Trabalho de Língua Portuguesa Interpretação de Musica
O SILÊNCIO
antes de existir computador
existia tevê
antes de existir tevê existia luz elétrica antes de existir luz elétrica existia bicicleta antes de existir bicicleta existia enciclopédia antes de existir enciclopédia existia alfabeto antes de existir alfabeto existia a voz antes de existir a voz existia o silêncio o silêncio foi a primeira coisa que existiu um silêncio que ninguém ouviu astro pelo céu em movimento e o som do gelo derretendo o barulho do cabelo em crescimento e a música do vento e a matéria em decomposição a barriga digerindo o pão explosão de semente sob o chão diamante nascendo do carvão homem pedra planta bicho flor luz elétrica tevê computador batedeira, liquidificador vamos ouvir esse silêncio meu amor amplificado no amplificador do estetoscópio do doutor no lado esquerdo do peito, esse tambor (Arnaldo Antunes)
01) O texto
apresenta uma gradação de invenções humanas.
a) Enumere-as na ordem em
que teriam surgido.
b) Releia o texto
identificando a última invenção. Já houve outras após a citada? Justifique
sua resposta:
02) Observe
o verso "o silêncio que ninguém ouviu". Neste verso há:
(a) paradoxo (b) metáfora
(c) pleonasmo (d) antítese
(e) personificação
03) Justifique a sua
resposta dada à questão anterior:
04) Cite dois
pontos negativos e dois positivos em relação à tecnologia:
05) Por que às vezes o silêncio é muito importante em nossas vidas? Use bons argumentos: 06) O poeta faz uma comparação no último verso do texto. A que o termo "tambor" está sendo comparado? |
07) O que, de acordo com a letra, foi a primeira
coisa que existiu?
08) Qual é o processo de formação da palavra
“tevê”?
09) Qual o tema dessa canção? Explique sua
resposta:
10) Das coisas que já existiram qual é a que mais
faz falta para você?
11) O que você entende do verso “Antes de existir
a luz elétrica existia bicicleta”?
12) Que outro título você daria à canção?
13) O poeta faz uma gradação em ordem decrescente
das coisas, começando pelo computador, que hoje domina o mundo, até chegar ao
silêncio, o início de tudo. Na sua opinião, qual é a intenção do poeta com
isso?
14) Que mensagem a letra de música nos passa?
15) O que o eu lírico critica e o que ele
valoriza?
16) No texto predomina sintagmas nominais ou
verbais? Por que será?
17) “Antes de existir computador existia tevê
antes de
existir tevê existia luz elétrica..."
Agora é com você: complete de forma coerente: Antes de existir tevê existia..................
antes de existir bicicleta
existia.............
antes de existir
enciclopédia existia.........
antes de existir alfabeto
existia..............
antes de existir a voz
existia..................
Antes de existir.............existia.............
antes de existir ...........
existia .............
antes de existir
............existia .............
antes de existir
............existia..............
18) Explique o que o verso “O silêncio que ninguém ouviu” significa para você:
19) No verso “E o som do
gelo derretendo”, temos:
(a) metonímia; (b)
sinestesia;
(c) comparação; (d) pleonasmo;
(e) hipérbole;
20) Copie da canção alguns verbos no gerúndio e
explique o efeito disso para o texto:
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DE REPENTE
Olhei, não via ela há muito tempo
Ah! quanto tempo faz? Nem me lembro mais Então, pensei na vida que há algum tempo eu deixei pra trás Não me deixa em paz, se não Por quê? Ainda aquele tempo dentro Entra e sai Volta, vem e vai, sem acabar Mas tempo passou O tempo passou! E agora eu sei O que eu passei cantei Contei, estrelas mil no firmamento Vão brilhar, depois apagar irão Chorei as lágrimas correndo como nos cristais Fogo dos vitrais pagãos Não é solidão Amar e desejar a vida que não deu as mãos Mas vai dentro da gente Como explosão no ar, como um furacão no mar De repente você voltou assim Eu preciso mais, eu preciso? Eu preciso mais, eu preciso? (Skank) |
01) Retire, da primeira estrofe, um desvio
gramatical, desfazendo-o e explicando:
02) Transcreva da canção um exemplo de antítese:
03) Existe algum exemplo de hipérbole na letra de
música? Se sim, copie e explique seu raciocínio:
04) O poeta usou um
recurso muito usado para dar melodia à poesia: repetição de
consoantes... Onde podemos encontrar este recurso (figura de
linguagem)? E que nome é dado a ele(a)?
