da qual faz parte:
2.“Mas logo se acostumou a todos eles”.O termo em destaque refere-se no
texto a
(A) animais no quintal. (B) cadeiras e mesas.
(C) sapatos e copos. (D) jogos de azar.
3. Pode-se concluir que o tema do texto é
(A) a curiosidade. (B) a insatisfação.
(C) a natureza. (D) a saudade.
4. De acordo com o texto, o menino procurava, desde criança, por
(A) alguma coisa surpreendente. (B) galinhas e plantas interessantes.
(C) um arco-íris. (D) banhos de mar.
5. . “E daí?” A frase final do texto demonstra que a opinião do narrador sobre o destino do menino éde
(A) pena e desespero. (B) simpatia e aprovação.
(C) indiferença e conformismo. (D) esperança e simpatia.
6. “Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!”
No trecho, os sinais de pontuação empregados assinalam
(A) o tédio do menino. (B) a surpresa do menino.
(C) a dúvida do narrador. (D) o comentário do narrador.
7. Esse texto é:
(A) uma crônica (B) uma notícia (C) informativo (D) fábula
8. Como você descreveria o menino?
9. Por que o menino sempre abandonava as coisas que encontrava?
10. Comente sobre o desfecho do texto, dando sua opinião.
GABARITO
2.A 3.B 4.A 5.C 6.B 7.A
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