A DESPEDIDA
Zeca entendeu tudo na hora. Deu um grande abraço no irmão. Trocaram um olhar, e meio que combinaram tudo, sem dizer nenhuma palavra. Foram detrás do prédio. Não acharam nenhum lugar de que gostassem. Caminharam um pouco mais e chegaram num terreno baldio. Pararam perto duma árvore, cavaram a terra com as pazinhas que tinham trazido. Enterraram o hamster no maior silêncio.
Cobriram a cova com a terra. Com tristeza, com dor, Zeca fez uma cruz com dois paus de madeira que encontrou pelo caminho e amarrou com elástico. Com uma caneta escreveram: “Olhos vermelhos. Dez meses de idade. Saudades de Edu e Zeca.”
Voltaram para casa chorando. Edu se apoiava em Zeca, que caminhava devagarinho, sentindo que a ocasião não era pra nenhuma estanabação. Deu o tempo que o Edu precisava. Não disse nada, nem ouviu nada. Só silêncio e lágrimas rolando.
Em casa, Edu se trancou no quarto. Não quis saber de mais nada. Nem de jantar, muito menos de conversar ou ver tevê. Zeca até emprestou o seu videogame, mas nem isso animou o Edu. Deitado na cama, olhos fechados, coberto até o pescoço, porque estava sentindo frio, só pensava na falta que Olhos Vermelhos ia fazer. Chorou até dormir. Dormiu de cansaço.
Edu sofria, Zeca chamava o irmão pra ler suas revistinhas, mas Edu nem se interessava... A mãe insistia pra que ele fosse dar umas voltas, brincar com os amigos, jogar futebol, apostar corrida, pedalar na bicicleta. Ele só queria ficar em casa. Pensando.
Resolveu desenhar num caderno grosso tudo o que lembrava as aprontações e da carinha marota de OlhosVermelhos. Ficava horas nisso... Tinha perdido alguém que adorava! E quem perde alguém tão querido não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina. Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. Muito duro. Talvez mais tarde encontrasse alguma coisa que o consolasse. Agora, por enquanto, nesse momento, não tinha nada, nadinha! Só um coração vazio.
(ABRAMOVICH, FANNY.IN: OLHOS VERMELHOS .SÃO PAULO: MODERNA ,1995.)
|
2. RESPONDA:
a) Qual a relação entre o título do texto “Saudades” e o texto? Explique.
b) O título do texto poderia ser saudades? Por quê? Justifique.
b) Quem eram Edu e Zeca ? Comprove com palavras ou expressões do texto.
3. Dê sua opinião de acordo com o texto:
a) Qual dos dois personagens revela-se mais triste pela perda? Qual seria o motivo?
b) O que significa a palavra “tudo” do (1º parágrafo)?O que representa? Explique:
c) Zeca gostava de Edu? Escreva duas ações que estão no texto comprovando sua resposta.
d) Que palavra no texto indica que Zeca não costumava emprestar seu videogame para seu irmão? Por quê? (4º parágrafo) .
e) Você concorda com a idéia expressa no último parágrafo? Por quê? Explique. “E quem perde alguém tão querido assim não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina.”
4. Vivenciando o texto:
a) Você já perdeu algo ou alguém que amava muito? Relate sua experiência, se desejar.
b) Por que existe o hábito de representar a morte com uma cruz e o nascimento com uma estrela?
c) Você já foi consolado por alguém? O que sentiu na ocasião? Relate sua experiência.
d) Você já consolou alguém? Você gosta de animar alguém triste? Por quê?
e) Você já consolou alguém? Você gosta de animar alguém triste? Por quê?
f) Como você reage, quando fica triste?
5. Reescreva as seguintes expressões, dando-lhes sentido contrário.
a) Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro.
b) Voltaram para casa chorando e caminhavam de vagarinho.
c) Zeca enxergava bem.
d ) Esquecer seu amiguinho era fácil.
