terça-feira, 28 de julho de 2015

 

HINO NACIONAL - sugestão de atividade



A letra do HINO NACIONAL parece muito distante da realidade dos alunos. Mesmo aqueles que conseguem cantá-lo, não sabem muito sobre o significado da letra.

Um projeto que iniciei ano passado foi o de primeiro trabalhar a letra do Hino, conhecendo os significados das palavras pouco conhecidas ou em desuso. Desta maneira, além do uso do dicionário, pode-se trabalhar gramática, como a questão do uso do sujeito.

Dependendo da série, pode-se apresentar uma atividade com grau maior de dificuldade. Para o 6º ano, o uso de dicionário é uma ótima atividade, além de conhecer as palavras do HINO, saber usar o dicionário é fundamental para qualquer matéria.
1ª ETAPA

  • Distribuir uma cópia do Hino Nacional para cada aluno (ou dupla) ou pedir que eles copiem do livro didático ou apostila caso tenham;
  • Solicitar que sublinhem as palavras que não conhecem, o significado e fazer uma lista no caderno;
  • Solicitar que procurem no dicionário,  e escrevam no caderno, lembrando que o dicionário apresenta várias definições para um mesmo verbete, devem  escolher aquele que mais se aproxima do sentido na frase;
  • Trocar a s palavra sublinhada no HINO por seus  significados;
Fazer a leitura do hino, verificando se assim ficou mais claro o entendimento e responder as questões abaixo:



1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heróico?
2. Explique porque "A liberdade brilhou no céu da pátria".

3.O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( ) a liberdade política      ( ) a liberdade econômica        ( ) a liberdade intelectual

4. Nossa liberdade foi conseguida:
( ) facilmente     ( ) com luta      ( ) através de acordos

5. Copie os versos que comprovam a resposta da questão anterior.
6. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do Exílio”. Quem é o poeta?
7. O que significa a  expressão “Florão da América” ?

8. Copie os versos que mostram que o brasileiro dá a vida por seu país.
9. A que igualdade o autor se refere?
10. Por que a expressão “Deitado eternamente em berço esplêndido”?
11. O que o Hino Nacional brasileiro representa para você?


* É interessante dar as informações abaixo, antes ou durante a primeira etapa:

Os autores:  Joaquim Osório Duque Estrada (1870 -Pati do Alferes,RJ – 1927 RJ. Foi professor do Colégio D. Pedro II e da Escola Normal, poeta e crítico literário.
Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865 RJ). Dedicou-se à música desde a infância, fundou  Sociedade Beneficente Musical e o Conservatório de Música do Rio de Janeiro.                                 

Estilo do texto é parnasiano, privilegia mais a  forma do que a clareza da mensagem(o que gera a dificuldade de compreensão.

Na segunda parte do hino, os trechos que estão entre aspas foram extraídos do poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.

  Sugestões de respostas
1. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil.
Brado é grito. Retumbante é estrondoso, barulhento, para fazer um contraste com a placidez das margens do rio Ipiranga.
As margens calmas do rio Ipiranga ouviram o grito estrondoso de um herói (Dom Pedro I), que representava todo o povo brasileiro.

2. A Independência transformava uma nação colonial, dependente de Portugal, em um novo país autônomo e livre. Nesse trecho compara-se a liberdade a um sol brilhante que ilumina o céu (Pátria), antes obscurecida pelo colonialismo.

3.O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( X ) a liberdade política      ( ) a liberdade econômica        ( ) a liberdade intelectual

4. Nossa liberdade foi conseguida:
( ) facilmente     (X) com luta      ( ) através de acordos

5. 
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte
!
6. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do Exílio”. Quem é o poeta?
 Gonçalves Dias.
7. Florão era o enfeite de ouro em forma de flor, pode significar que o Brasil se sobressai na América.
A idéia que Duque Estrada quer transmitir é a de que a localização geográfica do Brasil.

8. 
Mas se ergues da justiça a clava forte
Verás que o filho teu não foge à luta,
Nem teme quem te adora a própria morte.

9. A igualdade de direitos.
10. As montanhas, as matas, os rios, toda a natureza formam a imagem de um berço, além do mais, o Brasil, uma nação que se tornara recentemente independente, era como um imenso país recém-nascido
11. 
(resposta pessoal)

2ª ETAPA

Levantar a questão:


Qual é o sujeito de "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante..."?


(Certamente haverá dificuldade para responder essa questão e muitos não entenderão)


Resposta:


Sujeito simples -  As margens plácidas do Ipiranga - núcleo: margens.
Verbo transitivo direto: ouviu.
Objeto direto: o brado retumbante de um povo heróico.
 


Lembrando que nos versos ocorre quase sempre a inversão dos termos, uma forma de facilitar o entendimento é  colocar o HINO NACIONAL na sua ordem direta:



As margens plácidas do Ipiranga ouviram
brado retumbante de um povo heróico,
e, nesse instante o sol da Liberdade
Brilhou, em raios fúlgidos,no céu da Pátria.

Se conseguimos conquistar com braço forte
penhor desta igualdade,
em teu seio, ó Liberdade, o nosso peito
desafia a´própria morte!

Ó Pátria amada ,
idolatrada,
salve!salve!

Brasil , se a imagem do Cruzeiro resplandece
em teu céu formoso, risonho e límpido,
um sonho intenso, um raio vívido
de amor e de esperança desce à terra.

És belo, és forte, impávido colosso,
gigante pela própria natereza,
e o teu futuro espelha essa grandeza

Ó Pátria amada,
Brasil, [apenas ].tu,
entre outras mil [terras],
és adorada!
Pátria amada, Brasil,
és mãe gentil dos filhos deste solo!

Ó Brasil, florão da América,
deitado eternamente em berço esplendido,
ao som do mar e à luz do céu profundo,
fulguras iluminado ao sol do Novo Mundo!

Teus campos lindos, risonhos, têm mais flores
do que a terra mais garrida; [e assim com]
“nossos borques têm mais vida,” [também]
“nossa vida” no teu seio [tem] “mais amores”
.
O Pátria amada…

Brasil, o lábaro estrelado que ostentas
seja símbolo de amor eterno,
e o verde-louro dessa flâmula diga:
- Paz no futuro e glória no passado.

Mas se ergues a clava forte da justiça,
verás que um filho teu não foge à luta,
quem te adora não teme nem a própria morte.

Terra adorada.





GLOSSÁRIO

Brado: Grito
Retumbante: som que se espalha com barulho
Fúlgido: que brilha, cintilante
Penhor: garantia
Idolatrada: Cultuada, amada
Vívido: intenso
Formoso: lindo, belo
Límpido: puro, que não está poluído
Cruzeiro: Constelação (estrelas) do Cruzeiro do Sul
Resplandece: que brilha, iluminidada
Impávido: corajoso
Colosso: grande
Espelha: reflete
Gentil: Generoso, acolhedor
Fulguras: Brilhas, desponta com importância
Florão: flor de ouro
Garrida: Florida, enfeitada com flores
Idolatrada: Cultivada, amada acima de tudo
Lábaro: bandeira
Ostentas: Mostras com orgulho
Flâmula: Bandeira Clava: arma primitiva de guerra, tacape

São apenas sugestões, há vários sites sobre o Hino Nacional que poderá pesquisar e encontrar outras sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário