quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
Simbolos usados em Mandalas
ABELHA
Organização, pureza, trabalho, disciplina, perseverança. A abelha simboliza, também, a eloqüência, a poesia e a inteligência. A abelha produz o mel, mas também possui ferrão, e por isso é o emblema de Cristo: doçura, misericórdia e justiça do Cristo-Juiz. É um símbolo de natureza ígnea, portanto, representa as sacerdotisas do templo e as pitonisas, as almas puras dos iniciados.
ABISMO
Designa aquilo que é sem fundo, logo indefinido. No abismo não se sabe o que se vai encontrar. As grandes profundezas evocam os terrenos dos mortos e a Grande Mãe Terra. Jung estabelece conexão entre o simbolismo do abismo e o arquétipo maternal. Este símbolo evoca as profundezas do inconsciente, e sugere que se está pronto para trabalhar esses conteúdos.
ÁGUA
Emoções, fonte da vida, fluxo de espiritualidade, verdade e conhecimento, pureza e purificadora, batismo, profundezas do inconsciente. O simbolismo da água possui dois lados, o que dá e o que tira a vida. Ela pune o pecador, mas não atinge os justos. As águas cristalinas, limpas, puras e calmas, denotam seu lado bom, mas as águas poluídas mostram seu lado ruim, sujo, doente e de morte. A água simboliza também a fertilização. A ribeira, o rio e o mar representam o curso da vida.
ÁGUIA
Poder, elevação, grandes ideais e conquistas, percepção clara, estados elevados de espiritualidade. Rainha das aves. É vista como o substituto ou o mensageiro da mais alta divindade uraniana e do fogo celeste. Somente a águia fixa os olhos no sol sem queimá-los. A águia também é símbolo do pai e da paternidade. Como a fênix, simboliza a regeneração. É a senhora do raio e do trovão. Ainda, simboliza os caçadores, guerreiros e conquistadores.
AMETISTA
Espiritualidade, terceiro olho, clarividência, mestre espiritual. A ametista é uma pedra que protege contra a embriaguez. Usada pelos bispos como proteção contra exaltação espiritual, pois, os bispos, na qualidade de pastores de almas e com responsabilidade de levar luz aos seguidores, não podem cometer enganos. A ametista também simboliza a humildade.
ÂNCORA
Firmeza, solidez, tranqüilidade, fidelidade, conflito e atraso. No meio da mobilidade do mar e dos rios, ela fixa, amarra e imobiliza, deixando estável a embarcação. Também pode significar amarras e atraso, o conflito entre o sólido e o líquido.
ANEL
Eternidade, união, elo. O anel nupcial e o anel pastoral servem para vincular, indicar um elo entre um destino ou uma comunidade. Também pode indicar uma relação amor-escravo ou uma união nupcial.
ANJO
Mensageiro de boa nova ou aviso sagrado. Símbolo de ordem espiritual, das funções divinas e das relações de Deus com as criaturas. O anjo também pode simbolizar as funções humanas sublimadas ou as aspirações insatisfeitas e impossíveis. O anjo pode significar ainda sinal de advertência.
AR
Um dos quatro elementos primordiais: terra, fogo e água. Representa os signos de gêmeos, libra e aquário. Símbolo de lucidez, do fluxo de pensamentos, de idéias e das forças mentais. É o mundo sutil e a expansão. O ar representa a via de comunicação entre a terra e o céu. É purificador e espiritualizador.
ÁRCO-ÍRIS
A ponte entre o céu e a terra, individuação, renascimento. O arco-íris representa a união das metades separadas e a resolução. O arco-íris representa, também, a restauração da ordem cósmica.
ÁRVORE
Conhecimento, desenvolvimento, vínculos familiares, crenças. A árvore é símbolo da vida em evolução e em ascensão para o céu. Ela sempre está em comunicação com o cosmo em seus três níveis: subterrâneo pelas raízes, na superfície pelo seu tronco e galhos inferiores, e nas alturas, por meio dos galhos superiores e seu cimo sempre em busca da luz.
BALANÇA
Simboliza o equilíbrio a ponderação e a justiça principalmente a do julgamento. No cristianismo é símbolo do juízo final. No zodíaco o símbolo da Balança é o sétimo signo. Quando a balança surge em mandalas e nos sonhos é sensato refletir nos assuntos acima.
BEIJO
Necessidade de amor e afeição. Em alguns casos pode representar traição. Atenção ao corpo e suas necessidades. Também, pode representar momentos de saudade ou ansiedade por um amor.
BOCA
Representa a palavra, a respiração e o alimento, pois todos passam por ela. Como símbolo da criação, a boca é o lugar por onde a alma é insuflada. Também é vista como aniquiladora, pelo seu mastigar e engolir. Por suas palavras pode amar ou destruir. Ela é símbolo de poder do espírito e da
força criadora.
BORBOLETA
Símbolo da transformação por sua metamorfose: ovo, lagarta e crisálida, até alçar vôo como borboleta. Também simboliza a ligeireza e a inconstância. No Japão simboliza a mulher, e duas borboletas a felicidade conjugal.
CHAVE
Simboliza abertura ou fechamento. Tem um papel iniciático e discriminatório, pois determina quem pode entrar no reino dos deuses. Pode significar o encontro de uma saída, quando se quer resolver algo. É ainda o caminho da purificação no qual encontramos as três chaves: de prata, de ouro e de diamante.
CORAÇÃO
Centro vital do homem. Simboliza o amor e a amizade. Também, o centro das emoções, o afeto pelos outros, a compaixão, o cuidado, o desejo de amar e de ser amado.
COROA
Representa a realeza e o domínio sobre si mesmo. Simboliza a responsabilidade pelo que se domina e a vitória. É o ponto máximo da cabeça e a ligação com os planos cósmicos e espirituais.
CORUJA
Sabedoria, inteligência, silêncio. A coruja é relacionada com a lua. Símbolo do conhecimento racional, da clarividência, da reflexão e iluminação, e das trevas. Mais recentemente, a coruja também simboliza o tenebroso, mau augúrio e ingrediente para poções mágicas.
CRUZ
Dificuldades, ressurreição, unificação do céu com a terra. É um símbolo muito antigo já encontrado no Egito, na China e em Cnossos, na Creta. A cruz também é símbolo de orientação dos pontos cardeais. Como o quadrado participa do simbolismo do número quatro.
CRISTAL
Pureza, clareza, cura, irradiação de energia. Distingue-se do diamante pelo seu grau de maturidade embriológica, é um diamante que ainda não amadureceu. Ligado aos sonhos e aos devaneios, como os sapatinhos de cristal ou o castelo de cristal.
DIA
Ao contrário da noite simboliza a clareza de pensamentos e idéias, a razão. O dia também representa as quatro estações do ano: a primavera, à manhã; o verão, ao meio-dia; o outono, a tarde ou ao pôr-do-sol; e o inverno. à noite.
DIAMANTE
Símbolo maior da perfeição. Representa o sucesso, a felicidade, a vitória, a essência mais profunda do ser, o imaculado. É considerado unanimemente como benéfico. Na tradição da Índia se diz que o diamante nasce da terra sob a forma de um embrião. Diferente do cristal, pois ele já estaria maduro. O diamante representa o auge da maturidade e da perfeição.
ELEFANTE
Animal sagrado. Na Ásia é a montaria dos soberanos. Símbolo de poder, da sabedoria, da paz e da prosperidade. É a montaria do deus indú Indra. Ganesha, filho do deus Xiva possue a cabeça de elefante e é o deus que afasta todos os obstáculos.
ESMERALDA
Pedra preciosa de muito valor, considerada talismã de boa sorte e saúde. Participa do simbolismo da cor verde. Também associada a fecundidade e a poderes mágicos. Também é um dos atributos de Vênus.
ESPADA
Coragem, ambição, agressão, bravura, poder e justiça. Simboliza a decisão e a separação. Simboliza também as virtudes militares e a força e valentia masculina.