7. Retire do texto 4 adjetivos do texto:
8. Observe as seguintes palavras, circule a sílaba tônica e coloque no quadro correto quanto a sua classificação:
CORAÇÃO - SÓ - ELÁSTICO- NÃO - VERMELHO- ÁRVORE- SILÊNCIO- IRMÃO
|
Oxítonas
Paroxítonas
Proparoxítonas
Monossílabos átonos
|
7. Passe as seguintes frases para o plural:
a) Ele voltou para casa chorando e caminhava devagarzinho.
b) Ele tinha perdido alguém que adorava.
c) Parou perto de uma árvore, e cavou a terra com a pá que tinha trazido.
d) O aluno estudou para a prova e depois foi brincar.
8. Escreva um final bem criativo para o texto: A despedida.
O tempo foi passando. Zeca...
2.Leia com atenção:
COM VONTADE DE VOAR
A menina brincou tudo que tinha direito e aí... “rrrrróóóóíiiimmmm”- era a fome feito bicho reclamando na barriga
Foi logo pulando o portão da sua casa e ouviu a vizinha - de –cá:
-Eta menina,livre como passarinho!
Catou uma goiaba e subiu na mangueira. Chegou perto do galho onde pendurada, ficava a goiaba do amigo Chico Passarinho.
A menina dividiu a metade da fruta com ele:
-Come tudo viu filhote!
Aí ela foi achando o Chico demais de aflito, dum poleiro pro outro batendo as asas de tão forte, perdendo penas no chão. Nem deu trela pra gaiola.
De repente feito eco a frase se repetia: “Livre como um passarinho!” Livre como?!
Ficou assim pensativa... “Ai que ruim que deve ser morar dentro da gaiola o dia todo, todo dia! Não quis saber de mais nada, uma vontade foicrescendo... Abriu a portinhola, pegou o Chico e o ergueu pelo ar:
Se manda, amigo, se manda que o mundo é teu!Livra-se da gataria e de tudo que “pirigar”!
Ele voou por abacateiro, achou sem grade pra amiga, cantando descarrilhado, e voou.
Depois a menina sentiu uma coisa esquisita ao ver a gaiola vazia - eagora? Lembrou-se que o passarinho não era seu e sim de sue pai. A saudade embolada no medo de apanhar.
Começou a chorar baixinho e depois bem alto toda aquela confusão que sentia que sentia.
Quando seu pai chegou, ela falou que ia contar uma coisa, mas se ele prometesse não ficar nem bravo nem triste.
O pai foi ouvindo em vez de ficar triste, agradou a cabeça dela esorriu.
-Ah que coisa mais bonita! O Chico a estas alturas já deve estar nomato. Não faz muito tempo que o compadre Bizu trouxe o Chico, que caçou lá pras bandas -de Uiui –Dá dez minutos de carro .O nosso amigo voando ,a estas alturas já deve estar lá, falou o pai olhando no relógio.
-O compadre é nosso amigo, mas ele tem um defeito de querer que o passarinho cante só pra ele- era a mãe chegando com o leite quentinho. Disse também que para curar essa saudade do passarinho só o tempo dava jeito.
Ficaram ali os três até a menina dormir.
Veio a manhã seguinte, outras e outras mais, deixando a saudade sarar.
Sabiás – laranjeiras, pardais, bem-te-vis e tiés soltos na galharia foram deixando, de novo aquele quintal feliz
(Passe,Cláudia F:In:Com vontade de voar.São Paulo:Moderna,1991.)
|
APÓS LER COM ATENÇÃO RESPONDA:
1.Corresponda a 2ª coluna de acordo com a primeira Coluna,de acordo com a significado:
| ||
( 1) “vizinha-de-cá.”
( 2) “o dia todo,todo dia !”
( 3 ) “pirigar”.
( 4 ) “olhou sem grade”.
( 5 ) “Cantando descarrilhado”.
( 6) “saudade embolada no medo de apanhar”.
( 7 ) “agradou a cabeça dela”.
( 8 ) “Lá pelas bandas”.
|
( ) Para a direção.
( ) Posição da residência da vizinha em relação a casa da menina.
