Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água.
Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da correnteza.
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo.
Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correu
até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a
rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto
De lá, ela arrulhou para a formiga:
- Obrigada, querida amiga.
"Uma boa ação se paga com outra."
Fábula de Esopo
Atividades
1-
Que valores estão representados nas ações dos personagens?
Gratidão.
2-
Porque a pomba resolveu ajudar a formiga?
Porque ela estava em
perigo.
3-
O que a formiga fez para retribuir o favor recebido? o que aconteceu
depois?
Mordeu-lhe o calcanhar.
A pomba fugiu pra outro galho.
4-
Explique com suas palavras o significado da moral da fábula.
Resposta pessoal.
5-
Que outra moral podemos dar ao texto?
“uma boa ação se paga
com outra”.
Em Abril, deste ano, a TV Vermelho
mostrou a aldeia indígena Itapoã, em Olivença, Ilhéus, sul da Bahia. Por
lá, a rede de deitar se somou à rede virtual. E, no lugar do arco e
flecha, mouse e PC. O vídeo sobre as Mídias Nativas, realizado nesta
aldeia Tupinambá, revela o impacto destas mudanças na comunidade.
Segundo os entrevistados, o uso das novas tecnologias tem contribuído
para que a população indígena compartilhe seus saberes na busca de uma
maior integração nacional.
O vídeo sobre o Mídias Nativas demonstra
o quanto já caducaram velhos preconceitos sobre o povo mais original do
Brasil e como essas populações desejam ser incorporadas nas
preocupações do Estado e da sociedade sobre seus direitos e respeito com
sua cultura.
A comunidade inaugurou um espaço que se
tornou a base das produções e experimentações dos indígenas com novas
tecnologias e mídias. O nome dado ao lugar, não por acaso, é Ciberoca.
Para os indígenas, a construção desse
espaço representa um avanço importante no tipo de uso que eles fazem das
tecnologias. "Com novos recursos, teremos mais condições de
reivindicarmos melhorias para nosso povo", afirma Alex Tupinambá,
coordenador da rede Índios Online.
http://www.vermelho.org.br/noticia
Adaptação: Janete Motta
1) Trabalhando o texto:
a) Explique a frase do título:
“Índio quer apito, computador e internet.”
Ele quer através das multimídias, a
outras culturas seus saberes.
b) De acordo com o texto, quais tecnologias foram instaladas na aldeia?
Computadores e internet.
c) Você concorda que as pessoas indígenas tenham acesso a estas
tecnologias? Por quê?
Resposta pessoal.
2) Conheça um pouco sobre o índio Daniel
Munduruku, grande escritor, que muito utiliza os recursos tecnológicos
para escrever seus livros:
Escritor indígena com 38 livros publicados, graduado em Filosofia, História e Psicologia. Doutor em Educação na USP. Diretor presidente do INBRAPI-Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República, Conselheiro Consultivo do Museu do Índio RJ.
Membro da Academia de Letras de Lorena.
http://danielmunduruku.blogspot.com/
Adaptação: Profe Janete Motta
Daniel Munduruku acredita que, ao lerem livros escritos por índios, as crianças têm a chance de conhecer quem eles são de verdade. Um trabalho importante para derrubar pensamentos antigos e, ainda recuperar a pureza das brincadeiras que, pelo menos, as crianças índias ainda preservam.
http://planetasustentavel.abril.com.br/
3) Retire dos parágrafos:
a) um substantivo próprio: Daniel Munduruku
b) dois substantivos comuns: livros, crianças.
c) um verbo no infinitivo com dígrafo: conhecer.
d) uma palavra com ditongo: índios.
e) uma palavra com hiato: crianças.
4) O primeiro parágrafo é um exemplo de:
( ) narração (X) biografia ( )
reportagem
5) O substantivo coletivo de índios é:
(X) tribo ( ) cacique (
) aldeia
6) Sequência de palavras escritas corretamente:
a) ( ) flexa, harco, peiche, cassa
b) ( ) flecha, arco, pexe, caça
c) (X) flecha, arco,
peixe, caça
7) *** Escolha duas palavras e forme frases no tempo...
a) presente:
Eu leio livros.
b) pretérito: Os índios eram descriminados
É impossível ensinar sem essa
coragem de querer bem, sem a valentia dos que insistem mil vezes antes
de uma desistência. É impossível ensinar sem a capacidade forjada,
inventada, bem cuidada de amar. (Paulo Freire)
Nenhum comentário:
Postar um comentário