ESPELHO
Simboliza o saber, o autoconhecimento, a consciência, a verdade e a clareza. Símbolo da criação que reflete a inteligência divina e do coração humano e puro, que abriga Deus. Na China é simbolo da sabedoria contemplativa e não-ativa.
ESPIRAL
Simboliza os movimentos ascendente ou descendente, a evolução, a involução e a ascensão espiritual.
ESTRELA
Esperança, mensagens de planos superiores, boa sorte.
ESTRELA DA MANHÃ
Refere-se a posição no firmamento do planeta Vênus, a última estrela a desaparecer após o amanhecer. Simboliza a luz qure vence a noite. Luz sobre as trevas. No cristianismo simboliza Cristo e a Virgem Maria.
ESTRELA DA TARDE
Refere-se a posição no firmamento do planeta Vênus, a primeira estrela a surgir juntamente com o por-do-sol. Simboliza o cair da noite, com seus mistérios e revelações. No cristianismo eventualmente simboliza Lúcifer.
ESTRELA POLAR
Estrela em torno da qual parece girar o firmamento; por isso, é considerada muitas vezes como o centro do cosmos, o umbigo do mundo, a porta do céu, o eixo cósmico ou o cimo da montanha do mundo.
FÊNIX
Morte e renascimento, purificação do ser, triunfo da vida sobre a morte. A fênix é um pássaro mítico e sagrado, de extraordinária longevidade que tem o poder de depois de consumida pelas chamas renascer de suas próprias cinzas. O fênix macho é símbolo da felicidade e a fênix fêmea é o emblema da rainha, juntos significam uma união feliz.
FILA
Sugere uma longa espera, a necessidade de paciência e de resistência.
FIO
Nos Upanixades se diz que o fio une este mundo ao outro mundo e a todos os seres. Simboliza a continuidade, o fluxo e o elo para que se alcançar o centro.
FLECHA
O símbolo universal da ultrapassagem de uma condição a outra. A flecha também simboliza a rapidez do pensamento, do aprendizado e da intuição. Pode indicar uma realização e morte súbita. Junto com o arco simboliza o amor. Ainda, indica a direção para onde se está indo.
FLOR
Geralmente as flores possuem simbolismo próprio. A rosa vermelha o amor, a amarela, o respeito e a branca, pureza. Podem representar a alma dos mortos ou somente a alma. Também a beleza e a delicadeza.
FLORESTA
Representa o santuário natural, onde habitam deuses bons e maus, espíritos e demônios, homens selvagens, elementais ligados às madeiras e aos musgos, e às fadas. A floresta simboliza também mistérios e o lugar do medo.
FOGO
Purificação, espiritualidade, transformação, transmutação, destruição. O fogo é sagrado e tem o poder de destruição para se alcançar uma esfera mais elevada de desenvolvimento. Na astrologia, o fogo é atribuído aos signos de áries, leão e sagitário.
FOLHA
Símbolo de felicidade e prosperidade. Simboliza o pudor, novos inícios, cura e renovação.
FONTE
É considerado um símbolo universalmente sagrado, por jorrar água virgem, pura e viva. É associada a todo simbolismo da água, sendo que a sua água é especial. Quando dizemos que bebemos da fonte é porque bebemos algo muito especial.
Simboliza a juventude e a purificação.
FORMIGA
Como as abelhas, é associada à organização, ao trabalho e à previdência.
GAIOLA
Simboliza a limitação da alegria, a proteção, a prisão e a necessidade ou a perda de liberdade. Habilidades que estão presas, somente esperando a gaiola se abrir.
GALHO SECO
Simboliza idéias, crenças e hábitos obsoletos. Necessidade de mudanças.
GALINHA
Simboliza a maternidade cuidadosa e protetora.
GALO
Símbolo solar e do fogo pela sua crista vermelha e sua plumagem colorida e por anunciar o amanhecer. Simbolo da superação das trevas pela luz. É também símbolo da vigilância. Ainda é símbolo da fertilidade. Pode simbolizar o orgulho ou o comportamento imponente e acentuadamente machista. O galo é o décimo signo do zodíaco Chinês e corresponde ao signo de Capricórnio.
GIRASSOL
Símbolo solar devido a forma radiada de suas pétalas, da cor amarela, e por buscar o sol. No cristianismo é símbolo do amor divino, da alma e dos pensamentos e sentimentos dirigidos incessantemente a Deus, por isso, também simboliza a prece.
corporais/emocionais.
GNOMO
Gênio que habita debaixo da terra e são donos de tesouros, pedras e metais preciosas preciosos. Os gnomos são como a alma oculta, e quando se retiram, tudo morre e fica inerte. Podem amar e odiar a mesma pessoa. Simbolizam a consciência obscurecida, onde coexistem ignorância e conhecimento, riqueza e pobreza morais.
GRÃO
Simbolo da vida, da abundância de possibilidades ainda nao manifestadas. O grão morre na terra para uma planta nascer, por isso simboliza a alternância constante da morte e de um novo começo na natureza, mas também é símbolo do sacrifício e do renascimento espiritual do homem.
GRILO
Para os chineses símbolo da vida, da morte e da ressurreição. Simboliza a metamorfose, sua presença no lar é considerada promessa de felicidade.
GLOBO ALADO
Símbolo de muitas religiões, representa o relacionamento entre o corpo, a alma e o espírito. Simboliza a liberdade da alma.
GRAMADO
Simboliza um crescimento saudável e equilibrado. Aquilo que foi semeado e produz resultado pelo esforço realizado. Sugere também a necessidade de contato com a natureza.
HEXAGRAMA
Estrela de seis pontas, selo-de-salomão, estrela de Davi. Simboliza a interpenetração do mundo visível e invisível; no induísmo simboliza a união da iôni e do linga; na alquimia, simboliza a união dos contrários.
IANTRA
Figura geométrica utilizada no hinduismo para meditação. Simboliza forças divinas que influenciam o meditador para ampliar sua consciência.
IGREJA
Simboliza crenças e impressões acumuladas. Proteção e comunhão divina. A igreja é considerada como a esposa do cristo e a mãe do cristo e, por isso, também simbolizam a mãe.
JANELA
Simboliza a abertura e a receptividade para boas influências.
JARDIM
Simboliza o Paraíso terreno e celeste. Murado simboliza as dificuldades e os obstáculos a serem superados, antes de se chegar ao Paraíso, ou a um nível de desenvolvimento mais elevado.
LABIRINTO
Simboliza a viagem iniciática para o centro. Somente os que conseguem vencer os obstáculos dos enganos e das ilusões, matando as feras e monstros terríveis, podem alcançar o centro e encontrar a paz, a felicidade e a espiritualidade. O labirinto simboliza também a vitória.
LAÇO
Simboliza o poder soberano ou judiciário, o poder de atar e desatar. O compromisso assumido espontaneamente.
LAGARTA
Animal rastejante que se assemelha ao verme. A baixeza e a feiúra. Nos Upanixades esse animal simboliza a transmigração e a transmutação, pela maneira como passa de uma folha a outra e de larva para borboleta.
LAGARTO
Ligado ao sol. Simboliza a procura pela luz e pelo conhecimento.
LAGO
Representa o feminino e o inconsciente. Pode ser calmo ou pantanoso e traiçoeiro. O olho pelo qual os seres subterrâneos observam os humanos. Também o lugar onde moram as ninfas, fadas e outros elementais que atraem pessoas para a morte.
LÁGRIMA
Simboliza a dor. A lágrima é comparada à pérola ou à gota de âmbar. Pode significar liberação de emoções, limpeza e purificação.
LAMA
Simboliza a matéria primordial e fecunda de onde surgiram os seres viventes, e de onde tudo foi tirado. A lama é a mistura de terra e água, na qual ocorrem transformações. Símbolo mítico, pode representar a escória da sociedade e os níveis inferiores do ser.
LÂMPADA
Simboliza a luz espiritual e individual do ser. Para os ensinamentos zen, a transmissão da chama é a transmissão da doutrina. No ocidente a lâmpada usada em ritual significa a presença de Deus. Representa a vinda de insights e boas idéias de planos superiores.
LANÇA
Símbolo fálico, ígneo e solar. Simboliza a guerra e o poder. O eixo do mundo. Animais transpassados por lanças significam vícios a serem superados.
LETRAS
Segundo a cabala as letras contêm uma forma criadora e por isso não devem ser conhecidas pelo homem, caso contrário, poderia criar como Deus. Podem ser divididas segundo os quatro elementos, e possuem valores numéricos, sendo sua natureza fundamental e astral, permitindo se chegar a conhecimentos secretos, ocultos e esotéricos, inacessíveis de outra forma.
LÓTUS
O lótus desabrocha sobre águas estagnadas, com rara beleza e perfeição, e é associado ao alcance da perfeição pelo homem. É para os orientais o mesmo que a rosa é para os ocidentais. Amor e sabedoria.
LUA
A lua não possui luz própria, passa por mudanças durante os meses, por isso simboliza a dependência, o princípio feminino, a renovação e a periodicidade.
MAÇÃ
A maçã simboliza o conhecimento, a fertilidade e o amor.
MACACO
Simboliza a agilidade e a inteligência. Na Índia o macaco é sagrado e incomestível.
A sabedoria. No extremo oriente, é representado por três macaquinhos: um tampa os olhos, o outro a boca e o terceiro os ouvidos, como que dizendo não vejo, não falo e não escuto, três virtudes importantes para a vida.
MACHADO
Associado ao raio e a chuva. Guerra e destruição. Instrumento sagrado e símbolo da iluminação.
MOEDA
Símbolo da fartura. Qualquer tipo de troca.
MONTANHA
Encontro entre terra e o céu. A montanha é a morada dos deuses, e o subir a montanha o alcance da espiritualidade. Usado para representar o caminho do buscador ou discípulo, iniciado no sopé da montanha, rumo ao alcance da iluminação.
NASCENTE
É venerada de maneira geral como origem dos poderes nutrientes, como símbolo da pureza e da profusão fecunda. Na Bíblia, simboliza a vida eterna e o renascimento. Para Jung a fonte é um símbolo da inesgotável energia psico-espiritual.
NEVE
Simboliza a castidade e a intangibilidade, no cristianismo simboliza a Virgem Maria.
NEVOEIRO
Simboliza algo indeterminado, da passagem de um estado para outro.
ONDAS
Simboliza a agitação, a vivacidade, e também as forças incontroláveis.
ORQUÍDEA
Na China, é associada à primavera. Eram utilizadas para expulsar influências nocivas, principalmente a esterilidade. Perfeição e pureza espiritual.
OURIÇO DO MAR
Simboliza o ovo do mundo.
PÁSSARO
Simboliza as relações entre o céu e a terra. Estados superiores do seres e dos anjos.
PEIXE
Simboliza ao mesmo tempo a fertilidade e a morte. Ligado à água e ao Cristo, sendo, portanto, considerado alimento espiritual. Corresponde ao décimo segundo e último signo do zodíaco.
PÉROLA
Símbolo lunar ligado à água e a mulher. Possui vários significados: para os gregos, simboliza o amor; na Europa, era usada para tratar a saúde; e os hindus utilizavam seu pó como revigorante e afrodisíaco. Os chineses e árabes usavam para tratar doenças dos olhos. A pérola simboliza, também, a lágrima e a tristeza.
QUADRADO
Um dos quatro símbolos geométricos universais, juntamente com o ponto, o círculo e a cruz. Simboliza a terra e em outro nível o universo. Os pontos cardeais. Muitos espaços sagrados têm a forma quadrangular, como os altares, os templos, algumas cidades e os acampamentos militares.
QUATRO
Símbolo ligado ao quadrado e à cruz. Representa os pontos cardeais, as quatro estações do ano, os quatro elementos e os quatro temperamentos.
QUERUBIM
É um ser de forma metade humana e metade animal que pertence às hierarquias espirituais superiores. No antigo testamento os querubins eram seres que acompanhavam Jeová. São representados com asas e olhos que simbolizam a onisciência dos mundos espirituais superiores.
RAIO
Símbolo do poder divino, da fúria ou da criação. O feixe de raios é considerado um atributo de Júpiter e de Indra, pois, do centro de uma espécie de grande fuso saem vários dardos em ziguezague. Às vezes esse fuso pode aparecer em forma de lança pontiaguda, de tridente ou de outro instrumento semelhante.
RIO
Símbolo do fluir, da possibilidade , da fluidez das formas e da fertilidade. O curso das águas simboliza a corrente da vida e da morte. O rio, por estar sempre fluindo, simboliza também a renovação e a transitoriedade.
ROCHEDO OU ROCHA
Símbolo da imobilidade e do imutável. Na China o rochedo opõe-se à cascata, como o yang ao yin. No antigo testamento, simboliza a força de Jeová e sua solidez na aliança de sua fidelidade a Deus. Nos salmos, é visto como o amparo de Deus.
RODA
Como o círculo, a roda sugere a perfeição. A diferença é que a roda possui certa imperfeição, a de que ela se refere ao mundo do vir a ser, da criação contínua e da eventualidade da morte.
ROSA
Corresponde no Ocidente o que o lótus é para o Oriente. Seu principal simbolismo é o de que das águas primordiais se eleva e desabrocha a flor. Para os cristãos, é a taça que recolhe o sangue de Cristo, a transfiguração das gotas desse sangue ou de suas chagas. Atualmente a rosa simboliza o amor.
SALAMANDRA
Acreditava-se que a salamandra era capaz de viver no fogo sem ser consumida. Porém por ser fria, também lhe era atribuído o poder de apagar o fogo. A salamandra simboliza o justo que não perde a paz da alma e a confiança em Deus. Para os alquimistas, simboliza o enxofre.
SERPENTE
É fria, lisa e muda de pele periodicamente. Sua picada pode ser venenosa, o próprio veneno é usado como antídoto. Todos estes atributos fazem-na um símbolo multiforme. Na China é vista como um símbolo yin, e ligada a terra e a água. Na mitologia hindu, a naja é uma serpente mediadora entre os deuses e os humanos, ora são boas e oras são más. A serpente kundalini, enroscada na base da coluna do homem, simboliza a sede da energia vital. Para a psicanálise, a serpente é um símbolo fálico.
SINO
Símbolo do chamado para a prece e para a lembrança da obediência às leis e aos deveres divinos. Ligação entre o céu e a terra. Na China o som do sino simboliza a harmonia cósmica.
SOL
Um dos símbolos mais diversificados. O sol simboliza a manifestação da divindade para muitos povos. A luz, a inteligência cósmica suprema e o princípio vital.
SOMBRA
O que se opõe a luz e a própria imagem das coisas fugidias, irreais e mutantes. A sombra é o aspecto yin, oposto ao yang.
TAÇA
A taça ou copa possui um simbolismo amplo, podendo de um lado representar o vaso da abundancia ou o vaso que contém a poção da imortalidade. Como vaso de abundancia pode simbolizar o seio materno que produz leite. A taça também simboliza o Graal, o cálice que recolheu o sangue de Cristo. No Japão a troca de taças simboliza a fidelidade. No Islã, a taça simboliza o coração.
TARTARUGA
Simboliza a longevidade e a proteção.
TERRA
Simboliza a mãe, fonte do ser e protetora contra qualquer força do mal. A terra opõe-se ao céu como princípio passivo ao princípio ativo. Aspecto feminino. Na astrologia está ligada aos signos de touro, virgem e capricórnio. Na filosofia taoísta representa o princípio yin.
TORRE
Simboliza o poder ou ascensão para além do cotidiano. Virgindade e a gradual ascensão espiritual do homem em direção ao céu. Símbolo fálico.
TRIGO
Simboliza o nascimento e a morte ou da morte e do renascimento. A espiga de trigo é o símbolo da virgem Maria, contém os grãos com que se produz a farinha para a hóstia.Fecundidade e abastança.
UNICÓRNIO
Símbolo de poder, luxo e pureza. Na China antiga, era emblema da realeza e das virtudes régias. Seu chifre único no meio da fronte simboliza a flecha espiritual, o raio solar, a espada de Deus, a revelação divina. A penetração do divino na criatura.