( ) Tudo o que trouxesse perigo a liberdade do Chico.
( ) Fez-lhe um carinho.
( ) Olhou já livre das grades da gaiola.
( ) Sempre ;noite e dia ,dia após dia.
( ) Canto que saiu com vontade,livre.
( ) Sentimento de tristeza pela ausência da ave, o que lhe poderia acarretar uma punição.
| |
2.Responda:
a)Quem é o narrador do texto?Justifique.
b)Quais são os personagens?Quem é o principal? Justifique:
c) Onde a história acontece?Justifique com palavras do texto.
d) Quais os dois inimigos do Chico citados no texto?Justifique.
e)Qual foi a crítica da mãe?
f) Qual foi a opinião expressa pela mãe?Ela aconteceu?Justifique:
|
3.Vivenciando o texto:
a)No lugar da menina Você soltaria o pássaro?
b)Você acha que a garota fez bem em soltar o passarinho? Explique:
c)Você se considera livre como um passarinho? Por quê?
4. Retire do texto :
a)uma frase imperativa.
b)uma interrogativa.
c)uma frase negativa:
d)uma declarativa:
| |
5.Veja as frases que foram retiradas do texto e transcreva as mesmas passado para o plural:
a.Depois a menina sentiu uma coisa esquisita ao ver a gaiola vazia:
b.O compadre é nosso amigo, e tem o defeito de querer que o passarinho cante só pra ele.
6.Complete as frases corretamente.e coloque o verbo corretamente de modo que a frase fique correta:
a. Eu..................qualquer coisa se tivesse certeza de que me ouviriam.( fazer)
b......................muitas flores na escola ,se tivéssemos permissão de plantar.(plantar)
c. As pessoas .........................de fumar ,caso tomassem consciência .( deixar)
d. Se o lixo se acumulasse em nossas casa não........................do resultado.
7.Observe os seguintes grupos de palavras,retirados do texto .Escreva se o grupo é um exemplo de oxítonas,paroxítonas e proparoxítonas:
a. menina,gaiola e barriga,são exemplos de palavras .......................................
b. portão,chorar e feliz ,são exemplos de palavras...............................................
c. relógio é um exemplo de uma palavra ..............................................................
8..Escreva uma narrativa sobre o assunto:Por que preservar o meio ambiente.O texto deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão e deverá ter no mínimo 15 linhas.
9.Ditado de texto:
CASO DOS CANÁRIOS Carlos Drummont de Andrade
Casara-se havia duas semanas. E por isso, em casa dos sogros , a família resolveu que ele que daria cabo no canário:
- Você compreende. Nenhum de nós teria coragem de sacrificar o pobrezinho que nos deu tanta alegria.Todos somos muito ligados a ele, seria uma barbaridade. Você é diferente, ainda não teve tempo de afeiçoar-se ao bichinho. Vai ver que nem reparou nele durante o noivado.
- Mas eu também tenho coração, ora essa. Como é que vou matar um pássaro só porque conheço há menos tempo do que vocês?
- Porque não em cura, o médico já disse. Pensa que não tentamos de tudo? È para ele não sofrer mais e não aumentar o nosso sofrimento . Seja bom; vá.
O sogro e a sogra, apelaram no mesmo tom. Os olhos claros de sua mulher lhe pediram-lhe com doçura:
- Vai , meu bem.
Com repugnância pela obra de misericórdia que ia praticar, ele aproximou-se da gaiola. O canário nem sequer abriu o olho. Jazia a um canto todo arrepiado, morto- vivo. É , esse está na última lona, e dói ver a lenta agonia de um ser tão gracioso, que viveu para cantar.
Primeiro me tragam um vidro de éter, e algodão. Assim ele não sentirá o horror da coisa.
Embebeu de éter a bolinha de algodão no bico. Sempre sem olhar para a vítima, deu-lhe uma torcida rápida e leve, com dois dedos no pescoço.
E saiu para a rua , pequenininho por dentro , angustiado, achando a condição humana uma droga. As pessoas da casa não quiseram aproximar-se do cadáver.