05) Qual a relação entre o título e o corpo do texto? Que outro título você daria a este texto?
06) “Amar e desejar a vida que não deu as mãos”.
Em sua opinião, quando a vida não está nas mãos? Explique:
07) Destaque da canção todas as comparações,
dizendo de qual você mais gostou e por quê:
08) Indique quantos fonemas e quantas letras há
em: TEMPO, PASSOU, CHOREI e BRILHAR:
09) Como o eu lírico se sente na música?
10) Por que no final do texto o eu lírico se
questiona se precisa de mais?
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Meus bons amigos, onde estão?
Notícias de todos quero saber Cada um fez sua vida de forma diferente Às vezes me pergunto: Malditos ou inocentes? Nossos sonhos, realidades Todas as vertigens, crueldades Sobre nossos ombros aprendemos a carregar Toda a vontade que faz vingar No bem que fez pra mim Assim, assim, me fez feliz, assim O amor sem fim Não esconde o medo De ser completo e imperfeito Meus bons amigos, onde estão? Notícias de todos quero saber Sobre nossos ombros aprendemos a carregar Toda a vontade que faz vingar No bem que fez pra mim Assim, assim, me fez feliz, assim O amor sem fim Não esconde o medo De ser completo e imperfeito O amor sem fim Não esconde o medo De ser completo e imperfeito
(Barão Vermelho)
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01) Quantas estrofes e quantos versos o texto
apresenta?
02) Podemos encontrar nessa canção traços do
Barroco, através de uma figura de linguagem característica dessa escola
literária. Que figura é essa? Comprove com passagens do texto:
03) O texto possui uma linguagem coloquial e há
uma palavra que só deve ser usada na oralidade e não na escrita. Que palavra
é essa?
04) Qual é a principal indagação do poeta?
05) Em “Sobre NOSSOS OMBROS aprendemos a
carregar” que figura de linguagem o termo em destaque exemplifica? Justifique
seu raciocínio:
06) Reescreva o primeiro e o segundo versos na
ordem direta:
07) Faça uma lista dos seus grandes amigos e ao
lado de cada nome responda a primeira pergunta da letra da música:
08) Use a mesma lista da questão anterior e
escreva na frente de cada nome duas características (adjetivos), evitando
repeti-los:
09) Diga como você entendeu o questionamento do
eu-lírico quando diz “Malditos ou inocentes?”:
10) Qual o sentido da palavra VINGAR, no oitavo
verso?
11) O texto foi escrito em que pessoa? Justifique
sua resposta:
12) Quem é o eu-lírico do texto? Como ele se
sente? Quem são seus interlocutores?
13) Retire do texto um exemplo de antítese:
14) Qual o conceito da palavra AMIGO para você?
15) “O homem pode orgulhar-se de ter muitos
amigos , mas há amigo mais chegado do que um irmão”. Você concorda ou não com
essa afirmação? Explique:
16) O título está de acordo com o que diz a
canção? Que outro título você daria?
17) Copie do texto um exemplo de vocativo:
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DANDARA
Ela tem nome de mulher guerreira
E se veste de um jeito que só ela
Ela vive entre o aqui e o alheio
As meninas não gostam muito dela
Ela tem um tribal n tornozelo
E na nuca adormece uma serpente
O que faz ela ser quase um segredo
É o ser ela assim, tão transparente
Ela é livre e ser livre a faz brilhar
Ela é filha da terra, céu e mar
Dandara
Ela faz mechas claras nos cabelos
E caminha na areia pelo raso
Eu procuro saber os seus roteiros
Pra fingir que a encontro por acaso
Ela fala num celular vermelho
Com amigos e com seu namorado
Ela tem perto dela o mundo inteiro
E à volta outro mundo, admirado
Ela é livre e ser livre a faz brilhar
Ela é filha da terra, céu e mar
Dandara
(Ivan Lins e Francisco Bosco)
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01) Destaque da música o verso que mais lhe
chamou a atenção, explicando o porquê:
02) Caracterize com, no mínimo, 05 adjetivos, a
Dandara:
03) Por que será que as meninas não gostam dela?