UROBOROS
Serpente que morde a própria cauda e simboliza um ciclo de evolução encerrado nela mesma. Contém ao mesmo tempo as idéias de movimento, de continuidade, de autofecundação e do eterno retorno.
VELA
Está ligada à chama e a vida ascendente. Usada nos aniversários para desejar felicidade ao aniversariante. Ascende-se velas ao defunto para que sua luz ilumine a alma que será levada para o céu.
YIN YANG
Na filosofia chinesa taoísta representa os princípios feminino e masculino. Corresponde aos opostos: noite e dia; preto e branco.
ZODÍACO
É um símbolo em si e um conjunto de símbolos particulares que variam segundo diversas relações. O zodíaco simboliza um ciclo completo e cada um de seus signos uma fase evolutiva. O círculo zodiacal é dividido em doze, número este que corresponde a doze constelações.
Mundo das Mandalas
ALFABETO COM NOME PRÓPRIOS E SEUS SIGNIFICADOS
-ANTONIO:AQUELE QUE ESTA NA VANGUARDA,INESTIMÁVEL.
-BEATRIZ.:AQUELA QUE TRAZ FELICIDADES.
-CARLOS:HOMEM VIRIL,FAZENDEIRO.
-DANIEL:MEU JUÍZ E DEUS.
-EDUARDO:PRÓSPERO,GUARDIÃO.
-FABIO:AQUELE QUE PLANTA FAVAS.
-GERALDO:AQUELE QUE DOMINA COM A LANÇA.
-HAROLDO:COMANDANTE DO EXÉRCITO.
-IVO:ARQUEIRO.
-JOÃO:GEOVÁ MOSTROU FAVOR E CLEMÊNCIA,
-KARLA:FAZENDEIRA,VIRIL.
-LEONARDO:AQUELE QUE É FORTE COMO UM LEÃO,BRAVO.
-MARIA:AMARGURA,SENHORA SOBERANA.
-NAIR:AQUELA QUE É LUMINOSA.
-ODAIR:AQUELE QUE GUIA E DEFENDE.
-PEDRO:UMA ROCHA ,UM PEDAÇO DE PEDRA.
-QUITÉRIA:UMA HOMENAGEM A SANTA DE MESMO NOME.
-ROSE:UMA REFERENCIA A FLOR DE MESMO NOME.
-SANDRO:DEFENSOR DA HUMANIDADE.
-TATIANE:CIGANA.
-ULISSES:PERSONAGEN DA OBRA ODISSÉIA DE HOMÉRO,IRRITADO,COLÉRICO.
-VALÉRIA:CHEIA DE VIDA,ROBUSTA.
-WALESCA:SOBERANA,PODEROSA.
-XÉNIA;HOSPEDEIRA.
-YARA:MÃE DAS ÁGUAS.
-ZELIA;ZELO.
FONTE;https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8783508670168462846#editor/target=post;postID=8915877970168112032;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=0;src=postname
O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo...
O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo...
Fonte: Internet
Nunca é tarde demais para prestar atenção nas emoções não expressadas que arquivamos no corpo, que se manifestam através de dores, desconforto e tensões.
Quando olhamos para a linguagem que usamos para falar das nossas reações emocionais, normalmente existe uma sensação física associada a elas: um caroço na garganta, borboletas no estômago, falta de ar, o peso do mundo nos ombros. Isso não é mera coincidência. Essas reações viscerais são mensagens do nosso corpo.
Chamamos de "conexão entre mente e corpo". Essas reações são associadas com o uso da mente - através de pensamentos positivos - para ajudar a melhorar o estado geral do corpo, sua imunidade e provocar sensação de bem estar. Embora usar a mente para atingir o corpo seja extremamente útil e preciso, não podemos ignorar que nosso corpo pode também ser uma forma de acessar e tratar nossas emoções mais escondidas.
A maioria de nós pode se lembrar de um tempo quando expressar uma emoção era desencorajado pelos adultos que nos cercavam. Pais ainda dizem para as crianças que "sejam valentes", ou "engulam o choro". Ou ainda diminuem suas sensações de dor com o clássico "não foi nada". Nossos corpos simplesmente gravam aquilo que acontece com nossas emoções - mesmo que tenhamos sido convencidos intelectualmente a lidar com elas, ou a ignorá-las. O impacto físico e emocional de dores e sentimentos não expressados é algo que perdura. Fica marcado.
Abaixo há uma ilustração de padrões típicos de emoções guardadas no corpo, reconhecidas pelas entidades de trabalhos corporais. Cada pessoa desenvolve também seus padrões individuais, mas esses são alguns dos padrões mias comuns:
Nossos corpos sabem das coisas que nossas mentes gostariam de se livrar. Das coisas que estão esquecidas em algum nível de consciência, estão sempre presentes concretamente no corpo. A boa notícia é que nunca é tarde para acessar esses assuntos, e que os resultados de um olhar para o corpo, podem afetar tanto o plano físico como o mental e emocional.
Alguns passos que você pode dar para liberar emoções mal resolvidas:
1) Encontre uma atividade física diária que você goste. Perceba, não se trata de "faça exercício". Cuidar do corpo é importante, mas a intenção aqui é ser feliz, através do olhar para o corpo. Portanto tem que ser alguma atividade que amamos fazer. É interessante também que seja algo que acalme um pouco a mente. Muitas pessoas encontram na ioga, nas corridas e outras atividades do gênero esse componente meditativo. Pode ser simplesmente uma caminhada silenciosa de dez minutos, onde você pode prestar atenção na sua respiração e outras sensações corporais.
2) Receber algum trabalho corporal com frequencia. Massagens terapeuticas são uma das formas mais efetivas de se liberar emoções guardadas. Quando alguém trabalha nos nódulos do pescoço, onde guardamos estresse e raiva por tanto tempo, as emoções começam a vir à tona. É comum ver clientes chorando nas mesas dos massagistas. É importante somente lembrar que os profissionais de terapias corporais não são psicoterapeutas, portanto são tidos como agentes auxiliares para liberar as emoções e iniciar o processo de cura, individual de cada um, que pode necessitar em outro momento de ajuda de outros profissionais.
3) Fazer do toque parte integrante de nossos relacionamentos primários. Isso soa simples, óbvio até. Mas infelizmente podemos nos deixar levar pela cultura do "não-me-toque". Menos e menos das nossas interações diárias envolvem o toque. Na medida que apoiamos nossas estratégias de comunicação nas mídias sociais e demais tecnologias, nossos relacionamentos tem menos contato corpo a corpo do que precisamos. Encoste nas pessoas, nos braços ou ombros, quando fala com elas. Cumprimente os amigos com um abraço. Vá jogar basquete com os amigos, ao invés de assistir na TV. Quando começarmos a compreender que não somos mentes presas dentro de um corpo, e sim mente e corpo atuando em perfeita harmonia, podemos começar a curar velhas feridas de uma forma mais profunda e duradora.
Fonte: Internet
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
O Ultimo Discurso
Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar - se possível - judeus, o gentio ... negros ... brancos.
Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar ou desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma do homem ... levantou no mundo as muralhas do ódio ... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, emperdenidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
A aviação e o rádio aproximaram-se muito mais. A próxima natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem ... um apelo à fraternidade universal ... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhões de pessoas pelo mundo afora ... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas ... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: "Não desespereis!" A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia ... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem os homens, a liberdade nunca perecerá.
Soldados! Não vos entregueis a esses brutais ... que vos desprezam ... que vos escravizam ... que arregimentam as vossas vidas ... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como um gado humano e que vos utilizam como carne para canhão! Não sois máquina!
Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar ... os que não se fazem amar e os inumanos.
Soldados! Não batalheis pela escravidão! lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas é escrito que o Reino de Deus está dentro do homem - não de um só homem ou um grupo de homens, mas dos homens todos! Estás em vós! Vós, o povo, tendes o poder - o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela ... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto - em nome da democracia - usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo ... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.
É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos.
Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontres, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo - um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergues os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos.