Coube à cozinheira recolher a gaiola, para que sua vista não despertasse saudade e remorso em ninguém. Não havendo jardim para sepultar o corpo, depositou-o na lata de lixo.
Chegou a hora do jantar, mas quem é que tinha fome naquela casa enlutada? O sacrificador , esse, ficara rodando por aí, e seu desejo seria não voltar para casa nem para dentro de si mesmo .
No dia seguinte, pela manhã, a cozinheira foi ajeitar a lata de lixo para o caminhão, e recebeu uma bicada voraz no dedo.
- Ui!
Não é que o canário tinha ressuscitado, perdão, reluzia vivinho da silva, com uma fome danada?
- Ele estava precisando mesmo era de éter- concluiu o estrangulador, que se sentiu ressuscitar, por sua vez.
Cadeira de balanço, Rio de Janeiro, José Olympio, 1979.
|
O texto e você
1. Leia o trecho do texto :
“Casara-se havia duas semanas. E por isso, em casa de sogros, a família resolveu que ele é que daria cabo do canário.”
De acordo com o texto, o personagem recebera a tarefa porque :
( ) Não gostava de canários
( ) Ainda não sabiam se ele gostava ou não de canários.
( ) Como era novo na família, ainda não tinha amor pelo bichinho.
|
2. Por que de acordo com a família , o canário precisava ser sacrificado?
3. Por que o rapaz solicitou éter e algodão?
4. Como se sentiu o rapaz depois de ter “ matado o canário”?Copie trechos do texto que comprovem sua resposta.
5. Por que o canário foi parar na lata do lixo?
|
6. De acordo com o texto, a casa estava enlutada.
a) Como você acha que estava o clima na casa?
b) O que aconteceu para mudar o clima que havia na casa?
|
7. Por que em sua opinião, o “estrangulador” se sentiu ressuscitar junto com o canário?
8. Leia novamente o texto e escreva um parágrafo, dando um final a história . Seja criativo...
|
9. Reescreva as seguintes frases, passando para o plural as palavras destacadas. Não esqueça de fazer as mudanças necessárias:
a) O uivo do cachorro parece triste.
b) O vizinho reclama toda vez que Uno uiva.
c) O canário estava muito doente.
d) A cozinheira teve que recolher a gaiola.
|
10. Escreva se a ação está no: Presente, Pretérito ou Futuro:
a. Todos queriam brincar com ela. .................................................
b. Terezinha tem um vestido com rendinha. .........................................
c. Elas serão grandes amigas................................................................
|
11.Coloque a acentuação de forma correta, utilizando o acento agudo ou circunflexo:
Tambem agua trico infancia ambulancia cerebro experiencia musica
|
12. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna com adjetivos que combinam:
|
13. Classifique as seguintes palavras quanto a sua sílaba tônica:
bichinho médico também
na
É Algodão Só
país
vítima De enlutada
* Monossílabos tônicos ____________ ________
* Monossílabos átonos ___________ ________
* oxítonas ___________ __________
* proparoxítonas _________ _____________
* paroxítonas __________ ________
| |
( 1 ) fumaça
( 2 ) cabelos
( 3 ) boné
( 4 ) oceano
( 5 ) terras
( 6 ) melancia
( 7 ) casarão
( 8 ) histórias
( 9 ) maçãs
( 10 ) navio
( 11 ) manhã
(12) bolinhas
|
( ) brancas
( ) lindas
( ) gelada
( ) distantes
( ) azul
( ) xadrez
( ) escura
( ) brancos
( ) fria
( ) grande
( ) assadas
( ) antigo
| |
14. Complete com :, Porque , Por quê? Por que e Porquê.
a ) ) Quero saber _____________ você gosta de fazer bolo de chocolate, vovó?
b) Eu não sei o ________________.
c) Você gosta da Itália vovó , __________?
d) _____________estou com saudades de minha terra.
e) ______________você está triste vovó?
Escreva um texto com o tema : Férias tempo de....
Nenhum comentário:
Postar um comentário