Linguagem figurada - 6º ano - com gabarito
1) Imagine...
· Carolina diz para a amiga: “Gustavo é uma gato”.
· Gustavo comenta: “Carolina é uma gatinha”.
a) O que cada um deles está querendo dizer?
b) Gato e gata, então, ganharam um novo sentido? Por quê?
2) A) O vento cochichava segredos no seu ouvido.
B) o menino cochichava segredos no ouvido da menina.
Uma dessas duas frases apresenta uma associação inesperada, pouco comum. Identifique-a e explique o que ela tem de novo.
3) A) Seu olhar queima.
B) o sol queima.
a) O que há de comum entre o olhar e o sol?
b) Em uma das frases, o verbo foi usado em sentido figurado, não é “queimar” de verdade. Identifique-a, justificando sua resposta.
4) Joana tem olhos brilhantes. As estrelas brilham no céu.
· Compare, numa frase, os olhos de Joana com as estrelas:
a) Usando a palavra “como”;
b) Eliminando a palavra “como”
CANÇÃO
Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar
Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas.
O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...
Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.
Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar
Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas.
O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...
Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.
Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.
Cecília Meireles. Viagem. In: Obra poética. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.
5) “Pus o meu sonho num navio /e o navio em cima do mar; / - depois, abri o mar com as mãos, / para o meu sonho naufragar”.
a) A
palavra sonho não está usada no sentido comum, de imagens que acontecem
enquanto dormimos. Quando estamos acordados, com o que sonhamos?
b) Sonho, nesse sentido, então, tem um significado próximo ao de uma dessas palavras: falsidade, ilusão, realidade.escolha a melhor.
c) O que aconteceu com o sonho do poeta?
6) a) A quarta estrofe sugere que o poeta não quer o quê?
b) apóie-se no texto e justifique sua resposta.
GABARITO:
1) a- Cada um está querendo dizer que o outro é bonito.
b- Sim, deixaram de significar o animal, para expressar um elogio
2) A frase A apresenta um associação inesperada, porque cochichar é ação de pessoa, vento não cochicha.
3) a- Ambos queimam.
b- Em A, o verbo foi usado em sentido figurado, porque o olhar não queima de verdade, como o sol.
4) a- Os olhos de Joana brilham como estrelas. Ou: Os olhos de Joana são brilhantes como as estrelas.
b- Os olhos de Joana são estrelas
5) a- Sonhamos com o que não temos, com as coisas que queríamos poder fazer...
b- Tem um significado próximo de ilusão.
c- O poeta afundou o próprio sonho.
6) a- A quarta estrofe sugere que o poeta não quer que o sonho volte, pois tudo está perdido mesmo.
b- Ela quer que o navio chegue ao fundo e que o sonho desapareça.
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