RISO E LÁGRIMA
Há uma lágrima, sempre atenta, em nossos olhos.
LUÍS EDMUNDO
Morre na alma um sorriso e a lágrima, sentida,
surge, treme, de leve, e traz à vossa face
o signo natural da tristeza que nasce
e não pode viver tão secreta, escondida.
Muitas vezes, porém, nas horas em que a vida
alegre se vos faz, como se se ocultasse
viverá - quem o sabe? - inútil, esquecida.
E assim, quando esqueceis a vossa desventura
a tristeza se esvai e a lágrima procura
ocultar-se, qual flor que nasceu entre abrolhos.
No entanto, para mim, há destas variedades:
passo a vida a cantar para matar saudades,
vivo sempre a sorrir com lágrimas nos olhos...
(Dentro da noite, 1915.)
MANHÃ DE CAÇA
Mal entrava eu no mato
era um delírio. Os papagaios
se reuniam em bando, protestando.
Como em verde comício.
Por que tanto barulho? eu indagava
de mim mesmo, da minha malvadez.
Como se não soubesse
que era justo o protesto
dos papagaios ásperos, verde-gaios.
Araras, canindés, maitacas
mais ensurdecedoras que matracas,
reunidas em bando,
também gritavam, me acusando.
Mas por que tanto horror? por que, de súbito,
tanto medo insensato?
Como se eu não soubesse,
com absoluta certeza, que era o mato
contra a minha maueza.
Maracanãs, tiribas, periquitos,
que eram asas aos gritos,
papagaios, enfim, de vários nomes
e de vária plumagem,
que eram os donos do país selvagem
e confuso,
lavravam seu protesto contra o intruso,
gritando, gritando.
Um morro de cabelo verde pixaim
começava a pensar.
Se encolhia a pensar numa coisa sem fim.
Por que pensar assim?
Como se eu não soubesse dos motivos
de tanta guerra, de tanta algazarra.
Conferenciavam, graves, os tucanos.
Saltavam rãs e gafanhotos,
junto a meus pés, a meus sapatos rotos.
O caapora acendia o fogo do cachimbo.
A mãe-d'água - se é que a mãe-d'água existe -
saltava como louca, a face oculta
em seu cabelo verde - se é verdade
que o seu cabelo é verde.
Como se eu não soubesse que no mato
tudo é cabelo verde, é susto, é graça,
é surpresa, é protesto
(quando não é a solidão selvagem).
Mas por que tanta atoarda?
E eu apontava o cano da espingarda
e bumba! um papagaio verde-gaio
caía ao solo e os outros, com assombro,
se reuniam em bando, gritando.
Uma chuva de garras e de bicos
despencava do céu sobre o meu ombro.
Os ecos proferiam, pelas grotas,
outros protestos, como se a distância
também caísse ao chão, de bruços,
com a boca cheia de soluços!
Mas pra quê tanto medo?
E - último eco - uma voz, enroscada
num cipoal em flor, numa barba-de-bode,
ficava protestando:
não pode!
não pode!
(Vamos caçar papagaios, 1926
BRASIL-MENINO
I
Meu pai era um gigante, domador de léguas.
Quando um dia partiu, a cavalo
no seu dragão de pêlo azul que era o Tietê
[dos bandeirantes.
lembro-me muito bem de que me disse: olhe,
[meu filho,
eu vou sururucar por esta porta e um dia voltarei
[trazendo umas duzentas léguas de caminho
[e umas dezenas de onças arrastadas pelo
[rabo a pingar sangue do focinho!
E dito e feito! lá se foi dando empurrões no mato dos
[barrancos
por entre alas de jacarés e de pássaros brancos.
Quando veio o Natal meu pai estava longe,
em luta com os bichos peludos, com os gatos grandões
[de cabeça listada e com as mulas-de-sete-cabeças
[que moram no fundo das árvores espessas.
No planalto batia um sino perguntando: ele não vem?
[ele não vem?
Um outro sino de voz grossa respondia: não ... e
[não, dizendo "nãão" e repetindo "nãão" e não.
II
E eu me lembrei de procurar um par de botas
das que meu pai usava e pôr o par de botas
atrás da porta do sertão que resmungava entocaiado
[no arvoredo.
Como fazia frio aquela noite!
Fiquei com tanto medo... Um gato corrumiau
passeava pelos vãos da telha-vã...
Mas chegou a manhã, linda como um tesouro!
e eu fui achar, com o coração aos pulos de alegria,
as duas botas de couro
abarrotadas de ouro!
III
Passou mais um ano e meu pai não voltou.
Botei meus sapatões atrás da porta novamente
e no outro dia
fui encontrar meus sapatões abarrotados de
[esmeraldas!
Minha vovó, uma velhinha portuguesa com cabelo de
[garoa e xale azul-xadrez me garantia:
- "Foi o papá Noel quem trouxe." Até que um dia
fiz que não vi mas vi; acordei da ilusão.
Meu pai era um Gigante, caçador de léguas,
um feroz domador de onças pretas,
terror do mato, assombração das borboletas
mas tinha um grande coração.
Por fim cresci. Hoje sou gente grande.
Sou comissário de café. Tenho viadutos encantados.
Minha cidade é esse tumulto colorido que aí passa
levando as fábricas pelas rédeas pretas de fumaça!
Barulho fantástico
de um mundo que saiu da oficina.
Grito metálico de cidade americana.
Vida rodando fremindo batendo martelos
com músculos de aço.
E o Tietê conta a história dos velhos Gigantes
que andaram medindo as fronteiras da pátria,
ao tempo em que S. Paulo colocava os sapatões atrás da porta
e os sapatões amanheciam cheios de ouro...
E os sapatões amanheciam cheios de esmeraldas...
E os sapatões amanheciam cheios de diamantes...
(Martim Cererê, 1928.)
A RUA
Bem sei que muitas vezes,
o único remédio
é adiar tudo. É adiar a sede, a fome, a viagem,
a dívida, o divertimento,
o pedido de emprego, ou a própria alegria.
A esperança é também uma forma
de contínuo adiamento.
Sei que é preciso prestigiar a esperança,
numa sala de espera.
Mas sei também que espera significa luta e não, apenas,
esperança sentada.
Não abdicação diante da vida.
A esperança
nunca é a forma burguesa, sentada e tranqüila da espera.
Nunca é a figura de mulher
do quadro antigo.
Sentada, dando milho aos pombos.
(Um dia depois do outro, 1947.)
A SINTAXE DO ADEUS
O frio que a morte traz
quem o sente não é o morto.
O morto apenas esfria.
É o frio do calafrio...
E são os vivos que sentem.
Também os vivos têm medo
de olhar nos olhos do morto.
Ah, o terrível segredo.
E alguém, com dedos de rosa
vem e automaticamente
pra que o morto não nos veja,
lhe fecha as pálpebras como
a duas pétalas e adeus.
A-deus quer dizer sem Deus.
SERENATA SINTÉTICA
Rua
torta.
Lua
morta.
Tua
porta.
IMEMORIAL
Não fui quem sou, quando nasci.
Nem sou quem sou, quando amo.
Nem quando sofro.
Porque coexisto. Porque a angústia
é uma herança.
Só me aproximo de mim mesmo
quando fujo,
atravesso a fronteira,
ou me defendo, ou fico triste.
Ou quando sinto a rosa
secreta e quente da vergonha
subir-me à face.
O mar me bate à porta,
como um grito da origem.
Mas como descobrir
a onda imemorial que me trouxe?
(Um dia após o outro, 1947.)
POEMA IMPLÍCITO
O que a vida nos faz
supor esteja atrás dos objetos.
A presença do oculto,
o que a fotografia não nos diz.
As coisas
que não chegou a me dizer Lenora
a que foi
morar no reino dos pássaros mudos.
E que mais me feriram justamente
porque não chegaram a ser ditas.
Os gritos, esculpidos na boca
das figuras de pedra.
Tudo o que é implícito.
Tudo o que é tácito.
Não gosto dos explícitos
Gosto dos tácitos.
Daqueles que me dizem tudo
sem me dizer uma única palavra.