04) Interprete o verso “Ela vive entre o aqui e o
alheio”:
05) Ilustre toda a música, aproveitando todos os
detalhes fornecidos:
06) Retire do texto cinco palavras com dígrafo:
07) Explique o verso: “E na nuca adormece uma
serpente”:
08) Seguindo a caracterização da personagem, faça
um desenho que a represente:
09) Imagine um diálogo entre o eu-lírico e a
personagem (Dandara) num provável encontro. Como seria?
10) Que tipo de sentimento o eu-lírico sente por
Dandara? Comprove com trechos da canção:
11) Dandara é o nome da mulher do grande
guerreiro Zumbi dos Palmares, descendente de ex-escravos do reino de Daomé,
onde se falava a língua iorubá. Você acha que a Dandara da canção é a mesma
que fora a mulher de Zumbi? Por quê?
12) Explique o que entende com os versos:"O que faz ela ser quase um segredo/ É o ser ela assim, tão transparente":
13) Identifique, na terceira estrofe, uma
antítese, justificando sua resposta:
14) Na quarta estrofe, há quantas orações? Elas
são coordenadas ou subordinadas? Classifique-as:
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HOMEM-ARANHA
Eu adoro andar no abismo
Numa noite viril de perseguição
Saltando entre os edifícios
Vi você
Em poder de um fugitivo
Que cercado pela polícia
Te fez refém lá nos precipícios
Foi paixão à primeira vista
Me joguei de onde o céu arranha
Te salvando com a minha teia
Prazer, me chamam de Homem-aranha
Seu heroi
Hoje o heroi agüenta o peso
Das compras do mês
No telhado, ajeitando a antena da tevê
Acordado a noite inteira pra ninar bebê
Chega de bandido pra prender
De bala perdida pra deter
Eu tenho uma idéia:
Você na minha teia
Chega de assalto pra impedir,
Seja em Brasília ou aqui
Eu tive a grande idéia:
Você na minha teia
Hoje eu estou nas suas mãos
Nessa sua ingênua sedução
Que me pegou na veia
Eu to na tua teia. (Jorge Vercilo)
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01) Quem são os dois super herois citados na
música?
02) Na frase "Eu tô na tua teia",
o que significa o termo "tô"? Qual a que classe gramatical dessa
palavra?
03) A canção de Jorge Vercilo fala de um
personagem tradicional de história em quadrinhos: o Homem-Aranha. Como o
personagem é visto na canção?
04) No verso "saltando entre os
edifícios". O sentido da expressão grifada é delugar.
Copie do texto outro verso que apresenta o mesmo sentido (advérbio de lugar):
05) No final da
canção, a "voz" do herói apaixonado declara que teve "uma
ideia": "Você na minha teia". Os dois pontos usados após a
palavra ideia, na construção do texto, servem para:
( )
estabelecer condição
( ) indicar uma dúvida
( )
despistar a atenção
( ) apresentar um fato.
06) O que é um herói para você? Explique:
07) Qual a intenção do autor ao citar
Brasília na última estrofe?
08) O texto se constrói com base em
comparações.O que está sendo comparado?
09) Qual o tempo verbal predominante no texto em
estudo? Justifique:
10) Transcreva duas ocorrências do uso da
linguagem coloquial, e depois passe-as para a linguagem culta:
11) Leia
atentamente o trecho:
"Em poder
de um fugitivo. Que cercado pela
polícia. Te fez refém lá nos precipícios"
Subentende-se um
verbo que está oculto. Que verbo é esse?
( )
ser; ( )viver; ( ) estar; ( ) parecer ;
( ) ficar
12) A música é composta por duas estrofes,
dividindo a vida do herói em antes e depois. Explicite como era antes e como
é hoje:
13) A
primeira estrofe (o antes) está com o verbo "adoro" no presente.
Reescreva-a, colocando-o no Pretérito imperfeito do indicativo e diga que
efeito de sentido surgiu:
14) Na
primeira parte da música há uma afirmação: o homem-aranha é o herói. Na
segunda parte, a pessoa continua afirmando ser herói, porém de uma maneira
diferente. Qual a diferença (ou semelhança) desses "dois heróis"?
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