Não amo os lógicos,
os socráticos.
Amo os lunáticos,
os de cabeça virgem
e lírica.
Não amo os pássaros que cantam,
amo os pássaros mudos.
(A face perdida, 1950.)
O CACTO
This is cactus land.
Here the stone images
and raised...
T. S. ELIOT
Vamos, todos, brincar de cacto
na areia da nossa tristeza.
Uma folha sobre outra,
Em caminho do céu intacto.
Uns nos ombros dos outros,
um braço a nascer de outro braço,
uma folha sobre outra,
formaremos um grande cacto.
De cada braço, já no espaço,
nascerá mais um braço, e deste
outros braços, qual ramalhete
de flores para um só abraço.
Filhos da pedra e do pó,
fique aqui embaixo o nosso orgulho,
pisado sobre o pedregulho.
Formaremos, num corpo só
(uma folha sobre outra
uma folha sobre outra,
um braço a nascer de outro braço),
a nossa escada de Jacó.
Pra que torre de Babel
ou o Empire State, compacto,
se, uns nos ombros dos outros,
chegaremos ao céu, num cacto?
Uma folha sobre outra
e já uma árvore de feridas
por entre os anjos de azulejo
e as borboletas repetidas.
Que fique aqui embaixo a terra;
lá de cima nós tiraremos
uma grande fotografia
do seu rosto de ouro e prata.
Para provar a Deus que a terra,
numa fotografia exata,
não é redonda, mas chata;
não é redonda, mas chata.
Pra provar, por B mais H,
que o homem, animal suicida,
já sabe fabricar estrelas...
Se é que Deus disto duvida.
Que iríamos fabricar luas
(se não fora, para Seu gáudio,
o espião nos ter furtado a fórmula)
mais bonita do que as Suas.
Vamos, todos, brincar de cacto,
uns nos ombros dos outros,
um braço a nascer de outro braço,
uma folha sobre outra.
Vamos subir, de folha em folha,
mais alto do que vai o avião.
Lá onde os anjos jogam pedras
no cão da constelação.
Que outros usem avião a jacto
pra uma viagem em linha reta:
nós, filhos da planície abjeta,
subiremos ao céu num cacto.
Uns nos ombros dos outros,
injustiças sobre injustiças,
formaremos um verde pacto...
Vamos, todos, brincar de cacto.
Vamos, todos, brincar de cacto.
(João Torto e a fábula, 1954
VOCÊ E O SEU RETRATO
Por que tenho saudade
de você, no retrato,
ainda que o mais recente?
E por que um simples retrato,
mais que você, me comove,
se você mesma está presente?
Talvez porque o retrato
já sem o enfeite das palavras,
tenha um ar de lembrança.
Talvez porque o retrato
já sem o enfeite das palavras,
tenha um ar de lembrança.
Talvez porque o retrato
(exato, embora malicioso)
revele algo de criança
(como, no fundo da água,
um coral em repouso)
Talvez pela idéia de ausência
que o seu retrato faz surgir
colocado entre nós-dois
(como um ramo de hortênsia)
Talvez porque o seu retrato,
embora eu me torne oblíquo,
me olha, sempre, de frente
(amorosamente)
Talvez porque o seu retrato
mais se parece com você
do que você mesma (ingrato).
Talvez porque, no retrato
você está imóvel,
(sem respiração...)
Talvez porque todo retrato
é uma retratação.
(A difícil manhã, 1960.)
Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
A aviação e o rádio nos aproximou. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem, um apelo à fraternidade universal, a união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora. Milhões de desesperados: homens, mulheres, criancinhas, vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que podem me ouvir eu digo: não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. Sei que os homens morrem, mas a liberdade não perecerá jamais.
Charles ChaplinO caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
A aviação e o rádio nos aproximou. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem, um apelo à fraternidade universal, a união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora. Milhões de desesperados: homens, mulheres, criancinhas, vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que podem me ouvir eu digo: não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. Sei que os homens morrem, mas a liberdade não perecerá jamais.
Cada um tem de mim exatamente o que cativou, e cada um é responsável pelo que cativou, não suporto falsidade e mentira, a verdade pode machucar, mas é sempre mais digna. Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com intensidade. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos.
Charles Chaplin
Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
A aviação e o rádio nos aproximou. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem, um apelo à fraternidade universal, a união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora. Milhões de desesperados: homens, mulheres, criancinhas, vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que podem me ouvir eu digo: não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. Sei que os homens morrem, mas a liberdade não perecerá jamais.
Charles ChaplinO caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
A aviação e o rádio nos aproximou. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem, um apelo à fraternidade universal, a união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora. Milhões de desesperados: homens, mulheres, criancinhas, vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que podem me ouvir eu digo: não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. Sei que os homens morrem, mas a liberdade não perecerá jamais.
O Caminho da Vida
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.
A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
Charles ChaplinO caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.
A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
Tua caminhada ainda não terminou...
A realidade te acolhe
dizendo que pela frente
o horizonte da vida necessita
de tuas palavras
e do teu silêncio.
Se amanhã sentires saudades,
lembra-te da fantasia e
sonha com tua próxima vitória.
Vitória que todas as armas do mundo
jamais conseguirão obter,
porque é uma vitória que surge da paz
e não do ressentimento.
É certo que irás encontrar situações
tempestuosas novamente,
mas haverá de ver sempre
o lado bom da chuva que cai
e não a faceta do raio que destrói.
Tu és jovem.
Atender a quem te chama é belo,
lutar por quem te rejeita
é quase chegar a perfeição.
A juventude precisa de sonhos
e se nutrir de lembranças,
assim como o leito dos rios
precisa da água que rola
e o coração necessita de afeto.
Não faças do amanhã
o sinônimo de nunca,
nem o ontem te seja o mesmo
que nunca mais.
Teus passos ficaram.
Olhes para trás...
mas vá em frente
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te.
A realidade te acolhe
dizendo que pela frente
o horizonte da vida necessita
de tuas palavras
e do teu silêncio.
Se amanhã sentires saudades,
lembra-te da fantasia e
sonha com tua próxima vitória.
Vitória que todas as armas do mundo
jamais conseguirão obter,
porque é uma vitória que surge da paz
e não do ressentimento.
É certo que irás encontrar situações
tempestuosas novamente,
mas haverá de ver sempre
o lado bom da chuva que cai
e não a faceta do raio que destrói.
Tu és jovem.
Atender a quem te chama é belo,
lutar por quem te rejeita
é quase chegar a perfeição.
A juventude precisa de sonhos
e se nutrir de lembranças,
assim como o leito dos rios
precisa da água que rola
e o coração necessita de afeto.
Não faças do amanhã
o sinônimo de nunca,
nem o ontem te seja o mesmo
que nunca mais.
Teus passos ficaram.
Olhes para trás...
mas vá em frente
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te.
Opostos se atraem?
26/11/2009 14:04
Quem nunca ouviu a frase:”os opostos se atraem”.Mas no amor isso nunca serviu de regra,
apenas é uma frase solta num mundo cheio de egoísmo e sem conhecimento sobre o que é o amor.
A verdade é que ninguém gosta de conviver com alguém que dispunha de ideais e projetos totalmente diferente dos seus(não estou falando de personalidade,isso é uma outra questão),
Um relacionamento em sintonia, está sem dúvida ligado ao compartilhamento de ideais e sonhos;quando temos os mesmos objetivos,(e por que não gostos também?)estamos mais sujeitos a realizá-los;
uma vez que dois podem sonhar com mais intensidade os mesmos sonhos e buscá-los com mais força.
Pessoas com pensamentos diferentes dificilmente encontraram a harmonia perfeita de seus projetos.Podemos afirmar que as regras do amor são criadas por nós mesmos,
mas essas regras determinaram se seremos felizes ou não.Dizer que os opostos se atraem é algo que apenas é uma constante quando nos referimos as polaridades magnéticas de um imã.
No amor é fundamental ter pensamentos iguais,mas não estou dizendo que uma relação não vá dá certo por incompatibillidades de idéias;
muitas pessoas preferem a infelicidade de estar com alguém que não ama a ter que sentir solidão ou sofrer tentando encontrar a alma gêmea.
Encontrar alguém com quem possamos compartilhar nossos ideais,sem ter que obrigá-la sonhar conosco,é gratificante.
Vale a pena esperarmos e sermos “seletivos” em nossas escolhas.
Faça suas regras,mas tenha consciência do que elas podem causar.
>> apenas é uma frase solta num mundo cheio de egoísmo e sem conhecimento sobre o que é o amor.
A verdade é que ninguém gosta de conviver com alguém que dispunha de ideais e projetos totalmente diferente dos seus(não estou falando de personalidade,isso é uma outra questão),
Um relacionamento em sintonia, está sem dúvida ligado ao compartilhamento de ideais e sonhos;quando temos os mesmos objetivos,(e por que não gostos também?)estamos mais sujeitos a realizá-los;
uma vez que dois podem sonhar com mais intensidade os mesmos sonhos e buscá-los com mais força.
Pessoas com pensamentos diferentes dificilmente encontraram a harmonia perfeita de seus projetos.Podemos afirmar que as regras do amor são criadas por nós mesmos,
mas essas regras determinaram se seremos felizes ou não.Dizer que os opostos se atraem é algo que apenas é uma constante quando nos referimos as polaridades magnéticas de um imã.
No amor é fundamental ter pensamentos iguais,mas não estou dizendo que uma relação não vá dá certo por incompatibillidades de idéias;
muitas pessoas preferem a infelicidade de estar com alguém que não ama a ter que sentir solidão ou sofrer tentando encontrar a alma gêmea.
Encontrar alguém com quem possamos compartilhar nossos ideais,sem ter que obrigá-la sonhar conosco,é gratificante.
Vale a pena esperarmos e sermos “seletivos” em nossas escolhas.
Faça suas regras,mas tenha consciência do que elas podem causar.
———
A Emoção do amor
26/11/2009 14:04
Quando nasce o amor?
Quando estamos carentes e alguém se aproxima com mãos estendidas?
Ou quando nos abrimos para a vida e despertamos paixões?
Será que existe uma lógica no amor?
Somos nós quem decidimos a hora de amar, ou o amor é realmente um laço, um passo para uma armadilha?Se podemos viver o amor, por que nos ausentamos, por que nos decepcionamos tanto e queremos fugir dele?
Por que apostamos tanto em alguém, e chagamos ao ponto de transferir nossa felicidade para outras mãos?Será medo da realidade, uma fuga de nós mesmos?
Será que é possível viver um amor onde apenas a verdade, e somente a verdade seja a base da relação?.
Será que devemos evitar a máscara que colocamos no amor? Será que devemos ser tão realistas e secos para evitar a dor?
A dor, o amor, o calor, o desejo, o momento, a vida, uma explosão de todas as cores, de todos os sentidos, se você não se lembra mais, o amor provoca vertigens, espalha fogo por todos os lados, é um querer até sem querer, é uma transformação radical em nosso metabolismo físico, mental e espiritual, quando amamos chegamos mais perto dos anjos…
Por isso, se tiver que optar, entre o vazio da razão, por medo de sofrer uma decepção e amargar meu dia, ainda assim, prefiro o risco do amor, que embeleza a vida, dá motivação renovada, e transforma o mundo, as pessoas e as atitudes, deixando tudo mais bonito, leve e eterno.
O amor é eterno, mesmo quando dura pouco, a emoção nunca se perde, as pessoas vão, partem, mas fica sempre um perfume de saudade, fica sempre uma recordação gostosa, por isso, amar sempre vale a pena. só os tolos tem medo de amar…
>>Quando estamos carentes e alguém se aproxima com mãos estendidas?
Ou quando nos abrimos para a vida e despertamos paixões?
Será que existe uma lógica no amor?
Somos nós quem decidimos a hora de amar, ou o amor é realmente um laço, um passo para uma armadilha?Se podemos viver o amor, por que nos ausentamos, por que nos decepcionamos tanto e queremos fugir dele?
Por que apostamos tanto em alguém, e chagamos ao ponto de transferir nossa felicidade para outras mãos?Será medo da realidade, uma fuga de nós mesmos?
Será que é possível viver um amor onde apenas a verdade, e somente a verdade seja a base da relação?.
Será que devemos evitar a máscara que colocamos no amor? Será que devemos ser tão realistas e secos para evitar a dor?
A dor, o amor, o calor, o desejo, o momento, a vida, uma explosão de todas as cores, de todos os sentidos, se você não se lembra mais, o amor provoca vertigens, espalha fogo por todos os lados, é um querer até sem querer, é uma transformação radical em nosso metabolismo físico, mental e espiritual, quando amamos chegamos mais perto dos anjos…
Por isso, se tiver que optar, entre o vazio da razão, por medo de sofrer uma decepção e amargar meu dia, ainda assim, prefiro o risco do amor, que embeleza a vida, dá motivação renovada, e transforma o mundo, as pessoas e as atitudes, deixando tudo mais bonito, leve e eterno.
O amor é eterno, mesmo quando dura pouco, a emoção nunca se perde, as pessoas vão, partem, mas fica sempre um perfume de saudade, fica sempre uma recordação gostosa, por isso, amar sempre vale a pena. só os tolos tem medo de amar…
Presença!
26/11/2009 14:05
Como viver, depois de ter sentido você?
Sei que vou sofrer…
Sei eu vou me machucar…
Mas o que fazer agora?
Você é puro veneno…
Entranhou-se em mim!
Princípios, educação, não fujam…
Não me deixe só.
Sono, venha e feche meus olhos,
Dormir sem sonhar é meu desejo,
Fecho os olhos, vejo e sinto você,
Mais presente do que nunca!
Sinto seus olhos, seu rosto, suas mãos,
Sua boca quente a abrir a minha,
Que simplesmente se entrega ao seu desejo!
Na anciã de receber você me abro,
Seu corpo no meu vai entrando,
Misturando num repente intenso,
Os sinais de alegria e gozo,
Que fazer agora?
-Olha, querido como estou chorando!
Estou aqui à sua espera,
Com o coração a gritar,
Amo você, desejo você,
Sinto você nos meus sonhos,
Sinto você nas minhas lembranças!
Nunca mais nos veremos, eu sei!
Não importa,
O sol, o ar, até a lua…
Me fazem sentir o seu cheiro,
Você…
Bem presente na ausência sua,
Que fazer agora?
Não tenho, mas sinto você,
Seu calor, seu ardor, sua timidez,
Sinto tão forte sua presença ausente…
Seu dedos no meu corpo, sinto-os todos,
Sua língua me leva a um mundo de êxtase,
Junto sentimos o gozo chegando,
Num misto de amor e paixão.
Se vejo o sol vejo a imagem sua,
Também de você me faz lembrar a lua
E vou vivendo de recordação!
Sei que vou sofrer…
Sei eu vou me machucar…
Mas o que fazer agora?
Você é puro veneno…
Entranhou-se em mim!
Princípios, educação, não fujam…
Não me deixe só.
Sono, venha e feche meus olhos,
Dormir sem sonhar é meu desejo,
Fecho os olhos, vejo e sinto você,
Mais presente do que nunca!
Sinto seus olhos, seu rosto, suas mãos,
Sua boca quente a abrir a minha,
Que simplesmente se entrega ao seu desejo!
Na anciã de receber você me abro,
Seu corpo no meu vai entrando,
Misturando num repente intenso,
Os sinais de alegria e gozo,
Que fazer agora?
-Olha, querido como estou chorando!
Estou aqui à sua espera,
Com o coração a gritar,
Amo você, desejo você,
Sinto você nos meus sonhos,
Sinto você nas minhas lembranças!
Nunca mais nos veremos, eu sei!
Não importa,
O sol, o ar, até a lua…
Me fazem sentir o seu cheiro,
Você…
Bem presente na ausência sua,
Que fazer agora?
Não tenho, mas sinto você,
Seu calor, seu ardor, sua timidez,
Sinto tão forte sua presença ausente…
Seu dedos no meu corpo, sinto-os todos,
Sua língua me leva a um mundo de êxtase,
Junto sentimos o gozo chegando,
Num misto de amor e paixão.
Se vejo o sol vejo a imagem sua,
Também de você me faz lembrar a lua
E vou vivendo de recordação!
Quem está distante sempre nos causa maior impressão
1
"Não faças do amanhã o sinônimo de nunca,
nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram.
Olhes para trás ... mas vá em frente
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te."
2
"A beleza existe em tudo - tanto no bem como no mal.
Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la."
3
"Creio que o pecado é realmente um
mistério tão grande como a virtude."
4
"Faço parte do mundo
e, no entanto, ele me torna perplexo."
5
"Eu continuo a ser uma coisa só: um palhaço,
o que me coloca em nível mais alto do que o de qualquer político."
6
"No fim, tudo é uma piada."
7
"Estou sempre alegre
essa é a maneira de resolver os problemas da vida."
8
"Tenho a impressão de que os
homens estão perdendo o dom de rir."
9
"Não sois máquinas! Homens é o que sois!"
10
"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado:
nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade."
"A vida é maravilhosa se você não tem medo dela."
"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela
termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está
todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer
primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo,
até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo.
Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você
trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder
aproveitar sua aposentadoria.Aí você curte tudo, bebe
bastante álcool, faz festas e se prepara pra
faculdade.
Você vai pro colégio, tem várias namoradas, vira
criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um
bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus
últimos nove meses de vida flutuando....E termina tudo
com um ótimo orgasmo!!! Não seria perfeito?"
12
"Se o que você está fazendo for engraçado,
não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo."
13
" Criamos a época da velocidade,
mas nos sentimos enclausurados dentro dela.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos;
nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco."
14
"Criamos a época da velocidade,
mas nos sentimos enclausurados dentro dela.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos;
nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco."
15
"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha,
é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só,
porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.
Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova
de que as pessoas não se encontram por acaso."
16
"Com o uso da palavra não há mais lugar para a imaginação."
17
"Sem minha mãe, acho que jamais teria me saído bem na pantomima.
Ela possuía a mímica mais notável que já vi. As vezes,
ficava durante horas à janela olhando para a rua e reproduzindo
com as mãos, os olhos e a expressão de sua fisionomia tudo o
que se passava lá em baixo. E foi observando-a assim que eu aprendi não
somente a traduzir as emoções com as minhas mãos e meu rosto,
mas sobretudo a estudar o homem."
18
Não preciso me drogar para ser um gênio;
não preciso ser um gênio para ser humano,
mas preciso do seu sorriso para ser feliz.
19
"O homem não morre quando deixa de viver,
mas sim quando deixa de amar."
Charles Chaplin1
"Não faças do amanhã o sinônimo de nunca,
nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram.
Olhes para trás ... mas vá em frente
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te."
2
"A beleza existe em tudo - tanto no bem como no mal.
Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la."
3
"Creio que o pecado é realmente um
mistério tão grande como a virtude."
4
"Faço parte do mundo
e, no entanto, ele me torna perplexo."
5
"Eu continuo a ser uma coisa só: um palhaço,
o que me coloca em nível mais alto do que o de qualquer político."
6
"No fim, tudo é uma piada."
7
"Estou sempre alegre
essa é a maneira de resolver os problemas da vida."
8
"Tenho a impressão de que os
homens estão perdendo o dom de rir."
9
"Não sois máquinas! Homens é o que sois!"
10
"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado:
nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade."
"A vida é maravilhosa se você não tem medo dela."
"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela
termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está
todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer
primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo,
até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo.
Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você
trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder
aproveitar sua aposentadoria.Aí você curte tudo, bebe
bastante álcool, faz festas e se prepara pra
faculdade.
Você vai pro colégio, tem várias namoradas, vira
criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um
bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus
últimos nove meses de vida flutuando....E termina tudo
com um ótimo orgasmo!!! Não seria perfeito?"
12
"Se o que você está fazendo for engraçado,
não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo."
13
" Criamos a época da velocidade,
mas nos sentimos enclausurados dentro dela.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos;
nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco."
14
"Criamos a época da velocidade,
mas nos sentimos enclausurados dentro dela.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos;
nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco."
15
"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha,
é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só,
porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.
Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova
de que as pessoas não se encontram por acaso."
16
"Com o uso da palavra não há mais lugar para a imaginação."
17
"Sem minha mãe, acho que jamais teria me saído bem na pantomima.
Ela possuía a mímica mais notável que já vi. As vezes,
ficava durante horas à janela olhando para a rua e reproduzindo
com as mãos, os olhos e a expressão de sua fisionomia tudo o
que se passava lá em baixo. E foi observando-a assim que eu aprendi não
somente a traduzir as emoções com as minhas mãos e meu rosto,
mas sobretudo a estudar o homem."
18
Não preciso me drogar para ser um gênio;
não preciso ser um gênio para ser humano,
mas preciso do seu sorriso para ser feliz.
19
"O homem não morre quando deixa de viver,
mas sim quando deixa de amar."
SORRIA
Sorria, embora seu coração esteja doendo
Sorria, mesmo que ele esteja partido
Quando há nuvens no céu
Você sobreviverá...
Se você apenas sorri
Com seu medo e tristeza
Sorria e talvez amanhã
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena se você apenas...
Ilumine sua face com alegria
Esconda todo rastro de tristeza
Embora uma lágrima possa estar tão próxima
Este é o momento que você tem que continuar tentando
Sorria, pra que serve o choro?
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas...
Se você sorri
Com seu medo e tristeza
Sorriso e talvez amanhã
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas Sorrir...
Este é o momento que você tem que continuar tentando
Sorria, pra que serve o choro
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas Sorrir
Charles ChaplinSorria, embora seu coração esteja doendo
Sorria, mesmo que ele esteja partido
Quando há nuvens no céu
Você sobreviverá...
Se você apenas sorri
Com seu medo e tristeza
Sorria e talvez amanhã
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena se você apenas...
Ilumine sua face com alegria
Esconda todo rastro de tristeza
Embora uma lágrima possa estar tão próxima
Este é o momento que você tem que continuar tentando
Sorria, pra que serve o choro?
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas...
Se você sorri
Com seu medo e tristeza
Sorriso e talvez amanhã
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas Sorrir...
Este é o momento que você tem que continuar tentando
Sorria, pra que serve o choro
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas Sorrir
Chorar não resolve, falar pouco é uma virtude, aprender a se colocar em primeiro lugar não é egoísmo. Para qualquer escolha se segue alguma consequência, vontades efêmeras não valem a pena, quem faz uma vez, não faz duas necessariamente, mas quem faz dez, com certeza faz onze. Perdoar é nobre, esquecer é quase impossível. Quem te merece não te faz chorar, quem gosta cuida, o que está no passado tem motivos para não fazer parte do seu presente, não é preciso perder para aprender a dar valor, e os amigos ainda se contam nos dedos.
Aos poucos você percebe o que vale a pena, o que se deve guardar pro resto da vida, e o que nunca deveria ter entrado nela. Não tem como esconder a verdade, nem tem como enterrar o passado, o tempo sempre vai ser o melhor remédio, mas seus resultados nem sempre são imediatos.
Charles ChaplinAos poucos você percebe o que vale a pena, o que se deve guardar pro resto da vida, e o que nunca deveria ter entrado nela. Não tem como esconder a verdade, nem tem como enterrar o passado, o tempo sempre vai ser o melhor remédio, mas seus resultados nem sempre são imediatos.
Aprendi com o Mestre do Amor que a vida sem amor é um livro sem letras, uma primavera sem flores, uma pintura sem cores. Aprendi que o amor acalma a emoção, tranquiliza o pensamento, incendeia a motivação, rompe obstáculos intransponíveis e faz da vida uma agradável aventura, sem tédio, angústia ou solidão.
Por tudo isso Jesus Cristo se tornou, para mim, um Mestre Inesquecível.
Augusto Cury
Assinar:
Postagens (Atom)